1 O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida
comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país
aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do
desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais
desenvolvido é o país.
Analise a tabela a seguir:
Pode-se concluir corretamente que
(a) o Zimbábue apresenta a média de anos de escolaridade
igual à do Brasil e tem o Rendimento Nacional Bruto superior ao da Etiópia.
(b) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto
elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população.
(c) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta
os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil.
(d) a
Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir
vários anos de escolaridade para seus habitantes.
2 Leia o trecho abaixo:
Em diversas partes do planeta existem nações
reivindicando a formação de um território (Estado próprio), pois elas habitam
países onde a nação predominante é outra. Esses grupos, compostos por
indivíduos que apresentam características históricas, religiosas, culturais,
valores sociais, entre outros elementos em comum, solicitam a criação de um
Estado-Nação que será definido e delimitado por e a partir de relações de
poder, sendo estabelecida uma unidade administrativa autônoma e reconhecida
pela comunidade internacional. Alguns exemplos de nações nessa situação:
Palestinos: Essa grande nação é composta por mais de
sete milhões de pessoas que estão situadas no Oriente Médio. A Organização para
Libertação da Palestina (OLP) é o principal grupo na busca pela criação de um
Estado próprio.
Tibetanos: Os tibetanos ocupam o centro-leste do
continente asiático, um território dominado pelo governo chinês, que oprime de
forma violenta o movimento de autonomia dessa nação.
Bascos: A nação basca, formada por mais de 2,3 milhões
de indivíduos, ocupa uma área na porção norte da Espanha e no sul da França.
Esse grupo apresenta cultura própria, com destaque para a língua (euskara) e a
religião: católicos romanos.
De acordo com o trecho, é correto afirmar que:
(a) Nação corresponde a um conjunto de leis e regras que
são responsáveis pela organização política de um território.
(b) Nação se refere a um conjunto de pessoas que possuem
características físicas e biológicas em comum.
(c) Nação é um conceito que se refere a um povo que
possui memória histórica e cultural em comum.
(d) Nação diz respeito a um conjunto de pessoas que vivem em um mesmo
território, independente de ter ou não história em comum.
3 Observe a tirinha abaixo:
A tirinha dentro do contexto mundial,
(a) faz um elogio à regionalização do mundo, no que diz
respeito aos países do norte e do sul.
(b) está discriminando os países tidos como pobres.
(c) expõe a igualdade que existe no mundo.
(d) faz uma crítica a regionalização que historicamente foi elaborada
pelas potencias mundiais.
4 Observe o fragmento da notícia:
“O Distrito Federal é a única unidade federativa do
Brasil onde a população tem um nível médio de riqueza comparável a um país
rico. Seu PIB per capita foi de US$ 34.500 em 2011, muito próximo ao da França,
de US$ 34.900. Em todas as demais 26, o indicador é próximo ao de nações
emergentes ou pobres. O Piauí, Estado com o PIB per capita mais baixo (US$
4.300), nesse quesito é comparável à República Popular do Congo (US$ 4.500)
(...)”.
Fonte:
www.uol.com.br, acesso em 28/03/2014.
De acordo com o que estudamos PIB per capita
(a) é o produto interno bruto (PIB), dividido pela
quantidade de habitantes de um país.
(b) é o que cada habitante de um país gasta durante um
ano.
(c) corresponde a expectativa de vida da população de um
país.
(d) é a capacidade de um povo de consumo durante um mês, levando em conta
seu poder de compra.
5 Há cada vez mais gente centenária, mas poucos vivem
além disso– assim, a expectativa de vida, mesmo nos países mais ricos,
permanece na casa dos dois dígitos. Havia 53.364 pessoas centenárias nos
Estados Unidos em abril de 2010.Estima-se que em 2050 haverá 601.000 pessoas
nesta faixa etária naquele país. No
Brasil, registrou-se em 2010 a presença de 23.760 pessoas na casa dos 100 anos
de idade.
Fontes:
Agência de Referência Populacional (EUA); IBGE. national geographic
brasil,edição no 140, pág. 33/11/2011.
De acordo com os dados, é correto afirmar, quanto à
expectativa de vida no mundo, que
(a) Há um progressivo aumento nas taxas de mortalidade de
idosos no mundo, incluindo os que vivem nos países desenvolvidos.
(b) Países como os Estados Unidos apresentam elevada
expectativa de vida e projeções futuras de aumento do percentual de
centenários.
(c) No mundo contemporâneo, os altos índices de
expectativa de vida são uma característica sócio demográfica restrita a um
grupo de países ricos.
(d) Há um declínio da expectativa de vida nos países ricos
e em desenvolvimento em função dos efeitos perversos da atual crise econômica
mundial.
6 Usamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para
identificar a situação socioeconômica de diferentes lugares. Para o cálculo do
IDH utilizamos três indicadores diferentes; um que mede a saúde, um que mede a
educação e outro que mede a renda.
Faça a conexão entre eles e depois marque a alternativa correta.
(1) Saúde ( ) número de anos que permanece na escola
(2) Educação ( ) PIB – Produto Interno Bruto.
(3) Renda ( ) Expectativa de Vida.
(a) 1, 2 e 3 (c) 2, 3 e 1
(b) 3, 2 e 1 (d) 2, 2 e 1
Faça a conexão entre eles e depois marque a alternativa correta.
(1) Saúde ( ) número de anos que permanece na escola
(2) Educação ( ) PIB – Produto Interno Bruto.
(3) Renda ( ) Expectativa de Vida.
(a) 1, 2 e 3 (c) 2, 3 e 1
(b) 3, 2 e 1 (d) 2, 2 e 1
7 Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), vários
povos tomaram consciência do grande desnível econômico, social, político,
científico e tecnológico existente entre os países do mundo. Um grupo era
formado por países ou nações fortes, outro grupo era formado por nações fracas
economicamente. Para diferenciar esses dois conjuntos de países, na década de
1950 foram introduzidas as expressões
(a) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
(b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo.
(c) países do centro e países periféricos.
(d) países do Norte e Leste, e países do Sul e Oeste.
8 Entre as promessas
contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a
dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se
vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de
pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra
altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na
economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo
em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da
mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria
projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em
desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em
expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante
das transformações ocorridas, é reconhecido que
(a) a inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a
agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países
desenvolvidos.
(b) todos os países do mundo tem uma capacidade tecnológica crescente.
(c) as
novas tecnologias se difundem em sua maioria nos países tidos como emergentes,
e a tendência é que os países mais pobres cresçam tecnologicamente, fugindo da
dependência dos países ricos.
(d) os países desenvolvidos não estão mais investindo em tecnologia.
(d) os países desenvolvidos não estão mais investindo em tecnologia.
9 Com relação às grandes paisagens naturais do globo terrestre,
pode-se deduzir que a maior parte do Brasil está inserido
(a) na região de clima frio polar ou semipolar.
(b) na região de clima tropical.
(c) na região de altas cadeias de montanhas.
(d) na região de clima desértico ou semidesértico.
10 Dos trinta países mais pobres do mundo
(com mais problemas de subnutrição, analfabetismo,
baixa expectativa de vida), pelo
menos 21 estão localizados em um único continente, que possui os menores
índices de IDH do planeta. O continente do qual falamos é a
(a) América. (c) Ásia.
(b) África.
(d) Europa
QUESTÃO BÔNUS As grandes extensões de terras emersas terrestres,
limitadas por águas dos oceanos e mares, recebem o nome de continentes. Os
continentes que existem são
(a) Continente Sul e Continente Norte.
(b) África, América do Sul, Ártico e Europa.
(c) Ásia, América do Norte, África do Norte e Austrália.
(d) América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
onde encontra-se as respostas?
ResponderExcluirTambém preciso das respostas.
Excluironde estao as respostas?
Excluirpreciso das respostas
Excluirgabarito?
ResponderExcluirGostei demais! Geografia contextualizada, que exige um esforço de interpretação!
ResponderExcluirAmei, vc tem o gabarito?
ExcluirGabarito?
ResponderExcluircade as respostas?
ResponderExcluirProcura
ResponderExcluirGOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DAS PROVAS. OBRIGADA.
ResponderExcluirGostaria das respostas
ResponderExcluirMuito o blog e as atividades das matérias
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