Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 6 de abril de 2014

PROVA HISTÓRIA - 9º ANO - ARAÇAS - 1º BIMESTRE 2014

1. Observe a imagem, leia o texto:

"O odor fétido nos penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
memórias do veterano Raymond Naegelen, que lutou na região de Champagne
O trecho e a imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi
(a) a guerra de trincheiras.
(b) a guerra de movimento.
(c) a guerra química.
(d) a guerra fria.

2. Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”?
(a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
(b) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
(c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
(d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.

3. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
(a) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pela corrida armamentista.
(b) O revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia e Lorena para a Alemanha.
(c) A deposição do czar da Rússia em virtude da Revolução Russa provocou revolta e reação dos demais paises europeus.
(d) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”.

4. Após a Primeira Grande Guerra Mundial, no ano de 1919, foi criada uma instituição pelo então presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial. Esta instituição era
(a) a Liga das Nações.
(b) a Tríplice Entente.
(c) a Tríplice Aliança.
(d) a Paz Armada.

5. A Tríplice Aliança era um acordo em que cada um dos países garantia apoio aos demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. A Tríplice Aliança foi o acordo militar entre
(a) Portugal, França e Inglaterra.
(b) os EUA, Alemanha e Itália.
(c) a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália,
(d) a Itália, a França e a Alemanha.

6. "As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever  para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores (...) Vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?"
Julis Ferry discursando no parlamento francês, em 28 de julho de 1885.
Com base no texto, podemos concluir que
(a) as “raças superiores” tinham o dever de levar o progresso e os “bons costumes” a outros povos.
(b) os europeus sempre respeitaram as culturas dos povos de outros continentes.
(c) os povos africanos conseguiram impor seus costumes sob os franceses.
(d) os europeus são realmente superiores aos outros povos, pois sua cultura é rica, diferente dos outros povos.

7. Observe a imagem:

Ela demonstra, dentro de um contexto histórico,
(a) a partilha da América entre as potências europeias.
(b) a partilha da África pelas potências imperialistas.
(c) a democracia da divisão da África entre os países imperialistas.
(d) o respeito aos direitos dos países africanos.

8. A Segunda Revolução Industrial aconteceu na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII. Dentre as características da Segunda Revolução Industrial, podemos destacar que
(a) as indústrias não evoluíram com o aprimoramento técnico e científico.
(b) o crescimento do uso da energia elétrica não foi importante para o avanço das indústrias.
(c) não houve uma importância para o crescimento do uso de energias, especialmente com o uso do petróleo.
(d) houve um forte desenvolvimento tecnológico aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes.

9.  A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pelo
(a) ferro, carvão e energia a vapor.
(b) ferro, carvão e eletricidade.
(c) aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
(d) aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).

10. Os países ou continentes que fizeram parte da Segunda Revolução Industrial foram
(a) a Inglaterra, os Estados Unidos, a Itália, o Brasil e a URSS.
(b) a Inglaterra, a Argentina, os Estados Unidos, a URSS e a Ásia.
(c) os Estados Unidos, o Japão e a Europa.
(d) a Itália, os Estados Unidos, o Japão e África.

QUESTÃO BÔNUS: Uma grande guerra que ocorreu entre 1914 e 1918 foi
(a) a Guerra do Paraguai.
(b) a Guerra das Rosas.
(c) a Guerra dos Cem Anos.

(d) a Primeira Guerra Mundial.

5 comentários:

  1. Sou professora e estou ensinando meu neto, gostei da prova, posso obter o gabarito?

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma...
    1 - A
    2 - B
    3 - D
    4 - A
    5 - C
    6 - A
    7 - B
    8 - D
    9 E 10 Não estou estudando no momento
    BÔNUS - D

    ResponderExcluir