1. Observe a imagem, leia o texto:
"O
odor fétido nos penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira,
a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de
lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do
dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas
sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam
colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
memórias do veterano Raymond Naegelen, que lutou na
região de Champagne
O
trecho e a imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi
(a) a guerra de trincheiras.
(b) a guerra de movimento.
(c) a guerra química.
(d) a guerra fria.
2. Qual é o objetivo das Alianças Militares
formadas no contexto da “Paz Armada”?
(a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
(b) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
(c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
(d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.
3. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
(a) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pela corrida armamentista.
(b) O revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia e Lorena para a Alemanha.
(c) A deposição do czar da Rússia em virtude da Revolução Russa provocou revolta e reação dos demais paises europeus.
(d) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”.
4. Após a Primeira Grande Guerra Mundial, no ano de 1919, foi criada uma instituição pelo então presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial. Esta instituição era
(a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
(b) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
(c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
(d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.
3. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
(a) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pela corrida armamentista.
(b) O revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia e Lorena para a Alemanha.
(c) A deposição do czar da Rússia em virtude da Revolução Russa provocou revolta e reação dos demais paises europeus.
(d) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”.
4. Após a Primeira Grande Guerra Mundial, no ano de 1919, foi criada uma instituição pelo então presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial. Esta instituição era
(a) a Liga das Nações.
(b) a Tríplice Entente.
(c) a Tríplice Aliança.
(d) a Paz Armada.
5. A Tríplice Aliança era um acordo em
que cada um dos países garantia apoio aos demais no caso de algum ataque de
duas ou mais potências sobre uma das partes. A Tríplice
Aliança foi o acordo militar entre
(a) Portugal, França e Inglaterra.
(b) os EUA, Alemanha e Itália.
(c) a Alemanha,
a Áustria-Hungria e a Itália,
(d) a Itália, a França e a Alemanha.
6. "As raças superiores têm um direito
perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um
dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as
inferiores (...) Vós podeis negar, qualquer um pode negar que há mais justiça,
mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do
Norte desde que a França a conquistou?"
Julis Ferry discursando no parlamento francês, em 28 de
julho de 1885.
Com
base no texto, podemos concluir que
(a) as “raças superiores” tinham o dever de
levar o progresso e os “bons costumes” a outros povos.
(b) os europeus sempre respeitaram as culturas
dos povos de outros continentes.
(c) os povos africanos conseguiram impor seus
costumes sob os franceses.
(d) os europeus são realmente superiores aos
outros povos, pois sua cultura é rica, diferente dos outros povos.
7. Observe a imagem:
Ela demonstra,
dentro de um contexto histórico,
(a) a partilha da América entre as potências
europeias.
(b) a partilha da África pelas potências
imperialistas.
(c) a democracia da divisão da África entre os
países imperialistas.
(d) o respeito aos direitos dos países
africanos.
8. A Segunda Revolução Industrial aconteceu
na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e
científico da Primeira Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII.
Dentre as características da Segunda Revolução Industrial, podemos destacar que
(a) as indústrias não evoluíram com o
aprimoramento técnico e científico.
(b) o crescimento do uso da energia elétrica
não foi importante para o avanço das indústrias.
(c) não houve uma importância para o
crescimento do uso de energias, especialmente com o uso do petróleo.
(d) houve um forte desenvolvimento tecnológico
aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica,
farmacêutica e de transportes.
9. A Segunda Revolução Industrial foi
simbolizada pelo
(a) ferro, carvão e energia a vapor.
(b) ferro, carvão e eletricidade.
(c) aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
(d) aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).
(b) ferro, carvão e eletricidade.
(c) aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
(d) aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).
10. Os países ou continentes que fizeram parte
da Segunda Revolução Industrial foram
(a) a Inglaterra, os Estados Unidos, a Itália,
o Brasil e a URSS.
(b) a Inglaterra, a Argentina, os Estados Unidos, a URSS e a Ásia.
(c) os Estados Unidos, o Japão e a Europa.
(d) a Itália, os Estados Unidos, o Japão e África.
(b) a Inglaterra, a Argentina, os Estados Unidos, a URSS e a Ásia.
(c) os Estados Unidos, o Japão e a Europa.
(d) a Itália, os Estados Unidos, o Japão e África.
QUESTÃO BÔNUS: Uma grande guerra
que ocorreu entre 1914 e 1918 foi
(a) a Guerra do Paraguai.
(b) a Guerra das Rosas.
(c) a Guerra dos Cem Anos.
(d) a Primeira Guerra Mundial.
Sou professora e estou ensinando meu neto, gostei da prova, posso obter o gabarito?
ResponderExcluirVocê é professora de História?
Excluirkkkkkk
ExcluirDe qualquer forma...
ResponderExcluir1 - A
2 - B
3 - D
4 - A
5 - C
6 - A
7 - B
8 - D
9 E 10 Não estou estudando no momento
BÔNUS - D
E aiiiiii
ResponderExcluir