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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Como dar um "Show" na sala de aula

Não existem fórmulas prontas para ministrar uma boa aula, mas podemos tomar algumas atitudes que podem ajudar na pratica docente, e consequentemente, combater a indisciplina na sala de aula.
Algumas atitudes podem ser tomadas pelo professor durante suas aulas. Abaixo enumero algumas que acho importantes:
1 – Falar somente quando todos estiverem em silêncio. 
É uma prática que funciona. Mas o professor deve sempre “impor” isso no primeiro encontro que tiver com a turma, pois se fizer isso, este terá como cobrar dos discentes esse silêncio
2 – Utilize uma linguagem aberta e objetiva, assim o aluno percebe claramente o que você está dizendo.
Não ficar inventando vocabulário, falar de forma simples, clara e objetiva. Deve também evitar expressões grosseiras em excesso.
3 – Em nenhum momento grite. Esta atitude demonstra total falta de respeito e desmoraliza o professor.
Muitas vezes, a ação de gritar mostra o descontrole do professor perante a turma. Isso pode fazer com que os alunos percam o respeito, e às vezes passam a desafiar o professor.
4 – Mantenha segurança nas falas e serenidade nas atitudes. Agindo assim os alunos passam a confiar no seu trabalho.
Essa segurança deve ser demonstrada tanto no convívio diário, como principalmente quando estiver repassando os conteúdos.
5 – Tenha cuidado nas expressões corporais, gestos e expressões do rosto. Isso gera influências positivas ou negativas.
O professor deve ter consciência de que este é referencia para seus educandos.
6 – Não aceite que o aluno trate você como uma pessoa qualquer. Evite abraços, tapinhas nas costas, gracinhas, piadinhas e coisas afins.
Lógico que não podemos entrar naquele pedestal de que “eu sou o professor e você o aluno”. Devemos sim ser amigos de nossos alunos, mas sempre deixar claro o respeito que deve ser mútuo.
7 – Nunca utilize a ironia ou o sarcasmo.
Partindo do princípio de que devemos “respeitar para ser respeitado”, devemos tratar eles com respeito, sem ser irônico. Se tiver algo a falar, que seja direto, e que ele saiba do que realmente você está falando. Agindo assim, o aluno pode rever sua atitude, e melhorar.
8 – Seja acolhedor. Mantenha o equilíbrio, alegria não deve ser confundida com bagunça.
Fazer do ambiente da sala de aula um ambiente acolhedor, onde o aluno se sinta importante, se sinta construtor de sua aprendizagem, se sinta valorizado pelo que ele sabe.
9 – Realize a correção das atividades, isto demonstra o interesse do aluno em realizar as tarefas.
É importante também passar o conhecido “visto”, e buscar mecanismos para valorizar os alunos que sempre cumprem com suas tarefas.
10 – Elogie sempre que possível.
Muitas vezes o professor só sabe reclamar quando o aluno faz algo de errado. Quando este faz algo positivo, muitas vezes não é elogiado. Por isso, devemos sempre elogia-los quando merecerem, para que se sintam valorizados e estimulados a continuarem realizando suas atividades.
11 – Cobre a perfeição dos alunos, somente assim eles alcançarão metas estabelecidas.
Crie seu padrão de cobrança com coerência. Trace metas a serem atingidas. Incentive seus alunos a sempre buscarem algo a mais.
12 – Evite ameaças, pois o não cumprimento desprestigia o professor.
Nós, professores, as vezes caímos no erro de ameaçar se determinado aluno não faça tal tarefa. E dentre isso, devidos a vários fatores, se o aluno não fez o que foi “pedido”, o professor não pode cumprir a ameaça. Isso pode enfraquecer a autoridade do professor, e o aluno, sabendo que não sofrerá tal punição, não se interessa em fazer o que fora determinado.
13 – Nunca transpareça problemas pessoais na sala de aula. O aluno não deve participar e nem tomar conhecimento dos problemas pessoais do professor.
Todos têm problemas, tanto os professores, como também os alunos. Devemos não misturar as coisas. Muitas vezes o professor “desconta” seus problemas nos alunos, sendo que estes não são os responsáveis por tal. Da mesma forma, não se pode levar os problemas da escola para casa.
14 – Dê o menor número possível de ordens. Mande estritamente o necessário e com respeito.
Determine, sempre que possível, a função de cada um dentro de uma ação, sempre destacando que o aluno é capaz de realizar tal ação.
15 – Dê seu show dentro da sala de aula.

Prepare bem e com antecedência suas aulas, buscando criar um ambiente dinâmico, onde a aprendizagem frua.

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