Não existem fórmulas prontas para ministrar
uma boa aula, mas podemos tomar algumas atitudes que podem ajudar na pratica
docente, e consequentemente, combater a indisciplina na sala de aula.
Algumas atitudes podem ser tomadas pelo professor
durante suas aulas. Abaixo enumero algumas que acho importantes:
1 – Falar somente quando todos estiverem
em silêncio.
É uma prática que funciona. Mas o
professor deve sempre “impor” isso no primeiro encontro que tiver com a turma,
pois se fizer isso, este terá como cobrar dos discentes esse silêncio
2 – Utilize uma linguagem aberta e objetiva, assim o aluno percebe claramente o que você está dizendo.
2 – Utilize uma linguagem aberta e objetiva, assim o aluno percebe claramente o que você está dizendo.
Não ficar inventando vocabulário, falar
de forma simples, clara e objetiva. Deve também evitar expressões grosseiras em
excesso.
3 – Em nenhum momento grite. Esta atitude demonstra total falta de respeito e desmoraliza o professor.
3 – Em nenhum momento grite. Esta atitude demonstra total falta de respeito e desmoraliza o professor.
Muitas vezes, a ação de gritar mostra o
descontrole do professor perante a turma. Isso pode fazer com que os alunos
percam o respeito, e às vezes passam a desafiar o professor.
4 – Mantenha segurança nas falas e serenidade nas atitudes. Agindo assim os alunos passam a confiar no seu trabalho.
4 – Mantenha segurança nas falas e serenidade nas atitudes. Agindo assim os alunos passam a confiar no seu trabalho.
Essa segurança deve ser demonstrada
tanto no convívio diário, como principalmente quando estiver repassando os
conteúdos.
5 – Tenha cuidado nas expressões corporais, gestos e expressões do rosto. Isso gera influências positivas ou negativas.
5 – Tenha cuidado nas expressões corporais, gestos e expressões do rosto. Isso gera influências positivas ou negativas.
O professor deve ter consciência de que
este é referencia para seus educandos.
6 – Não aceite que o aluno trate você como uma pessoa qualquer. Evite abraços, tapinhas nas costas, gracinhas, piadinhas e coisas afins.
6 – Não aceite que o aluno trate você como uma pessoa qualquer. Evite abraços, tapinhas nas costas, gracinhas, piadinhas e coisas afins.
Lógico que não podemos entrar naquele
pedestal de que “eu sou o professor e você o aluno”. Devemos sim ser amigos de
nossos alunos, mas sempre deixar claro o respeito que deve ser mútuo.
7 – Nunca utilize a ironia ou o sarcasmo.
7 – Nunca utilize a ironia ou o sarcasmo.
Partindo do princípio de que devemos “respeitar
para ser respeitado”, devemos tratar eles com respeito, sem ser irônico. Se
tiver algo a falar, que seja direto, e que ele saiba do que realmente você está
falando. Agindo assim, o aluno pode rever sua atitude, e melhorar.
8 – Seja acolhedor. Mantenha o equilíbrio, alegria não deve ser confundida com bagunça.
8 – Seja acolhedor. Mantenha o equilíbrio, alegria não deve ser confundida com bagunça.
Fazer do ambiente da sala de aula um
ambiente acolhedor, onde o aluno se sinta importante, se sinta construtor de
sua aprendizagem, se sinta valorizado pelo que ele sabe.
9 – Realize a correção das atividades, isto demonstra o interesse do aluno em realizar as tarefas.
9 – Realize a correção das atividades, isto demonstra o interesse do aluno em realizar as tarefas.
É importante também passar o conhecido “visto”,
e buscar mecanismos para valorizar os alunos que sempre cumprem com suas
tarefas.
10 – Elogie sempre que possível.
10 – Elogie sempre que possível.
Muitas vezes o professor só sabe
reclamar quando o aluno faz algo de errado. Quando este faz algo positivo,
muitas vezes não é elogiado. Por isso, devemos sempre elogia-los quando
merecerem, para que se sintam valorizados e estimulados a continuarem
realizando suas atividades.
11 – Cobre a perfeição dos alunos, somente assim eles alcançarão metas estabelecidas.
11 – Cobre a perfeição dos alunos, somente assim eles alcançarão metas estabelecidas.
Crie seu padrão de cobrança com coerência.
Trace metas a serem atingidas. Incentive seus alunos a sempre buscarem algo a
mais.
12 – Evite ameaças, pois o não cumprimento desprestigia o professor.
12 – Evite ameaças, pois o não cumprimento desprestigia o professor.
Nós, professores, as vezes caímos no
erro de ameaçar se determinado aluno não faça tal tarefa. E dentre isso,
devidos a vários fatores, se o aluno não fez o que foi “pedido”, o professor
não pode cumprir a ameaça. Isso pode enfraquecer a autoridade do professor, e o
aluno, sabendo que não sofrerá tal punição, não se interessa em fazer o que
fora determinado.
13 – Nunca transpareça problemas pessoais na sala de aula. O aluno não deve participar e nem tomar conhecimento dos problemas pessoais do professor.
13 – Nunca transpareça problemas pessoais na sala de aula. O aluno não deve participar e nem tomar conhecimento dos problemas pessoais do professor.
Todos têm problemas, tanto os
professores, como também os alunos. Devemos não misturar as coisas. Muitas vezes
o professor “desconta” seus problemas nos alunos, sendo que estes não são os
responsáveis por tal. Da mesma forma, não se pode levar os problemas da escola
para casa.
14 – Dê o menor número possível de ordens. Mande estritamente o necessário e com respeito.
14 – Dê o menor número possível de ordens. Mande estritamente o necessário e com respeito.
Determine, sempre que possível, a função
de cada um dentro de uma ação, sempre destacando que o aluno é capaz de
realizar tal ação.
15 – Dê seu show dentro da sala de aula.
Prepare bem e com antecedência suas
aulas, buscando criar um ambiente dinâmico, onde a aprendizagem frua.
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