Questão 01
Entre o final do
século XV e o século XVII, a organização social e política de vários reinos da
Europa se caracterizaram principalmente por essa forma de governo. Seus governantes definiam as leis, julgavam os
indivíduos, controlavam as atividades econômicas e comandavam o exercito.
A forma de governo que
o enunciado se refere trata-se da:
a) República
Representativa
b) Monarquia
Absolutista
c) Monarquia
Parlamentarista
c) República
Democrática
Questão 02
Defendiam a ideia de
que era possível reorganizar a sociedade em outras bases, de modo que a posição
social de cada indivíduo não fosse tão rigidamente definida por sua origem e
que a Igreja não tivesse tanto poder.
O enunciado acima
refere-se aos:
a) Teóricos
Absolutistas
b) Teóricos Romancistas
c) Teóricos
Iluministas
d) Teóricos
Socialistas
Questão 03
Acreditavam que os
homens eram livres por natureza e iguais em direitos, por isso deveriam
organizar-se socialmente segundo seus talentos e seu trabalho, e não por
privilégios de nascimento.
O trecho acima
refere-se aos:
a) Anarquistas
b) Capitalistas
c) Socialistas
d) Iluministas
Questão 04
Preenchas os
parênteses segundo o autor e suas respectivas características
___) Descartes
___) Voltaire
___)Lock
___) Montesquieu
___)Rousseau
___)Adam Smith
1 – Filósofo Francês,
entendia que o poder do Estado deveria ser dividido em Três – Executivo,
Legislativo e Judiciário – e não se concentrar em uma única pessoa o que para
ele facilitava os abusos e a tirania.
2 – Pensador Francês,
defensor de um Estado laico em que todos tivessem o direito de manifestar a
própria fé, sem a imposição de outra pessoa. Defendia a liberdade de expressão,
ou seja, a possibilidade de todas as pessoas
expressarem suas
ideias sem serem reprimidas por governantes ou religiosos.
3 – Pensador Suíço,
era a favor da participação popular irrestrita no poder. Afirmava que um bom
governo era resultado de um pacto, um contrato social baseado em leis feitas
por representantes de todos os segmentos sociais. Todos teriam direito de voto,
e o governo deveria atender aos interesses da maioria. Assim seria formada a
democracia.
4 – Pensador Francês,
criador do método cartesiano, que se baseia na realização de quatro tarefas –
verificar, analisar, sintetizar, enumerar – a fim de provar a existência de
alguma coisa, fenômeno ou fato. É sua a célebre frase: “Penso, logo existo”.
5 – Escocês – um dos
mais importantes teóricos do liberalismo econômico. Seu principal livro foi “A
riqueza das nações” onde critica as teses mercantilistas que defendiam o
acúmulo de metais como indicador de riqueza de uma nação.
6 – Filósofo Inglês, é
considerado um precursor do iluminismo. Defendia a liberdade e a tolerância
religiosa e condenava o absolutismo. Concebeu a teoria política de que o Estado
deve assegurar os direitos naturais do povo, como a proteção a vida, o direito
a liberdade e a garantia da propriedade. Acreditava que o poder dos governantes
só era legítimo se atendesse aos interesses da sociedade como um todo.
Marque a alternativa
correta.
a) 5, 2, 6, 3, 4, 1.
b) 4, 2, 6, 1, 3, 5.
c) 6, 3, 4, 1, 2, 5.
d) 3, 5, 6, 2, 4, 1.
Questão 05
Para esse pensador, a
riqueza de um país era gerada pelo trabalho, devia-se buscar então, tornar o
trabalho mais produtivo, o que seria possível com a divisão e a especialização
do trabalho.
O pensado mencionado
no enunciado acima trata-se de:
a) Rousseau
b)
Montesquieu
c) Voltaire
d)
Adam Smith
Questão 06
A partir da segunda
metade do século XVIII, o racionalismo, que se tornara notório entre os
filósofos iluministas, foi adotado por alguns governantes absolutistas. Aqueles
que conciliaram tanto as práticas do racionalismo quanto as do absolutismo
passaram a ser conhecidos como:
a) Monarcas
Absolutistas
b) Monarcas
Republicanos
c) Déspotas
Esclarecidos
d) Reis Absolutistas
Questão 07
Era como era chamado o
território dominado pelos ingleses na América do Norte, havia uma distinção
clara entre a organização social e econômica das colônias do sul e das colônias
do norte.
As colônias Inglesas
na América do norte eram chamadas de:
a) Treze Colonias
b) Doze Colonias
c) Dez colônias
d) Quatorze
Colonias
Questão 08
As colônias Inglesas
do norte vendiam madeira, cereais e tecidos para as colônias do sul e das
Antilhas. As colônias Inglesas do sul e das Antilhas vendiam algodão, açúcar e
melaço de cana para as colônias do norte. O rum, produzido do melaço da cana
era trocado por cativos no continente Africano. O escravizados comprados na
África eram vendidos para as colônias do sul.
O tipo de comercio
realizado pelas colônias britânicas na América do norte ficou conhecido como:
a) Comercio
Circular
b) Comercio Triangular
c) Comercio
Marítimo
d)
Comercio Continental
Questão 09
O conflito envolveu
principalmente a França e a Inglaterra, que disputavam territórios coloniais na
América do Norte. Ao final da guerra, a coroa Inglesa afirmava que a guerra
tinha sido realizada para proteger os colonos Ingleses dos avanços dos
Franceses e que por isso, as colônias deveriam ajudar a recuperar as finanças
da coroa pagando novos impostos.
De acordo com o
enunciado acima:
a) Os ingleses
ganharam a guerra contra os Franceses mas despertaram a rivalidade contra os
colonos da América do norte
b) Os colonos foram
vitoriosos e conquistaram sua independência ao final dessa guerra
c) Os Franceses
ganharam a guerra e com isso a colônia que corresponde ao Canadá
d) Os Ingleses
ganharam a guerra e com troca pela ajuda dos colonos os declararam
independentes
Questão 10
Essa lei impunha novas
taxas aos carregamentos de produtos que fossem comprados em colonias não
Inglesas das Antilhas, o que encareceu vários produtos e obrigou os colonos a
adquirir o melaço apenas das Antilhas Inglesas.
A lei que o enunciado
se refere trata-se da:
a) Lei do Selo
b) Lei do
Açúcar
c) Lei do Chá
d) Leis Intoleráveis
Questão 11
Essa lei determinava
que qualquer material impresso só poderia circular entre as colônias inglesas
da América do norte se tivesse um selo de autorização da coroa inglesa. Esse
selo era vendido por um preço alto, o que aumentava a carga de impostos sobre
os colonos.
A lei que o enunciado
se refere trata-se da:
a) Lei do Selo
b)
Lei do Açúcar
c) Lei do Chá
d)
Leis Intoleráveis
Questão 12
Essa lei obrigava os
colonos a comprar chá apenas da Companhia Britânica das Índias Orientais. Essa
medida prejudicava os colonos, pois eles produziam e comercializavam chá no
mercado interno.
a) Lei do Selo
b) Lei do
Açúcar
c) Lei do Chá
d) Leis
Intoleráveis
Questão 13
Essa lei determinava o
fechamento do porto de Boston, a ocupação da colônia de Masschsetts, a
restrição ao direito de reuniões, o controle militar da terras localizadas a
oeste das Colonias e a prisão e o julgamento dos colonos que participaram do
protesto da festa do cha de Boston
O enunciado acima
trata-se da:
a) Lei do Selo
b) Lei do Açúcar
c) Lei do Chá
d) Leis Intoleráveis
Questão 14
Nesse congresso
realizado pelos colonos da América do norte, eles decidiram boicotar o comercio
de todos os produtos vindos da Inglaterra enquanto a coroa não revogasse as
chamadas leis intoleráveis.
O Congresso que o
enunciado se refere trata-se do:
a) Congresso de Viena
b) Congresso
metropolitano
c) Congresso
Continental da Filadélfia
d) Congresso de
Massachusetts
Questão 15
Esse documento foi
aprovado pelos representantes das colonias da América do norte em 4 de julho de
1776. Teve forte inspiração nos ideais de liberdade e igualdade defendidos
pelos iluministas, especialmente os do filósofo Inglês John Locke, que defendia
a igualdade entre os homens e o direito a vida, a liberdade e a propriedade.
O documento que o
enunciado se refere trata-se da:
a) Carta Magna dos
Estados Unidos da América
b) Declaração de
Independência dos Estados Unidos da América
c) Declaração de
Direitos e Deveres dos Estados Unidos da América
d) Carta
Constitucional de Independência dos Estados Unidos da América
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