Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Trabalho de Geografia - 8º ano - agosto 2011


1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil, da América Latina e da América Anglo-saxônica?
3) Pesquise o que significa PEA.
4) O setor terciário envolve a prestação de serviços como, por exemplo, as atividades relacionadas com comércio, saúde, transporte e educação. O setor terciário é, geralmente, a principal fonte de renda dos países desenvolvidos. Explique os fatores que explicam esta consequencia.
5) As atividades do setor primário é o conjunto de atividades econômicas que produzem matérias-primas, a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste setor incluem agricultura, agronegócio, a pesca, a silvicultura e toda a mineração e indústrias pedreiras. Porque o agronegócio e a agricultura são tão fortes no Brasil?
6) O setor secundário é o setor da economia que transforma produtos naturais produzidos pelo setor primário em produtos de consumo, ou em máquinas industriais, A indústria e a construção civil são, portanto, atividades desse setor. Pesquise em que aspectos os países da América Latina, em especial México, Argentina e Brasil, estão investindo neste setor?
7) Observe a tabela.
Responda:
a) Que setor da economia mais cresceu?
b) Qual diminuiu?
c) O que pode explicar esse fato?
9) Ainda sobre a tabela, coloque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas.
(   ) Nessa tabela foram analisados quatro setores da economia.
(   ) Os dados da tabela referem-se ao período que vai de 1950 a 2000.
(   ) A distribuição dos trabalhadores brasileiros pelos setores da economia foi registrada na tabela de dez em dez anos aproximadamente.
(   ) Pelos dados dos diferentes setores da economia podemos deduzir que houve um deslocamento da população do espaço rural para o espaço urbano.
(   ) A mecanização da agricultura e o desenvolvimento da indústria fez com que os trabalhadores deixassem o setor primário passando a trabalhar nos setores secundário e terciário.
(   ) O setor primário é formado por todas as atividades diretamente ligadas à terra.
(   ) O setor secundário é representado pelos transportes e serviços.
(   ) O setor terciário envolve atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trabaho de História - 8º Ano - Agosto 2011


1) Do ponto de vista político, como podemos considerar o Período Regencial?
2) Fale sobre a Sabinada que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838.
3) Comente a Constituição brasileira de 1824.
4) O que foi a Confederação do Equador?
5) Explique a crise do Primeiro Reinado e a abdicação de D.Pedro I.
6) Por que houve o período regencial no Brasil?
7) Explique por que o período regencial pode ser considerado uma "experiência republicana".
8) Quem foi Padre Feijó?
9) Em agosto de 1831, Feijó cria a Guarda Nacional. Explique a criação da Guarda Nacional. Qual o papel dessa instituição militar no Período Regencial e no Segundo Reinado?
10) Explique os principais grupos políticos do início do período regencial. Quem participava? o que defendiam?
11) Cite e explique as principais rebeliões regenciais
12) Explique a Revolução Praieira de 1848.
13) Quais foram as principais consequências da Guerra do Paraguai?
14) No período de 1831 a 1845, ocorreram vários levantes armados no Brasil. Cite alguns deles. Por que ocorreram? Procure caracterizá-los.
15) Os conflitos do período regencial e dos primeiros anos do governo de D. Pedro II revelam que a emancipação política do Brasil trouxe consigo o risco da fragmentação do território em vários países independentes, tal como havia acontecido na América espanhola. Que exemplos podem ser dados acerca dessa situação difícil pela qual passou o nosso país e como ela foi superada?

domingo, 3 de julho de 2011

Prova de Geografia - 8º ano - junho - 2011

1. O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais como
a) diversidade de solo.
b) grande extensão territorial.
c) diversidade de altitudes.
d) pequenas faixas de terra.

2. A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração

3. A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, alcançando aproximadamente 8000 km de extensão, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos. A cordilheira dos Andes localiza-se
a) na Ásia.
b) na América do Sul.
c) na Europa.
d) na América do Norte.

4. Rio que corta todo o norte da América do Sul. É o maior rio do planeta Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins, no norte brasileiro. este rio é o
a) São Francisco.
b) Mississipi.
c) Danúbio.
d) Amazonas.

5. O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físicos e sócio-econômicos está localizado
a) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
b) na América Central e na América Latina.
c) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.
d) na América do Norte e na América Latina.

6. Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram
a) os Portugueses, Astecas e  Jês.
b) os Astecas,  Maias e Incas.
c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os Astecas, Tupis e Esquimós.

7. Ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas, adaptadas às condições do clima semi-árido, e apresenta médias de temperatura acima dos 25ºC. Chove muito pouco, de forma irregular. Esse ecossistema é
a) a Caatinga.
b) a Tundra.
c) o Mediterrâneo.
d) o deserto.

8. Observe a foto abaixo


Ao chegar às Américas, os europeus se depararam com povos bem avançados. A imagem retrata uma pirâmide localizada na região onde hoje se localiza o México. O povo pré-colombiano que habitava a região antes da chegada dos europeus, que formavam um grande Império, com sua capital chegando a ter mais de 200 mil habitantes eram
a) os Tupis.
b) os Astecas.
c) os Incas.
d) os Jês.

9. Observe a imagem:


A Imagem retrata um dos maiores problemas da humanidade atualmente: o aquecimento global. O Extremo norte da América é uma das regiões onde este aquecimento se torna ainda mais evidente, devido ao degelo que acontece cada vez mais cedo. Os povos que habitam ainda hoje aquela região, que de certa forma sofrerão as consequencias do aquecimento global são
a) os Astecas.
b) os Esquimós.
c) os Maias.
d) os Europeus.

10. As Montanhas Rochosas prolongou-se por mais de 4.800 quilômetros, a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros acima do nível do mar. As montanhas rochosas localizam-se
a) na América do Norte.
b) na América do Sul.
c) na África.
d) na Europa

11. O continente americano tem uma grande diversidade de clima. Essa diversidade se deve a vários fatores, dentre os quais podemos destacar
a) a latitude, o relevo, as massas de ar e as grandes massas de água.
b) os ventos constantes, o sol predominante em toda região e a intervenção humana.
c) as massas de água, de ar e o relevo sem altitudes elevadas.
d) somente a intervenção humana.

12. O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserido-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.

13. Sobre os tipos climáticos, enumere corretamente:
( 1 ) Clima Tropical
( 2 ) Clima Equatorial
( 3 ) Clima subtropical
( 4 ) Clima desértico
( 5 ) Clima temperado

(    ) característicos das áreas próximas a linha do Equador.
(    ) as características deste tipo de clima variam conforme a área.
(    ) a temperatura média anual é elevada. é características das regiões entre os trópicos e a linha do equador.
(    ) sua principal característica é a escassez de chuvas e as altas temperaturas
(    ) tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente,
A sequencia correta é
a) 2, 5, 1, 3 e 4.
b) 2, 4, 1. 3 e 5.
c) 1, 3, 5, 4 e 2.
d) 3, 1, 4, 2 e 5.

14. Os Incas habitavam
a) as Montanhas Rochosas.
b) a Cordilheira dos Andes.
c) a Planície Amazônica
d) o México

15. As principais planícies da América do Sul são
a) Central e Costeira.
b) Amazônica e do Plata.
c) Brasileira e Americana.
d) Andina e Apalaches 

Prova de Geografia - 9º ano - junho - 2011

1. Os rios da Europa tiveram muita importância na ocupação daquele Continente, bem como para o seu desenvolvimento, visto que muitos desses rios são navegáveis. Os maiores rios da Europa são
a) o Volga, o Danúbio e o Reno.
b) o Amazonas e o Nilo.
c) o Mississipi e o Nilo.
d) o São Francisco, o Sena e o Amazonas.

2.  Sobre o relevo do continente europeu, enumere corretamente a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) maciços antigos
( 2 ) planícies centrais
( 3 ) cordilheiras recentes

(    ) montanhas jovens e de elevada altitude das quais as principais são  os Pirineus, os Cárpatos, os Apeninos, os Bálcãs e a Cadeia do Cáucaso.
(    ) montanhas muito antigas, que se situam no norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais e os Alpes Escandinavos.
(    ) situadas na região central do continente, possuem terras muito férteis.
A sequencia correta é
a) 1, 3 e 2.
b) 2, 1 e 3.
c) 3, 2 e 1.
d) 3, 1 e 2.

3.  Observe a charge abaixo:


A charge apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos há vinte e cinco anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em escala mundial. Recentemente ocorreu um acidente nuclear, que, de certa forma, trouxe a tona a discussão acerca do uso da energia nuclear, através de protestos em várias partes do mundo. Esse novo acidente nuclear ocorreu
a) na França, ocasionado por ataques terroristas.
b) na Alemanha, em virtude do alto consumo de energia elétrica.
c) no Japão, onde ocorreram várias explosões, em virtude dos terremotos e tsunamis que atingiram este país.
d) na Alemanha, ocasionado por protestos de defensores do meio ambiente.

4. Observe a charge:

A chuva ácida é um problema ambiental que afetam muitos países do mundo, como também no continente europeu. A chuva ácida na Europa, além de problemas de saúde, como retratado na imagem acima, causa
a) o surgimento de novas florestas, substituindo as devastadas.
b) corrosão de peças de arte expostas ao ar livre e a morte de florestas inteiras
c) uma maior produtividade agrícola, satisfazendo aos anseios de seus proprietários.
d) a diminuição de gases poluentes na atmosfera.

5. Três quartos da população europeia vivem nas cidades, cuja história se reflete em suas estruturas: geralmente o centro abriga casarões antigos e históricos, e a periferia é ocupada por bairros residências e polígonos industriais. O fato de que na Europa predomina a população urbana deve-se
a) ao aumento da produção agrária em toda Europa, o que levou a população a trabalha no campo e morar nas cidades.
b) a falta de investimentos em tecnologia em muitos países europeus.
c) a revolução industrial, que fez com que boa parte da população européia saísse do campo e passasse a morar nas cidades.
d) ao crescimento desordenado das principais cidades européias que trazem transtornos a população, principalmente no que se refere ao transporte coletivo.

6. Apesar do elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico que caracteriza o continente europeu, existem fortes contrastes entre os diferentes países e regiões. Dentre os níveis de desenvolvimento elevado, intermediário e fraco, podemos destacar corretamente que
a) a Inglaterra, a França e a Itália, apresentam fraca industrialização, enquanto que Portugal e Espanha têm um desenvolvimento bastante elevado.
b) Itália, Portugal e Espanha se caracterizam por apresentar um menor desenvolvimento industrial, enquanto que Inglaterra, França e Alemanha estão entre os países mais desenvolvidos.
c) os países do Leste Europeu e os países do Cáucaso apresentam fraca industrialização, da mesma forma que Inglaterra, Portugal e França.
d) Itália Portugal e França tem uma agricultura bem tradicional, porém tem um desenvolvimento industrial superior a Inglaterra, França e Alemanha.

7.  O rio Sena, um dos mais famosos rios europeus corta uma famosa cidade européia, que é
a) Lisboa.
b) Madri.
c) Londres.
d) Paris.

8. Na Europa existem vários ramos lingüísticos, onde são faladas mais de 60 línguas atualmente. A língua portuguesa, que é falada em Portugal e nos países que foram suas antigas colônias deriva
a) do latim.
b) das línguas germânicas.
c) do escandinavo.
d) do Ilírico.

9. Sobre a agricultura no continente europeu, podemos afirmar que
a) é atrasada se comparada a outras partes do mundo.
b) praticamente não existe, pois quase todo alimento consumido na Europa são da Ásia.
c) em geral é produtiva por causa do desenvolvimento técnico e da intensa mecanização dos seus processos.
d) se resume ao período chuvoso, e usam ferramentas arcaicas, que necessitam de bastante mão-de-obra humana.

10. O setor de turismo é um dos que mais cresce no mundo atualmente, sobre esse serviço na Europa, podemos ressaltar que
a) não tem nenhuma importância na economia europeia.
b) a Europa é o continente mais visitado no mundo, fazendo com que sua importância só aumente.
c) países como a França são os menos visitados no mundo, por não ter atrativos turísticos
d) no momento não é prioridade, mas alguns países pensam em investir nesse serviço nos próximos 20 anos.

11. A Europa é muito visada por migrantes visto que
a) o desenvolvimento conquistado pelas nações europeias viabiliza melhores oportunidades de emprego e de acesso aos serviços de saúde e de educação.
b) o turismo é muito desenvolvido, fazendo com que ilhares de pessoas passem a morar na Europa anualmente.
c) é o destino ideal para aventureiros.
d) não há oportunidades em outras partes do mundo.

12. Uma das mais famosas construções do mundo encontra-se na França, onde muitas pessoas sonham em conhece-la. Estamos falando
a) da Estátua da Liberdade.
b) do Bing Bang.
c) da Torre Eiffel.
d) do Cristo Redentor.

13. A Industrialização surgiu na Europa. O país pioneiro na Revolução Industrial ,m meados do Seculo XVIII foi
a) Portugal.
b) França
c) Itália
d) Inglaterra

14. nos setores modernos da industria europeia destaca-se
a) petroquímica, pesqueira e turística.
b) siderurgia, têxtil e alimentícia.
c) eletroeletrônica, metalurgia e pesqueira
d) petroquímica, eletroeletrônica e alimentícia

15. Um dos problemas encontrados pelos países europeus é a produção de energia, de forma segura e que não agrida ao meio ambiente. Uma das fontes de energias limpas, que estão sendo bem divulgadas e que muitos estão investindo é a energia
a) nuclear.
b) eólica.
c) termelétrica
d) hidrelétrica.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

História 9º ano junho

1. "(...) o produto industrial norte-americano cresceu continuamente durante a dé­cada de 1920, alcançando níveis sem paralelo em todo o mundo. ( ... ) Essa era de prosperidade e abundância econômica foi subitamente interrompida em 24 de outubro de 1929. Nesse dia, que ficou conhecido como 'a quinta-feira negra', o valor dos títu­los negociados na bolsa de Nova York iniciou uma trajetória descendente, abalando profundamente todos os negócios. Os empresários, atemorizados e descrentes, efe­tuaram cortes drásticos na produção e nos investimentos. A conseqüência disso foi o declínio da renda nacional e o desemprego em massa, o que, por sua vez, minou ainda mais a confiança na economia. Enquanto perdurou esse círculo vicioso, milha­res de corporações faliram, milhões de trabalhadores foram para a rua. ( ... ) Cerca de um quarto das pessoas viu-se privado dos meios necessários para garantir a sobrevi­vência. ( ... ) Particularmente duros foram os efeitos da crise para os negros e outros grupos minoritários. ( ... ).
(SHERMAN, Howard J.  & SHERMAN, E. K. História do pensamento econômico, Petrópolis: Vozes, 1978, 164.)
 A situação retratada pode ser justificada pelo(a)
a) aumento dos gastos dos Estados Unidos com a Primeira Guerra Mundial.
b) desajuste econômico originado da má administração das indústrias dos Estados Unidos que não adotaram os ideais liberais.
c) aumento de investimento em setores pouco rentáveis como o da indústria de base.
d) superprodução da indústria dos Estados Unidos devido a  diminuição das exportações.

2. "Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi
a) John Kennedy.
b) George Washington.
c) Fraklin Roosevelt.
d) Harry Truman.

3. O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa.
d) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

4. O nazismo e o fascismo surgiram
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra.
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos socialistas;

5. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  Sobre os Sovietes, podemos dizer que
a) representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
b) era uma Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
c) significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
d) um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outras classes sociais.

6. Com a Revolução Russa de 1917, chegaram ao poder os bolcheviques. As principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar ao poder foram
a)a  estatização das fábricas, bancos, confisco dos bens e propriedades, distribuição dos latifúndios aos camponeses, retirada da Rússia da guerra
b) manter a Rússia na guerra, aplicar a economia de mercado e derrubar o governo provisório.
c) abolir a censura à imprensa, legalizar os partidos políticos e conceder anistia aos exilados políticos. 
d) derrubar o  Czar, manter a Rússia na guerra, não atender a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária.

7. Durante os 21 anos em que esteve no poder, Mussoline conseguiu resolver alguns problemas que havia muito tempo abalavam a Itália. Exemplo disso foi a crise entre o estado italiano e o papado, por causa da perda dos territórios da Igreja com a unificação italiana (1870). Mussolini resolveu o problema por meio das negociações coma a Igreja, que resultaram no
a) Tratado de Latrão.
b) Tratado Europeu.
c) Tratado do Atlântico Norte
d) Tratado de Tordesilhas.

8. “Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (…).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929.”
(Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
a) I, II e III
b) I, II e V
c) II, III e V
d) II, IV e V

9. Observe a imagem abaixo:


Em janeiro de 1905, milhares de pessoas foram mortas a tiros pelas tropas do governo da Rússia, em São Petersburgo. Este Episódio ficou conhecido como
a) Sexta-feira negra.
b) Domingo sangrento.
c) Sábado de sangue.
d) Quinta explosiva.

10. As ideias que inspiraram a Revolução Russa foram baseadas nas teorias de
a) Karl Marx e Friedrich Engels.
b) Benito Mussolini e Adolf Hitler.
c) Lênin e Trotsky.
d) Karl Marx e Trotsky.

11. O crack da Bolsa de valores de Nova Iorque, em outubro de 1929, além de colocar os
Estados Unidos numa situação de calamidade, arrastou consigo quase todos os países do mundo
Apenas um país europeu não foi diretamente afetado pela crise, até porque não adotava o sistema capitalista. Este país era
a) a Itália
b) a Inglaterra
c) a França
d) a União Soviética 

12.  Observe a imagem:


A foto acima mostra dois grandes personagens históricos, que estão diretamente ligados
a) a Revolução Russa.
b) aos regimes totalitários denominados Fascismo e Nazismo
c) a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
d) a luta por melhores salários dos operários americanos no período entre guerras.

13. Sobre a "Crise de 1929", podemos indicar que
a) iniciou nos Estados Unidos e se alastrou por todo o mundo devido à interdependência entre a economia americana e a de numerosos outros países, principalmente aqueles que recebiam empréstimos americanos.
b) apesar da queda da Bolsa de Nova York, o capital financeiro não foi atingido pela crise. A venda de ações foi mantida impedindo a falência de investidores e bancos.
c) apesar de seu afastamento da economia capitalista, a União Soviética também foi afetada pela crise de 1929.
d) iniciou-se no Brasil, e espalhou-se rapidamente pelo mundo.

14. Observe esta imagem:


A charge retratada na imagem faz uma comparação entre as crises do capitalismo ocorrida em 1929 e em 2008. Observando-a, de acordo com o contexto da época, podemos concluir que
a) ambas as crises tiveram o mesmo desfecho.
b) na crise de 1929, foram afetadas apenas as classes mais altas.
c) em ambas as crises, houve muito desemprego.
d) não houveram problemas com desempregos em ambas as crises.

15. A crise de 1929 ficou conhecida como
a) Grande Sofrimento.
b) Grande Satisfação.
c) Grande Indignação.
d) Grande Depressão.