1 A Ku Klux Klan foi
fundada em 1866 no Tennessee, Estados Unidos, após o final da Guerra Civil
americana. Seu objetivo era
a) impedir uma nova
guerra civil nos Estados Unidos.
b) distribuir terras aos
escravos recém libertos.
c) impedir a integração
social dos negros recém libertados.
d) integrar o negro na
sociedade americana.
2 Observe a figura abaixo e leia o texto que a acompanha:
Quadro Independência ou
Morte, mais conhecido como "O Grito do Ipiranga" de Pedro
Américo (óleo sobre tela – 1888)
http://pt.wikipedia.org
No
dia 7 de setembro, o príncipe concluiu que era a hora de romper com a
metrópole. Depois de ler, amassar e pisotear as cartas recebidas da corte de
Lisboa, D.Pedro montou "sua bela besta baia", cavalgou até o topo da
colina e gritou à guarda de honra: "Amigos, as cortes de Lisboa nos
oprimem e querem nos escravizar... Deste dia em diante nossas relações estão
rompidas." Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, o príncipe
sacou a espada e gritou: "Por meu sangue, por minha honra e por Deus:
farei do Brasil um país livre." Em seguida, erguendo-se nos estribos e
alçando a espada, afirmou: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema
será: Independência ou morte." Eram 4 horas da tarde de 7 de setembro de
1822.
http://pt.wikipedia.org
Leia
as seguintes afirmativas sobre o processo de independência do Brasil e coloque
V quando VERDADEIRO e F quando FALSO:
( )
Restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade
sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período
colonial.
( )
Foi um ato heróico e teve vários aspectos positivos. Na sua maioria, foi uma
independência do povo, que ganhou mais liberdade econômica e política.
( )
Não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra
o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de
emancipação no final do século XVIII.
( )
Para ser reconhecido oficialmente, o Brasil negociou com a Inglaterra e aceitou
pagar indenizações de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal. A Inglaterra
saiu lucrando e teve início o endividamento externo do Brasil.
A
sequência CORRETA é:
a) V – F – V – V
b) F – F – V – F
c) V – V – V –V
d) F – V – V – F
3 A concretização da emancipação política do
Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da
sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da
Assembleia Constituinte.
Assinale
a opção que relaciona corretamente os preceitos da Constituição Imperial com as
características da sociedade brasileira:
a) A abolição
progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais
razões da oposição ao Imperador D. Pedro I.
b) A autonomia das antigas
Capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias.
c) A abolição do
Padroado, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa.
d) O Poder Moderador
conferia ao Imperador a proeminência sobre os demais Poderes.
4 A respeito da independência
do Brasil, pode-se afirmar que
a) propôs, a partir das
ideias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos,
contrariando os interesses da Inglaterra.
b) consubstanciou os
ideais propostos na Confederação do Equador.
c) implicou na adoção da
forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários
de terras e de escravos.
d) instituiu a monarquia
como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
5 “A Independência
brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto.”
(Caio Prado Jr.)
Identifique
a alternativa que justifica e complementa o texto.
a) Os setores médios
urbanos comandaram a luta, fazendo prevalecer o modelo político dos radicais
liberais.
b) Os vários segmentos
sociais uniram‐se em função da longa guerra de independência.
c) A
independência foi liderada pelas camadas populares e acompanhada de profundas
mudanças sociais.
d) O movimento de
independência Foi uma ação da elite, preservando seus interesses e privilégios.
6 A organização do
Estado brasileiro que se seguiu à Independência resultou no projeto do grupo
a) maçônico, que pregava
a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da
escravidão.
b) liberal-conservador,
que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime
centralizado.
c) cortesão, que
defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o
liberalismo econômico.
d) liberal-radical, que
defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos
políticos e a manutenção da estrutura social.
O
episódio ocorrido em 1828 e que deu origem ao Uruguai ficou conhecido como:
a) Guerra dos Farrapos.
a) Guerra dos Farrapos.
b) Revolução
Farroupilha.
c) Revolta do Chaco.
d) Questão Cisplatina.
c) Revolta do Chaco.
d) Questão Cisplatina.
8 O
processo de emancipação política brasileiro
a) marginalizou os elementos populares, e manteve as estruturas sociais e econômicas do período colonial.
b) tendeu a seguir o exemplo da América Espanhola, quer dizer, da Independência da Bolívia, Venezuela e Peru.
c) somente foi consolidado após um ano de guerra contra os portugueses.
a) marginalizou os elementos populares, e manteve as estruturas sociais e econômicas do período colonial.
b) tendeu a seguir o exemplo da América Espanhola, quer dizer, da Independência da Bolívia, Venezuela e Peru.
c) somente foi consolidado após um ano de guerra contra os portugueses.
d) contou com grande
participação popular, principalmente de negros e mulatos do Nordeste, que
viviam maior opressão.
9 "Brasileiros!
Salta aos olhos a (...) perfídia, são patentes os reiterados perjuros do
Imperador, e está conhecida a nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de
governo defeituoso em sua origem e mais defeituoso ainda em suas partes
componentes. As constituições, as leis e todas as instituições humanas são
feitas para os povos e não os povos para elas. Eis, pois, brasileiros, tratemos
de constituir-nos de um modo análogo às luzes do século em que vivemos (...),
desprezemos as instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida
Europa."
(MANIFESTO DOS REVOLUCIONÁRIOS DA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, 1824)
Com
base no texto, nas discussões em sala de aula, o tipo de governo qualificado
como "defeituoso" era
a) o governo provisório,
que governou o Brasil depois da ida da família real para Portugal.
b) a República, o
sistema de governo proposto pelos revoltosos.
c) as Regências, que
sucederam D. Pedro I.
d) a Monarquia, que
impôs uma Constituição sem a participação polar.
10 Portugal, uma vez que
a Metrópole não aceitou a ruptura.
A
Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de
dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James
deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão
europeia sobre quaisquer aspectos. A Doutrina Monroe foi sintetizada na frase
a)
“A América para os americanos”.
b)
“A América para os europeus”.
c)
“A Europa para os americanos”.
d) “A Europa para os europeus”.
11 Observe a Charge
abaixo:
Observando
a charge dentro do Contexto da Independência do Brasil, podemos deduzir que
a) a Inglaterra não teve
mais influências sobre o Brasil.
b) o povo teve
participação ativa.
c) não mudou em nada a
situação da maioria do povo brasileiro.
d) tinham chegado novos
produtos ingleses no Brasil.
12 A expansão dos EUA
para o oeste teve como características
a) a convivência
pacífica com os nativos.
b) o acordo com o México
e Canadá.
c) o controle sobre as
colônias espanholas e portuguesas na América.
d) a compra de terras,
tratados com a Inglaterra e por guerras com o México.
13 Ao proclamarem a sua
independência, as colônias espanholas da América optaram pelo regime
republicano, seguindo o modelo norte-americano. O Brasil optou pelo regime
monárquico
a) pelo fascínio que a
pompa e o luxo da corte monárquica exerciam sobre os colonos.
b) como consequência do
processo político desencadeado pela instalação da corte portuguesa na colônia.
c) pela grande
popularidade desse sistema de governo entre os brasileiros.
d) porque a República
traria forçosamente a abolição da escravidão, como ocorrera quando da
proclamação da independência dos Estados Unidos.
14 A Guerra de Secessão
(1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua
origem no agravamento dos antagonismos entre os Estados do Norte e os Estados
do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos antagonismos estavam duas questões
socioeconômicas; são elas
a) a mita e a servidão
temporária.
b) o neoliberalismo da
burguesia nortista e o protecionismo sulista.
c) a escravidão negra e
a política alfandegária.
d) a federação e o
capitalismo de estado.
15 Os Tratados de
Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação (1810), celebrados entre a
Inglaterra (Lord Strangford) e Portugal (Príncipe D. João), costumam ser vistos
com restrições, entre outro por que
a) autorizavam a
continuação do trabalho escravo ao mesmo
tempo que ampliaram o tráfico nas colônias portuguesas na África.
b) admitiam a criação de
tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses inferiores às
pagas por produtos portugueses.
c) apoiaram a polítipca
de expansão industrialista que o príncipe regente D. João realizava no Prata.
d) permitiram que a
Inglaterra estabelecesse portos livres em Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
16 A abertura dos portos
às nações amigas, em 1808, teve um
alcance histórico profundo, pois deu início a um grande processo
a) da emancipação política do Brasil e o seu crescimento na órbita da influência britânica.
a) da emancipação política do Brasil e o seu crescimento na órbita da influência britânica.
b) do desenvolvimento do
primeiro surto manufatureiro no Brasil e o crescimento do transporte ferroviário
c) do fechamento das fronteiras do Brasil aos estrangeiros e a abertura para as correntes ideológicas revolucionárias européias.
c) do fechamento das fronteiras do Brasil aos estrangeiros e a abertura para as correntes ideológicas revolucionárias européias.
d) do arrefecimento dos
ideais absolutistas no Brasil e a disseminação de movimentos nativistas.
Conhecido
como "o Herói dos Dois Mundos", Giuseppe Garibaldi lutou na Guerra
dos Farrapos, no Brasil. Na Europa, Garibaldi destacou-se
a) na Guerra dos Sete
Anos.
b) na Unificação Alemã.
c) na Unificação
Italiana.
d) na Guerra dos Trinta
Anos.
onde encontra gabarito da prova
ResponderExcluirO gabarito
ResponderExcluir