Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 25 de março de 2014

Atividade de Geografia - 6º ano

GEOGRAFIA DA DONA BENTA

“[...] Dona Benta, como quem acordasse dum sonho, suspirou e passou a fala de geografia.
–  Pois é isso, meus filhos. Estamos perto do Círculo Polar Ártico, a zona do mundo onde o gelo é soberano.
– Círculo Ártico? Que é?
– Uma das divisões imaginárias do globo terrestre. Os geógrafos dividiram o globo por meio de um círculo que os rodeia pela parte mais barrigada. Esse círculo, chamado Equador, tem todos os seus pontos a igual distância dos Polos. Quer dizer que o Equador divide o globo terrestre em duas metades iguaizinhas, ou dois hemisférios.
– Sei. Como laranja que a gente parte em cuias do mesmo tamanho, sugeriu a menina.
– Isso. Depois dessa divisão, vem a segunda – os paralelos. Paralelos são círculos menores correndo paralelamente ao círculo do Equador e que subdividem as duas cuias do globo. Os círculos paralelos que se podem traçar em redor dum globo são infinitos, mas para comodidade dos geógrafos existem dois principais, um com o nome de Trópico de Câncer, ao norte, e outro com o nome de Trópico de Capricórnio, ao sul. Esses dois círculos estão a uma distância de 23 graus e 27 minutos do Equador.
– Mau, mau, mau! – exclamou a menina.
– Esses graus e minutos não podem falar de uma coisa sem recorrer a outras. Para saber o que é grau temos de consultar ali o Visconde, que é doutor em Matemática. Visconde, venha explicar a esta menina o que é grau.
[...] Tossiu o pigarrinho e disse:
 – Um círculo se divide em 360 graus; cada grau se divide em 60 minutos e cada minuto se divide em 60 segundos. Grau, portanto, é a medida do círculo. Só isso.
– Muito bem – concordou Dona Benta. – Está aí a resposta à sua pergunta, Narizinho. Grau é isso. Esses círculos dividem a Terra num sentido. Agora há círculos que a dividem em sentido contrário, os Meridianos. Estes, em vez de serem paralelos ao Equador, cortam o Equador. São círculos que passam pelos polos e lá se cruzam [...]”.
 LOBATO, Monteiro. Geografia de Dona Benta. 24. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

01. De acordo o texto, DEFINA: paralelos e meridianos.

02. Dos cinco principais paralelos do globo, Dona Benta mencionou quatro. Qual paralelo ela não mencionou?

03. Para entender melhor as linhas imaginárias do planeta Terra, a Geografia tem de recorrer aos conhecimentos de outra ciência. Que ciência é essa?



04. Retorne ao texto e transcreva o fragmento que confirma a sua resposta na questão 03.

3 comentários: