Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 28 de março de 2014

IDH - Indice de Desenvolvimento Humano - Brasil e Mundo

O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de renda, escolaridade e longevidade para os diversos países do mundo.   É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil.

Quem criou o IDH?

O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento de seu relatório anual.

Quais são os critérios de avaliação?

Em geral são verificados dados referentes à saúde, educação e renda da população e também há variáveis referentes à desigualdade ocorrida dentro desses critérios em uma determinada região, estado ou país.

Como são classificados?

A partir dos dados avaliados ocorre uma nota sempre entre 0 e 1, do total de países os mesmos são divididos em 4 categorias.

Muito alto são os 25% que estão no topo da tabela;


Alto são os 25% seguintes;


Médio, outros 25%;


Baixo desenvolvimento, os 25% últimos.


CLASSIFICAÇÃO IDH MUNDO




Qual é a situação do Brasil?

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010.

Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio").

Apesar de educação ter o índice mais baixo dos três, foi o indicador que mais cresceu nos últimos 20 anos: de 0,279 para 0,637 (128%). Segundo o Pnud, esse avanço é motivado por uma maior frequência de jovens na escola (2,5 vezes mais que em 1991). No indicador longevidade, o crescimento foi 23% entre 1991 e 2010; no caso de renda, a alta foi de 14%.

EVOLUÇÃO DO IDH BRASILEIRO 1991 - 2010


EVOLUÇÃO IDH BRASIL PERANTE OS PAÍSES EMERGENTES


IDH BRASILEIRO POR ESTADOS IDHM 2013


COLOCAÇÃO DO BRASIL POR CRITÉRIOS


A figura abaixo é importante pois oferece informações de vários anos mas é tendenciosa pois há aparente estagnação devido ao fato das últimas três colunas serem de ano em ano enquanto as colunas anteriores de 5 em 5 anos. O vestibulando precisa ter esta percepção numa prova de vestibular! Interpretação!


AS CIDADES COM MELHOR IDH DO BRASIL





TABELA DO IDH POR ESTADOS BRASILEIROS

É bem relevante esta tabela, considerando que SC na classificação da década anterior era o 2o melhor estado e agora ocupa a 3a posição. Em suma, mesmo que seu índice tenha melhorado o de São Paulo melhorou mais


Jonathan Kreutzfeld

Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário