Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 25 de março de 2014

Avaliação de Geografia - 6º ano - 1º bimestre - Araças - 2013

Leia com atenção o texto, e responda as questões 1,2, 3, 4:
O ESPAÇO GEOGRÁFICO é o espaço ocupado e transformado pelas sociedades humanas através dos tempos. Por isso, encontramos nele, marcas de tempos passados e do tempo presente.
Os ambientes, onde não se percebe a ação humana, são chamados de espaços naturais.
Aqueles onde as ações humanas estão evidentes, são chamados espaços humanizados.
A paisagem é natural quando nela se destacam elementos da natureza, como montanhas, florestas, rios, mares, lagoas,
É humanizada quando dominam elementos relacionados às atividades humanas, como pontes, cidades, parques, aeroportos, estradas, construções, prédios, favelas etc
1 O que é espaço geográfico? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 Podemos afirmar que o espaço geográfico é sempre igual? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 Quando ele é considerado natural? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 Quando é considerado humanizado? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia atentamente o texto, e responda as questões 4, 5 e 6:
A bússola e o magnetismo terrestre
Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante. Um ímã é um objeto capaz de atrair materiais metálicos como o ferro, devido à atuação de um campo magnético.
Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta – uma bola de ferro sólida, sob alta pressão e temperatura, que “flutua” no magma (lava em estado líquido).
Segundo o pesquisador, o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados, e é por isso que, se suspendermos um ímã por um pedaço de barbante, por exemplo, ele se orienta na direção dos pólos magnéticos, ou seja, do eixo Norte-Sul.
Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o pólo norte magnético terrestre e sul do imã o que aponta para o pólo sul magnético terrestre.
É exatamente isso o que chamamos de bússola – um ímã orientado no campo magnético terrestre que indica a direção norte ou sul.
(Adaptado de http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=798&sid=7)
5 De acordo com o texto, marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:
a) (      ) Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante.
b) (      ) o campo magnético terrestre não exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
c) (      ) Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o pólo sul magnético terrestre.
d) (      ) Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta.
6 De acordo com o que estudamos, e com o relatado no texto, como podemos determinar o norte magnético da Terra, através de uma experiência simples? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 Segundo Alexandre Cherman,
a) a Terra não tem norte magnético.
b) o núcleo da Terra não exerce nenhuma influencia nos pólos magnéticos da terra.
c) o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
d) a bússola sempre aponta o Leste magnético.
Leia o texto e responda as questões 8 e 9:
Como se formaram os continentes da Terra
A deriva continental: No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada deriva continental. 
O continente Pangeia: Existe uma teoria da deriva continental. Os continentes que existem hoje são originários de um único e enorme continente que existiu a mais de 300 milhões de anos, que é a Pangeia.
O cientista alemão Wegener chegou a essa conclusão depois de analisar vários e vários fatos. Por exemplo, ele observou que a costa leste da América do Sul parecia se encaixar na costa leste do continente Africano, como se no passado a América e a África estivessem juntos, formando um só bloco.
Também, alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na mesma época, há muitos e muitos anos, foram encontrados tanto na América como na África e em outros continentes.
A fragmentação de Pangeia: Há mais ou menos 200 milhões de anos, a Pangeia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Os blocos também teriam se afastado lentamente um do outro e se fragmentando. Esse processo de milhões de anos teria dado origem aos atuais continentes.
8 De acordo com o texto, que indícios podem explicar que os continentes eram unidos? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 Uma das observações do cientista alemão Alfred Wegener nos revela que
a) a costa leste da América do Sul parecia se encaixar na costa leste do continente Africano.
b) é muito difícil provar que os continentes eram unidos em um grande continente.
c) a fragmentação de Pangeia teria ocorrido a mais de 500 milhões de anos.
d) não há nenhum indício de que os continentes eram ligados.
10 Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.
O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.
(notícia de 11/03/2011) fonte: http://g1.globo.com
Um tsunami é formado
a) por um grande tremor de terra ocorrido no mar.
b) pela subida repentina da maré.
c) por fatos diretamente ligados a ação humana.
d) por inúmeros pequenos tremores de terra ocorridos no centro dos continentes.

 QUESTÃO BÔNUS observe a figura:


 A figura acima representa
a) uma rosa dos ventos.
b) uma bola de futebol.
c) uma bússola.

d) um mapa.

5 comentários: