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quinta-feira, 15 de abril de 2021

Geografia - 2º ano - Ensino Médio

 Questão 01 – “Nesse domínio predominam os planaltos antigos, intensamente desgastados e aplainados por processos erosivos, que o caracterizam como um dos domínios brasileiros de formação mais antiga, tanto do ponto de vista geomorfológico quanto biológico. Nele predominam os solos bem desenvolvidos com grau elevado de acidez, que exigem a adoção de métodos corretivos como a calagem para viabilizar a produção agrícola […]”. 

(Adaptado de: JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Volume 01. 1º ed. São Paulo: Leya, 2013. p.223). 

O domínio morfoclimático brasileiro descrito pelo trecho acima é o: 

(a) Cerrado 

(b) Amazônico 

(c) Pradarias 

(d) Caatinga 


Questão 02 – Assinale a alternativa que apresenta a paisagem do Brasil com várias espécies vegetais também encontradas em outros locais como Amazônia, Caatinga e Cerrado, dependendo da estação, e que com altitudes pouco elevadas, tende a acumular as águas drenadas pelo rio Paraguai. 

(a) Pantanal sul-mato-grossense. 

(b) Coxilhas e colinas do Pampa. 

(c) Bacia Platina. 

(d) Mata Atlântica. 

(e) Cerrado. 


Questão 03 – Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude, dentre outros critérios. São tipos de ecossistemas, habitats ou comunidades biológicas com certo nível de homogeneidade. Assinale a alternativa que sequencia as características de cada bioma a seguir: 

I. Vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. 

II. Caracterizam-se pela presença de mangues, dunas, tabuleiros, vegetação rasteira, arbusto e matas de restinga. 

III. Tipo de vegetação campestre é formado por árvores e arbustos distanciados entre si, com árvores tortuosas e tufos de capim encontrados nos tabuleiros. 

IV. Possui uma rica flora, a exemplo de bomélias, begônias, orquídeas, cipós, briófitas e pau-brasil. 

A sequência CORRETA é: 

(a) Caatinga – Vegetação Litorânea, Cerrado e Mata Atlântica. 

(b) Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Vegetação Litorânea. 

(c) Cerrado, Mata Atlântica, Vegetação Litorânea, Caatinga. 

(d) Caatinga, Vegetação Litorânea, Mata Atlântica, Cerrado. 


Questão 04 – Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas? 

(a) título, legenda, escala e orientação cartográfica.

(b) página, descrição, orientação cartográfica e escala

(c) legenda, título, descrição, página

(d) orientação cartográfica, título, escala e página.


Questão 05 – Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto: 

(a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções. 

(b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros. 

(c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais. 

(d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície. 


Questão 06 – Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto. 

(a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul. 

(b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul. 

(c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes. 

(d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes. 


Questão 07 – A matriz elétrica se refere ao conjunto de fontes de energia utilizadas para a geração de energia elétrica em um determinado local. No caso do Brasil, a principal fonte de energia da matriz elétrica é: 

(a) petróleo. 

(b) gás natural. 

(c) hidrelétrica. 

(d) solar. 


Questão 08 – Assinale qual alternativa apresenta apenas fontes renováveis de energia: 

(a) carvão mineral, solar, eólica e biomassa. 

(b) biomassa, solar, eólica e gás natural. 

(c) nuclear, petróleo, gás natural e biomassa. 

(d) eólica, solar, hidrelétrica e biomassa. 


Questão 09 – A energia eólica é uma das fontes de energia que mais crescem no Brasil. Esse tipo de energia utiliza o vento, logo, é uma fonte de energia renovável e não poluente. Qual região brasileira tem se destacado na produção de energia eólica no país? 

(a) Centro-Oeste 

(b) Nordeste 

(c) Norte 

(d) Sudeste 


Questão 10 – A energia gerada pela força dos ventos é chamada de eólica. As usinas eólicas são comumente implantadas em áreas onde há uma elevada circulação atmosférica, que garante a continuidade dos ventos para a ativação das turbinas. Dentre as vantagens da energia eólica, pode-se citar: 

(a) a elevada emissão de poluentes na atmosfera. 

(b) a impossibilidade de emprego nas regiões brasileiras. 

(c) a não utilização de tecnologias modernas. 

(d) o baixo impacto ambiental do seu funcionamento. 


Questão 11 – As mudanças climáticas e o aquecimento global têm gerado uma grande preocupação na sociedade. É notório que estamos vivenciando um momento de mudanças das atividades atmosféricas, sendo que a ação humana é uma das causadoras dessas transformações. No caso do aquecimento global, qual fonte de energia é a mais indicada para a sua contenção? 

(a) gás natural 

(b) petróleo 

(c) lenha 

(d) solar 


Questão 12 Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014 A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano. Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera [...]. De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial. 

(Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014). 

Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima: 

(a) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral. 

(b) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais. 

(c) Reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo. 

(d) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos. 


Questão 13 - A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente: 

(a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais. 

(b) A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras. 

(c) A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza. 

(d) A ampliação das medidas sócia educativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano. 


Questão 14 - “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”. 

(WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2015). 

Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável: 

(a) optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar. 

(b) praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos. 

(c) redução da queima de combustíveis fósseis. 

(d) ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.

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