1. O território brasileiro pode ser localizado com base na divisão do mundo em hemisférios. Considerando que no globo terrestre o Meridiano de Greenwich define o leste (ou oriente) e o oeste (ou ocidente) e que a linha equatorial define o norte (ou setentrional) e o sul (ou meridional), observe a localização do Brasil a seguir
De acordo com o mapa, podemos observar que o Brasil
(a) Está
totalmente localizado no Hemisfério Norte.
(b) Está
totalmente localizado no Hemisfério Ocidental.
(c) A maior
parte do território brasileiro está localizado no Hemisfério Leste.
(d) Apenas uma
pequena parte do Brasil está localizado no Hemisfério Sul.
2. A língua é
um dos elementos culturais herdados dos colonizadores. Por isso, existem
atualmente no continente americano países de línguas neolatinas e países de
língua inglesa e holandesa como idiomas oficiais, além de línguas indígenas
herdadas de grupos que conseguiram sobreviver à conquista e à colonização
europeia.
Quanto às
línguas oficiais e sua predominância, é CORRETO afirmar que
(a) a América
Latina é formada pelos países de língua neolatina.
(b) a América
Latina, é formada pelos países de língua inglesa.
(c) a América
Anglo-saxônica, é constituída por países de língua espanhola.
(d) a América
Anglo-saxônica, é constituída por países de língua neolatina.
3. O IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divide o Brasil em cinco regiões
administrativas
(a) Norte, Sul,
Centro Norte, Sudoeste e Nordeste.
(b) Norte,
Sudeste, Centro Sul, Noroeste e Oeste.
(c) Norte,
Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul.
(d) Norte,
Centro Leste, Sul, Nordeste e Leste
4. A
distribuição populacional no território brasileiro ocorre de forma irregular,
sendo algumas regiões com muitos habitantes e outras com população pequena. A
região brasileira mais populosa e povoada é o
(a) Nordeste.
(b) Sudeste.
(c) Sul.
(d) Norte
5. Observe a
imagem abaixo:
A charge acima faz referência a um fenômeno chamado êxodo rural. Marque a alternativa que explica o que é o êxodo rural.
(a) Movimento
de migração de saída de uma cidade e ida para outra cidade.
(b) Movimento
de migração de saída do campo e ida para outra localidade no Campo.
(c) Movimento
de migração de saída da cidade e ida para o campo.
(d) Movimento
de migração de saída do campo e ida para a cidade.
6. A
participação feminina no mercado de trabalho brasileiro está se tornando cada
vez mais expressiva. Conforme observamos no gráfico abaixo, de cada 100 pessoas
que estão inseridas no mercado de trabalho, 43 delas são mulheres.
Um dos fatores
que intensificam a participação das mulheres no mercado de trabalho é:
(a) a alta
expectativa de vida feminina.
(b) o aumento
da escolaridade.
(c) a
diminuição do número de filhos.
(d) a grande
quantidade de vagas de empregos no Brasil.
7. O
avanço dos projetos agropecuários causa desmatamento e queimadas, com graves
consequências para a flora e a fauna, além de erosão do solo e assoreamento de
rios. Podemos destacar ainda os efeitos desse avanço sobre a população local,
como, por exemplo,
(a) a expulsão
dos indígenas de suas terras, conflitos de territorialidade e disputas por
territórios.
(b) a inclusão
dos indígenas nas reservas, que estão cada vez mais protegidas.
(c) a expulsão
de garimpeiros das terras indígenas, que acabam com os conflitos da região.
(d) a expulsão
dos agricultores, que agridem o meio ambiente.
8. Muito se
fala da Agricultura Sustentável, sustentabilidade, etc. O objetivo básico da
Unidade de uso sustentável é
(a) degradar o
meio ambiente, sem se preocupar com a sua conservação.
(b) utilizar
todos os recursos naturais da região, para obter somente o lucro
(c) não
utilizar de forma alguma os recursos naturais de uma região, para que nunca
acabe.
(d) conciliar o
uso de parte dos seus recursos com a conservação da natureza.
9. No
início da colonização, os portugueses estabeleceram‑se na faixa litorânea,
explorando
(a) o pau‑brasil
da Mata Atlântica.
(b) a
cana-de-açúcar.
(c) o ouro em
Minas Gerais.
(d) o gado no
sertão nordestino
10. Apesar
das Revoluções Industriais ocorridas em alguns países europeus, nos Estados
Unidos e no Japão, entre os séculos XVIII e XX, o Brasil, mesmo após a sua
independência política de Portugal, em 1822, continuou
(a) como
fornecedor de produtos primários para o mercado mundial até meados do século
XX.
(b) como
explorador de pau-brasil, que continuava em abundância em todo território.
(c) como
fornecedor de mão-de-obra escrava.
(d) como
consumidor dos produtos asiáticos.
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