Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Atividade de História - 2º ano do Ensino Médio

Item 1 – Analise as preposições abaixo que se referem a Revolução Industrial.

I – Existência de grandes reservas de carvão.
II – Poderosa frota mercante.
III – Maior liberdade de iniciativa ( regime parlamentar )
V – Acumula de capitais.

As preposições explicam os fatores que fizeram de qual país pioneiro na revolução industrial?

 (A ) Holanda               
(B) Inglaterra               
(C) Alemanha
(D) França
(E) Espanha
Item 2 – Assinale com ( 1 ) dos fatos que se ferem à primeira fase da Revolução Industrial e com ( 2 ) os que se referem a segunda fase.

(     ) A industrialização espalhou-se pela Europa, Estados Unidos e Japão.
(     )Aperfeiçoamento das máquinas a vapor.
(     ) Desenvolvimento da indústria  de tecidos de algodão, na Inglaterra, com a utilização do tear mecânico.
(     ) Utilização do aço e da energia elétrica e desenvolvimento dos produtos químicos.
(     ) A invenção do motor a explosão, da locomotiva elétrica.

A seqüência correta é:
(A) 2,1,1,2 e 2.         
(B) 2,1,2,1 e 2          
(C) 2,1,1,2 e 1
(D) 1,2,2,1 e 1
(E) 1,2,1,2 e 2
Item 3 – Indique a opção que apresenta considerações sobre a real importância da Revolução Industrial na vida e na história do homem.

(A) A Revolução Industrial foi um Fenômeno puramente inglês, não provocando mudanças em outras nações.
(B) Os novos recursos disponíveis após a Revolução Industrial não melhoram as condições de vida urbana.
(C) As inovações tecnológicas passaram a ter aplicações na vida do homem, promovendo situações que acentuaram as desigualdades sociais.
(D) A revolução Industrial estimulou a propriedade privada, a igualdade social e política.
(E) A Revolução Industrial melhorou a vida do homem no campo, aumentando sua população.

Texto para o item 4
No final do século XVIII e início do século XIX ocorreram vários protestos de operários, que se caracterizavam por ações de quebra das máquinas, que consideravam responsáveis pelo desemprego e baixo salário.

Item 4 – Esses movimentos operários foram designados com o nome de:

(A) Anarquismo          
(B) Ludismo                
(C) Sindicalismo
(D) Alienação
(E) Liberalismo

Item 5 – A Revolução Industrial caracterizou-se por uma evolução tecnológica e por uma verdadeira revolução social.

I – Pode ser considerada essencialmente a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial.
II – Do trabalho artesanal para o trabalho assalariado
III – Foi determinada por fatores econômicos; acúmulo de capitais e fornecedores de matéria-prima.
IV – Contou com a ciência e a tecnologia.

Deve-se dizer que estão corretas:
(A) I e II apenas
(B) II e III apenas
(C) I e IV apenas
(D) III e IV apenas
(E) Todas estão corretas.

Texto para item 6

Em tempos de revolução nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da bastilha em 14 de julho de 1789  ratificou a queda do despotismo e foi saudada em todo o mundo como princípio de libertação.

Item 6 – O texto faz uma referência a:

(A) Revolução Inglesa       
(B) Revolução Gloriosa
(C) Revolução Francesa
(D) Revolução Socialista
(E) Revolução Americana

Texto para o item 7
Em 26 de agosto de 1789 foi promulgada a “Declaração dos Direitos do homem e do cidadão”.

Item 7 – Essa Declaração, que se tornou famosa, é um símbolo da:

(A) Revolução Inglesa
(B) Revolução das Treze colônias Inglesas na América.
(C) Revolução Russa
(D) Revolução Francesa
(E) Revolução Gloriosa

Texto para os itens 8 e 9.
A organização social do antigo regime na França era formada pelo rei ( poder absoluto ), 1º  Estado
 ( Clero) 
2º  Estado ( Nobreza ) e 3º Estado ( Burguesia, trabalhadores urbanos  camponeses )

Item 8 – Essa Estrutura social rigidamente hierarquizada gerou:

(A) Uma forte desigualdade social e a defesa dos privilégios do primeiro e segundo estado.
(B) Assegurava os direitos iguais a todos os cidadãos  franceses.
(C) A garantia de liberdade individual de comércio
(D) A liberdade de expressão religiosa.
(E) Assegurava a distribuição da riqueza de forma igualitária.

Item 9 – Quem sustentava com os impostos toda a máquina estatal, era:

(A) O 1º Estado (Clero)
(B) O 2 º Estado ( Nobreza )
(C) O poder absoluto ( rei )
(D) O 3º Estado ( Trabalhadores urbanos, camponeses )
(E) Os magistrados

Item 10 – Que filósofos respectivamente se preocuparam com as questões sobre a população e o salário?
(A) Thomas Malthus e David Ricardo
(B) Adam Smith e John Lock
(C) Jean – Jacques Rousseau e Thomas Malthus
(D) David Ricardo e Adam Smith

(E) David Ricardo e John Lock

16 comentários:

  1. Vamos ler e pesquisar é quando saberemos o gabarito

    ResponderExcluir