Texto Para o item 1
Ao
fim da Segunda Guerra Mundial, foi tomada a decisão de dividir a Alemanha em
quatro zonas de ocupação, que seriam governadas pela Rússia, Inglaterra,
Estados Unidos e França a partir de 1945.
Item 1 – Essa divisão ocorreu
durante a conferência de
(
A ) Potsdam
(
B ) Yalta
(
C ) Teerã
(
D ) Casablanca
(
E ) São Francisco
Texto para o item 2
No
dia 8 de maio de 1945 deu-se a completa rendição da Alemanha. Esse dia ficou
considerado como o Dia da Vitória na Europa. No entanto no Extremo Oriente a
guerra prosseguia por mais quatro meses, até a rendição do Japão em setembro de
1945.
Item 2 – A rendição do Japão
se deu pelo fato.
(A) Da rendição incondicional e conjunta da
Alemanha, Itália e Japão.
(B) Da explosão das bombas atômicas em
Hiroxima e Nagasaki.
(C) Da reunião de São Francisco, onde se
estabeleceu as bases para a ONU.
(D) De acordo com a Itália e o Japão e a
rendição incondicional da Alemanha.
(E) De acordo com a Itália e a tomada de
Berlim pelas tropas soviéticas.
Texto para o item 3
Sobre
o processo de antecedentes, causas e conseqüências do grande conflito que
atingiu a Europa e o mundo, Segunda Guerra Mundial de 1938 a 1945, analise V
para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(A) É considerado um antecedente da Segunda Guerra
Mundial, as imposições do Tratado de Versalhes impostas a Alemanha ao fim da
Primeira Guerra Mundial.
(B) Invasão da Polônia pela Alemanha em 1º de
setembro de 1939 deu início ao grande conflito mundial.
(C) Após o fim da Segunda Guerra Mundial
foi
criada em 1945 a Liga das Nações, que conseguiu manter a paz Mundial.
(D) Uma das mais sangrentas batalhas ocorridas
na Segunda Guerra Mundial, ocorreu em Stalingrado, que colocou fim ao mito da
invencibilidade alemã.
(E) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o
Socialismo expandiu-se pela Europa e pelo mundo.
Identifique
a seqüência correta.
(A) F,F,V,V e F
(B) V,F,V,V e F
(C) V,V,F,V e F
(D) F,F,F,V e F.
(E) V,V,V,E,e V
Texto para o item 4
O
fim da Segunda Guerra Mundial coincidiu com uma nova era da tecnologia e da
ciência, representada por amplos avanços em diversas áreas do conhecimento em
curto lapso de tempo.
Item 4 – Sobre a dimensão
técnico – científica de pós-guerra, considere as seguintes afirmações.
I
– A ciência pura foi desenvolvida principalmente por países ricos.
II
- Após Hiroshima, os Estados vencedores da Segunda Guerra decidiram proibir
pesquisas na área de energia nuclear.
III
– O domínio das tecnologias de processamento de dados assegurou os Estados
Unidos e ao Japão posição de destaque na área da comunicação.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I
(B) Apenas II
(C) Apenas III
(D) Apenas I e III
(E) I, II e III
Item 5 – Do ponto de vista dos
Estados Unidos, as bombas lançadas e Hiroshima e Nagasaki visavam.
(A) A abreviar a guerra com o Japão e a provar
aos países europeus a sua superioridade econômica.
(B) A concretizar o atendimento diplomático
com o Japão e a Alemanha, com vistas à consolidação da paz.
(C) A encerrar a guerra com menos custos de
vidas humanas para os dois lados do conflito.
(D) A testar nova tecnologia militar e a
inaugurar o exercício do poder sem utilização de técnicas de terror.
(E) A sinalizar para a URSS o seu poderio
bélico e a terminar a guerra sem maior custos de tropas e armas americanas.
Texto para o item 6
O
código Eleitoral de 1932, criado por Getúlio Vargas, significou um avanço importante
em termos de exercício da democracia no Brasil.
Item 6 – Entre as medidas
nele consagradas estavam.
(A) Direito ao voto para maiores de 18 anos,
direito de voto aos analfabetos e as mulheres.
(B) Introdução do voto secreto, direito de
voto para maiores de 18 anos e direito de voto para os analfabetos.
(C) Criação da Justiça eleitoral, voto
censitário e direito de voto para maiores de 18 anos.
(D) Voto censitário, direito de voto para os
analfabetos, introdução do voto secreto.
(E) Introdução do voto secreto, criação da
justiça eleitoral, direito de voto para mulheres.
Item 7 – O governo de Getúlio
Vargas, durante o qual foi instituído do Estado Novo, terminou em outubro de
1945 por.
(A) Fim do mandato
(B) Renúncia
(C) Morte natural
(D) Deposição por golpe militar
(E) Suicídio
Texto para o item 8
O
governo de Vargas foi dividido pelos historiadores e três períodos: Governo Provisório, Governo
Constitucional e Governo Ditatorial ou Estado Novo.
Item 8 – O golpe de estado de
Getúlio Vargas, que institui o Estado Novo ( 1937-1945), usou, como pretexto
para sua realização.
(A) O perigo que representava para a Nação a
penetração das direita nas Forças Armadas.
(B) O desejo de conter a ideologia apresentada pela Ação
Integralista Brasileira.
(C) a inquietação social que existia no
Nordeste em virtude de alta do custo de vida.
(D) a possibilidade de uma revolução
comunista, conforme constava de um documento em poder do governo-o Plano Cohen.
(E)
a necessidade de conter a agitação política promovida pela Aliança Liberal nos
grandes centros urbanos.
Item 9 – A instituição do salário-mínimo
no Brasil ocorreu durante o governo de:
(A) Eurico Gaspar Dutra
(B) João Café Filho
(C) Getúlio Vargas
(D) João Goulart
(E) Jânio Quadro
Texto para o item 10
Creio
em Getúlio Vargas, todo-poderoso, criador das leis trabalhista.
Creio
no Rio Grande do Sul e no seu filho, nosso patrono o qual foi concebido pela
Revolução de 30(...) e trabalhador com a
Item 10 – O texto refere-se a
relação entre Vargas e trabalhador com a criação da CLT (Consolidação das Leis
do Trabalho) que determinava:
(A) o salário-mínimo, férias, pensões, horas
de trabalho, entre outras medidas.
(B) Apenas o direito de greve, sem a
intervenção do Estado.
(C) a garantia das leias apenas para os
trabalhadores urbanos, sem intervenção do Estado.
(D) que não houvessem negociações com os
patrões e somente com o governo.
(E) a garantia das leis apenas a partir da
Constituição de 1988.
cade a porra do gabaiirto
ResponderExcluirpreciso deste gabarito . alguém
ResponderExcluirme ajuda por favor