Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Atividade de História - 3º ano do Ensino Médio

Texto Para o item 1

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, foi tomada a decisão de dividir a Alemanha em quatro zonas de ocupação, que seriam governadas pela Rússia, Inglaterra, Estados Unidos e França a partir de 1945.

Item 1 – Essa divisão ocorreu durante a conferência de
( A ) Potsdam
( B ) Yalta
( C ) Teerã
( D ) Casablanca
( E ) São Francisco

Texto para o item 2

No dia 8 de maio de 1945 deu-se a completa rendição da Alemanha. Esse dia ficou considerado como o Dia da Vitória na Europa. No entanto no Extremo Oriente a guerra prosseguia por mais quatro meses, até a rendição do Japão em setembro de 1945.

Item 2 – A rendição do Japão se deu pelo fato.

 (A) Da rendição incondicional e conjunta da Alemanha, Itália e Japão.
 (B) Da explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki.
 (C) Da reunião de São Francisco, onde se estabeleceu as bases para a ONU.
 (D) De acordo com a Itália e o Japão e a rendição incondicional da Alemanha.
 (E) De acordo com a Itália e a tomada de Berlim pelas tropas soviéticas.

Texto para o item 3

Sobre o processo de antecedentes, causas e conseqüências do grande conflito que atingiu a Europa e o mundo, Segunda Guerra Mundial de 1938 a 1945, analise V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 (A) É considerado um antecedente da Segunda Guerra Mundial, as imposições do Tratado de Versalhes impostas a Alemanha ao fim da Primeira Guerra Mundial.
 (B) Invasão da Polônia pela Alemanha em 1º de setembro de 1939 deu início ao grande conflito mundial.
 (C) Após o fim da Segunda Guerra Mundial
foi criada em 1945 a Liga das Nações, que conseguiu manter a paz Mundial.
 (D) Uma das mais sangrentas batalhas ocorridas na Segunda Guerra Mundial, ocorreu em Stalingrado, que colocou fim ao mito da invencibilidade alemã.
 (E) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Socialismo expandiu-se pela Europa e pelo mundo.

Identifique a seqüência correta.

 (A) F,F,V,V e F
 (B) V,F,V,V e F
 (C) V,V,F,V e F
 (D) F,F,F,V e F.
 (E) V,V,V,E,e V


Texto para o item 4

O fim da Segunda Guerra Mundial coincidiu com uma nova era da tecnologia e da ciência, representada por amplos avanços em diversas áreas do conhecimento em curto lapso de tempo.

Item 4 – Sobre a dimensão técnico – científica de pós-guerra, considere as seguintes afirmações.

I – A ciência pura foi desenvolvida principalmente por países ricos.
II - Após Hiroshima, os Estados vencedores da Segunda Guerra decidiram proibir pesquisas na área de energia nuclear.
III – O domínio das tecnologias de processamento de dados assegurou os Estados Unidos e ao Japão posição de destaque na área da comunicação.

Quais estão corretas?

 (A) Apenas I
 (B) Apenas II
 (C) Apenas III
 (D) Apenas I e III
 (E) I, II e III

Item 5 – Do ponto de vista dos Estados Unidos, as bombas lançadas e Hiroshima e Nagasaki visavam.
 (A) A abreviar a guerra com o Japão e a provar aos países europeus a sua superioridade econômica.
 (B) A concretizar o atendimento diplomático com o Japão e a Alemanha, com vistas à consolidação da paz.
 (C) A encerrar a guerra com menos custos de vidas humanas para os dois lados do conflito.
 (D) A testar nova tecnologia militar e a inaugurar o exercício do poder sem utilização de técnicas de terror.
 (E) A sinalizar para a URSS o seu poderio bélico e a terminar a guerra sem maior custos de tropas e armas americanas.

Texto para o item 6

O código Eleitoral de 1932, criado por Getúlio Vargas, significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil.

Item 6 – Entre as medidas nele consagradas estavam.

 (A) Direito ao voto para maiores de 18 anos, direito de voto aos analfabetos e as mulheres.
 (B) Introdução do voto secreto, direito de voto para maiores de 18 anos e direito de voto para os analfabetos.
 (C) Criação da Justiça eleitoral, voto censitário e direito de voto para maiores de 18 anos.
 (D) Voto censitário, direito de voto para os analfabetos, introdução do voto secreto.
 (E) Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para mulheres.

Item 7 – O governo de Getúlio Vargas, durante o qual foi instituído do Estado Novo, terminou em outubro de 1945 por.

 (A) Fim do mandato
 (B) Renúncia
 (C) Morte natural
 (D) Deposição por golpe militar
 (E) Suicídio

Texto para o item 8

O governo de Vargas foi dividido pelos historiadores e  três períodos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Governo Ditatorial ou Estado Novo.

Item 8 – O golpe de estado de Getúlio Vargas, que institui o Estado Novo ( 1937-1945), usou, como pretexto para sua realização.

 (A) O perigo que representava para a Nação a penetração das direita nas Forças Armadas.
 (B) O desejo de  conter a ideologia apresentada pela Ação Integralista Brasileira.
 (C) a inquietação social que existia no Nordeste em virtude de alta do custo de vida.
 (D) a possibilidade de uma revolução comunista, conforme constava de um documento em poder do governo-o Plano Cohen.
(E) a necessidade de conter a agitação política promovida pela Aliança Liberal nos grandes centros urbanos.

Item 9 – A instituição do salário-mínimo no Brasil ocorreu durante o governo de:

 (A) Eurico Gaspar Dutra
 (B) João Café Filho
 (C) Getúlio Vargas
 (D) João Goulart
 (E) Jânio Quadro

Texto para o item 10

Creio em Getúlio Vargas, todo-poderoso, criador das leis trabalhista.
Creio no Rio Grande do Sul e no seu filho, nosso patrono o qual foi concebido pela Revolução de 30(...) e trabalhador com a

Item 10 – O texto refere-se a relação entre Vargas e trabalhador com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que determinava:

 (A) o salário-mínimo, férias, pensões, horas de trabalho, entre outras medidas.
 (B) Apenas o direito de greve, sem a intervenção do Estado.
 (C) a garantia das leias apenas para os trabalhadores urbanos, sem intervenção do Estado.
 (D) que não houvessem negociações com os patrões e somente com o governo.

 (E) a garantia das leis apenas a partir da Constituição de 1988.

2 comentários: