Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atividade - 6º ano - História - dezembro 2013

1-O período monárquico  Romano iniciou-se com a fundação da cidade de Roma e terminou em 509 a.C., quando
uma revolta da aristocracia depôs o último rei   na qual era conhecido por
a) Os bárbaros invadiram Roma, em 476;
b)O Senado atribuiu a Otávio o título de imperador;
c)Teodósio dividiu o império entre seus dois filhos, em 395 d.C.;
d)Tarquínio o Soberbo

2-Um triunvirato ou troika é uma associação política entre três homens em pé de igualdade. A palavra triunvirato originou-se a partir de dois radicais do latim: trium- (três) e vir (homem).Ao longo da história ocorreram vários triunviratos, todos eles de pouca duração. Na história de Roma existiram dois triunviratos.O primeiro Triunvirato se formou quando o senado não conseguia impor sua autoridade, três líderes militares populares como
a)Pompeu, Crasso e Júlio César, em 60 a.C..
b) Júlio Carlos e Pompeo, em 60 a.C..
c) Marco Licínio e Crasso, em 60 a. C..
d)Júlio César e João Otávio, em 60 a.C..

3- Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a. C. ,localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. Neste período surgiu o Cesarismo/cesarista  que são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder
a)Teocrático.
b)Autocrático.
c)Aristocrático.
d)Burocrático.

4- Leia o trecho abaixo.
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."                                                                      
(Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)
*Leia as afirmativas abaixo.
I. Apenas os filhos de ricos têm uma boa instrução.
II. A educação romana tinha como uma de suas metas o aprendizado da obediência.
III. Um bom romano deveria saber manejar uma espada e cavalgar.
*Estão corretas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.

5- Assumindo o Império Romano, Otávio Augusto, passou a ter um papel mais importante que o do Senado. Augusto estendeu os domínios do Império aos países situados ao sul do rio Danúbio, no oriente anexou a Galácia e Judéia, ficando soberando aos armênios.Na parte administrativa, novos impostos foram criados sobre heranças e vendas, o que aumentaria as arrecadações do Estado. No quesito social instituiu uma escala econômica na qual cidadãos teriam direitos políticos conforme suas rendas, diferentemente do que ocorria que era conforme o nascimento suas classes.                          
*O trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:
a) Monarquia Grega.   

b) Alto Império Romano.      
c) Alta República Romana.        
d) Baixo Império Romano.    

5 comentários:

  1. que lixo nota:00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    ResponderExcluir
  2. perfeito. de acordo com as aulas ministradas em sua sala de aula. aproveitei bastante para meus alunos. obrigada

    ResponderExcluir