ELABORAR PROVA | EXEMPLOS DE PROVAS | EXEMPLOS DE QUESTÕES DE PROVA
Neste artigo serão dadas algumas dicas para você inovar na
elaboração e aplicação de provas escritas
INTRODUÇÃO
Segundo Perrenoud, a avaliação formativa “é toda a avaliação que
ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da
regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto
educativo” (PERRENOUD, 1999).
Por esse ponto de vista, a prática avaliativa deve ser um processo
que associe:
estratégias variadas, tais como: TRABALHOS EM GRUPO, ESTUDOS DO
MEIO, AUTOAVALIAÇÃO, PESQUISAS, LIÇÕES DE CASA, PROJETOS CULTURAIS.
instrumentos variados, tais como: PROVA ESCRITA (OBJETIVA E/OU
DISSERTATIVA), SEMINÁRIOS, RELATÓRIOS, DEBATES, EXPERIMENTOS, JORNAL FALADO,
PRODUÇÕES DE TEXTO, PAUTA DE OBSERVAÇÃO.
Por uma questão cultural, a prova escrita tornou-se o instrumento
dominante de avaliação e muito pouca inovação tem-se agregado a ela. Uma
prática avaliativa ancorada apenas em provas escritas deixa de contemplar a
gama de habilidades e recursos cognitivos que os alunos poderiam mobilizar se
fossem também avaliados por meio de outros instrumentos, como os citados acima.
Devido à dominância da prova escrita, no presente artigo você
encontrará um roteiro de como elaborar uma prova diferente, mais
contextualizada e que favoreça a aprendizagem do seu aluno.
COMO ELABORAR UMA PROVA
Ao se sentar na frente do seu computador e elaborar uma prova,
você, professor, deverá responder às seguintes perguntas:
1) O QUE ESPERO
QUE MEU ALUNO TENHA APRENDIDO?
Esse é o primeiro e
fundamental ponto a ser especificado com clareza. Normalmente o professor se
baseia no conteúdo dado para formular sua prova. Por exemplo: “turma, semana
que vem vou dar uma prova sobre astronomia”. Até que ponto está claro para o
aluno o que ele tem de aprender, e para o professor o que ele tem de avaliar?
Ficaria mais claro para
ambas as partes se o professor, em vez de pensar numa “prova sobre astronomia”,
pensasse numa prova em que avaliaria o que os alunos aprenderam sobre “as
explicações para os movimentos celestes dadas pelos modelos geocêntrico e
heliocêntrico”.
2) QUAL O
OBJETIVO DESSA PROVA?
Uma vez estabelecido que
será avaliado o que os alunos aprenderam sobre a “modelos geocêntrico e
heliocêntrico”, o próximo passo é determinar o objetivo da prova. O que,
concretamente, os alunos deverão fazer na prova que assegure ao professor que o
assunto foi aprendido?
Seguindo o nosso exemplo,
podemos estipular como objetivos: comparar as teorias geocêntrica e
heliocêntrica, identificar as datas relacionadas com o movimento aparente do
Sol, relacionar os modelos astronômicos com o pensamento dominante nas
diferentes épocas da História.
3) QUAIS
HABILIDADES SERÃO REQUISITADAS DOS ALUNOS NAS QUESTÕES?
A partir dos objetivos fica
fácil descobrir quais habilidades você deverá exigir dos seus alunos.
No primeiro caso, comparar
os modelos astronômicos, a habilidade exigida é COMPARAR.
No segundo caso,
IDENTIFICAR DADOS E INFORMAÇÕES
No terceiro, ESTABELECER
RELAÇÕES.
4) QUAIS
COMPETÊNCIAS SERÃO EXIGIDAS NAS QUESTÕES?
No caso das aprendizagens
envolvendo astronomia, pode-se dizer que a competência exigida é COMPREENDER OS
MOVIMENTOS CELESTES E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA HUMANA E NA NATUREZA.
5) QUE CONTEXTO
SERÁ DADO NAS QUESTÕES AOS CONTEÚDOS COBRADOS?
Apresente no enunciado da
questão um texto de apoio ou de repertório, um artigo científico, jornal ou
revista, um diagrama ou esquema que remeta o aluno à questão, aproximando-o do
tema abordado.
6) EXISTEM
QUESTÕES INTERDISCIPLINARES?
Procure saber se o tema em
questão apresenta pontos de contato com outras disciplinas. Por exemplo, os
modelos astronômicos estão fortemente ligados aos momentos históricos da
Biblioteca de Alexandria e do Renascimento Científico que são temas da
disciplina História.
7) EXISTEM
QUESTÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DE DIFICULDADE?
É importante dosar a mão
nas questões. Quase sempre se trabalha com salas heterogêneas e diferentes
níveis de aprendizagem. Por isso uma prova escrita deve ter um certo número de
questões de nível fácil, outras de nível médio e algumas de nível mais difícil.
Também é importante que esteja assinalado na questão o seu nível de
dificuldade.
8) É EXPLORADA
A CAPACIDADE DE LEITURA E ESCRITA DO ALUNO?
Se você só utiliza testes
nas suas provas não há como avaliar a capacidade do seu aluno escrever. Se não
há textos fundamentando as questões também não avalia a leitura e interpretação.
Por isso, mescle questões testes e dissertativas, e elabore enunciados que
exijam bom domínio de leitura e interpretação de texto.
9) SÃO
EXPLORADAS OUTRAS FORMAS DE INTELIGÊNCIA (PICTÓRICA, ESPACIAL, INTRAPESSOAL)?
Quando você utiliza em vez de
apenas textos escritos outras formas de textos como tirinhas, charges, imagens
de obras de artes, infográficos, poderá explorar a dimensão pictórica da
inteligência do seu aluno.
10) EXPLICITA
COM CLAREZA OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO?
Ao lado das questões,
coloque o valor de cada uma e o seu nível de dificuldade. Se sua prova vale uma
nota até 10, por exemplo, procure evitar questões com valor 0,75 ou 1,5. Sempre
fica mais claro questões valendo notas redondas. Deixe claros os critérios que
serão utilizados na correção das questões, em especial nas questões
dissertativas, quando considerar o uso da norma culta da língua portuguesa, da
clareza de ideias, adequação ao tema explorado, etc. Faça isso
quantitativamente, para que o aluno possa ter uma ideia do seu desempenho.
Abaixo apresentamos um quadro para CHECK-IN da sua prova antes de
aplicá-las aos alunos e um modelo de prova.
A sua prova:
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Sim
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Não
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Em parte
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Apresenta os objetivos de forma clara aos alunos?
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Demonstra correspondência entre o que se pretende avaliar e o que
é avaliado nas questões?
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Requisita o desenvolvimento de diferentes habilidades e
competências?
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Apresenta os conteúdos de forma contextualizada?
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Relaciona o conteúdo avaliado com as demais áreas de
conhecimento?
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Está com nível e linguagem adequados ao ano e turma?
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A linguagem utilizada está próxima do estudante?
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As questões apresentam comandos claros?
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Apresenta questões que possibilitem o uso do pensamento lógico?
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Apresenta situações de escrita, leitura e interpretação de texto?
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Traz com clareza os critérios de correção de cada questão?
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