Competência de área 1
– Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar
historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da
cultura.
H2 - Analisar a
produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as
manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos
de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as
manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural
e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2
– Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das
relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar
diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os
significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 - Analisar a ação
dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais
e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o
significado histórico-geográfico das organizações políticas
e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a
dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância
da participação da coletividade na transformação da realidade
histórico-geográfica.
Competência de área 3
– Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais,
políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos
e movimentos sociais.
H11 - Identificar
registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o
papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a
atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em
processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar
diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições
sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar
criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área 4
– Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos
processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16 - Identificar
registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho
e/ou da vida social.
H17 - Analisar
fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18 - Analisar
diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações
sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e
apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar
argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas
tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5
– Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os
fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma
atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o
papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as
lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações
ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a
importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6
– Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no
espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em
fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da
vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de
maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em
consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o
uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos
histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a
função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os
com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as
relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas
diferentes escalas.
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