Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

TD História - 6º ano - Araças




1-O período monárquico Romano iniciou-se com a fundação da cidade de Roma e terminou em 509 a.C. Segundo a lenda, como se deu a formação de Roma?

2- Fale sobre os gradeadores.

3- Leia o trecho abaixo.
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."                                                                      (Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)
Qual o objetivo de se formarem bons guerreiros?

4- Assumindo o Império Romano, Otávio Augusto, passou a ter um papel mais importante que o do Senado. Augusto estendeu os domínios do Império aos países situados ao sul do rio Danúbio, no oriente anexou a Galácia e Judéia, ficando soberando aos armênios.Na parte administrativa, novos impostos foram criados sobre heranças e vendas, o que aumentaria as arrecadações do Estado. No quesito social instituiu uma escala econômica na qual cidadãos teriam direitos políticos conforme suas rendas, diferentemente do que ocorria que era conforme o nascimento suas classes.
*O trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:
a) Monarquia Grega.   b) Alto Império Romano.     
c) Alta República Romana.        d) Baixo Império Romano.

5- Durante o período da Monarquia, o primeiro da história de Roma, a divisão social se dava entre três camadas da população. Sobre este período, responda:
a) Quais eram as três camadas sociais?
b) Quem eram os clientes?

6- Roma foi influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a Península Itálica. Dentre as alternativas que seguem, quais dos povos listados abaixo não influenciaram a formação de Roma.

7- Com a implantação da República como fica a situação dos patrícios e dos plebeus?

8- Quais as atribuições que tinham os cônsules?

9- Quem eram os pretores?

 10- Quem eram os édis e quais as suas funções?

11- Quem eram os censores?

12- quais as atribuições dos pretores?

13- destaque alguns aspectos das três Guerras Púnicas.

14- Como se dava o processo de escravidão em Roma?

15- Dentre as lutas sociais em Roma, destaque as mudanças propostas por Tibério Graco. O que aconteceu com Tibério Graco depois de aprovadas essas propostas?

16- Um triunvirato ou troika é uma associação política entre três homens em pé de igualdade. A palavra triunvirato originou-se a partir de dois radicais do latim: trium- (três) e vir (homem). Ao longo da história ocorreram vários triunviratos, todos eles de pouca duração. Na história de Roma existiram dois triunviratos. Quem compunha esses triunviratos?

17- Sobre a sociedade romana, destaque:
a) Religião.
b) família.

18- Como se iniciaram as crises no Império Romano?

19- como se deu a ruralização da Europa?

20- fale sobre a divisão do Império Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário