1-O
período monárquico Romano iniciou-se com a fundação da cidade de Roma e
terminou em 509 a.C. Segundo a lenda, como se deu a formação de Roma?
2- Fale sobre os
gradeadores.
3- Leia
o trecho abaixo.
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar." (Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar." (Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)
Qual o objetivo de se formarem bons guerreiros?
4-
Assumindo o Império Romano, Otávio Augusto, passou a ter um papel mais
importante que o do Senado. Augusto estendeu os domínios do Império aos países
situados ao sul do rio Danúbio, no oriente anexou a Galácia e Judéia, ficando
soberando aos armênios.Na parte administrativa, novos impostos foram criados
sobre heranças e vendas, o que aumentaria as arrecadações do Estado. No quesito
social instituiu uma escala econômica na qual cidadãos teriam direitos
políticos conforme suas rendas, diferentemente do que ocorria que era conforme
o nascimento suas classes.
*O
trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:
a) Monarquia Grega. b) Alto Império Romano.
a) Monarquia Grega. b) Alto Império Romano.
c) Alta República Romana. d) Baixo Império Romano.
5- Durante
o período da Monarquia, o primeiro da história de Roma, a divisão social se
dava entre três camadas da população. Sobre este período, responda:
a) Quais
eram as três camadas sociais?
b) Quem
eram os clientes?
6- Roma foi
influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a
Península Itálica. Dentre as alternativas que seguem, quais dos povos listados
abaixo não influenciaram a formação de Roma.
7- Com a implantação
da República como fica a situação dos patrícios e dos plebeus?
8- Quais as atribuições que tinham os
cônsules?
9- Quem eram os pretores?
10- Quem eram os édis e quais as suas
funções?
11- Quem eram os censores?
12- quais as atribuições dos pretores?
13- destaque alguns aspectos das três Guerras
Púnicas.
14- Como se dava o processo de escravidão em
Roma?
15- Dentre as lutas sociais em Roma, destaque
as mudanças propostas por Tibério Graco. O que aconteceu com Tibério Graco
depois de aprovadas essas propostas?
16- Um triunvirato ou
troika é uma associação política entre três homens em pé de igualdade. A
palavra triunvirato originou-se a partir de dois radicais do latim: trium-
(três) e vir (homem). Ao longo da história ocorreram vários triunviratos, todos
eles de pouca duração. Na história de Roma existiram dois triunviratos. Quem
compunha esses triunviratos?
17-
Sobre a sociedade romana, destaque:
a)
Religião.
b)
família.
18- Como se iniciaram
as crises no Império Romano?
19-
como se deu a ruralização da Europa?
20- fale
sobre a divisão do Império Romano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário