Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Atividade - 7º ano - Geografia - dezembro - 2013



1. O Sul do Brasil, apesar de ocupar a menor extensão territorial entre as regiões brasileiras, é segunda região economicamente mais rica do país, mostrando-se inferior apenas ao Sudeste. Apresenta uma economia dinâmica e com o uso de tecnologia nos diferentes setores. Caracterize as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Sul.

2. "A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao auto-abastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários.
A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".
Este texto refere-se à agricultura
a) da Região Sul.
b) da Região Centro-Oeste.
c) do Estado de São Paulo.
d) da Região Nordeste

3. A região Sul apresenta grande número de descendentes de imigrantes europeus, devido :
a) ( ) O governo brasileiro promover o povoamento dessa região por meio do assentamento
de imigrantes europeus para assegurar a posse das terras.
b) ( ) Os imigrantes europeus invadirem as terras para exercer a atividade agropecuária.
c) ( ) Os imigrantes terem vencido o conflito com os povos indígenas que habilitavam a
região.
d)( ) Os imigrantes europeus e seus descendentes colonizarem as terras da região para implantar a cultura europeia no país.

4. Quais foram os principais povos imigrantes que vieram para a região sul?
a)Italianos e Suecos
b) ucranianos e Portugueses
c) Italianos e Alemães
d) Portugueses e Alemães

5. Quais são os fenômenos climáticos do inverno da região Sul do Brasil?
a) Sol e calor
b) Calor e chuva
c) Geada e neve
d) Frio e calor
Leia o trecho da reportagem a seguir e responda as questões.
Sob fogo cerrado
O Cerrado éa vegetação típica do Planalto Central brasileiro. Do ponto de vista do relevo, o Planalto éuma espécie de tablado que se eleva a altitudes entre 800 e 1 200 metros acima do nível do mar. Por ser plano, éideal para a agricultura mecanizada e para a pecuária extensiva.
Nos últimos 30 anos, grandes áreas de Cerrado foram queimadas para dar lugar a plantações de grãos e para a formação de pastagens. Como a região tem uma estação de seca muito longa, que atinge o ponto máximo em agosto, basta uma fagulha para que imensas áreas de floresta se transformem em cinzas em questão de horas. O resultado éque restam, hoje, apenas 20% da sua cobertura original.
O contínuo desaparecimento do Cerrado coloca em risco outros ecossistemas. Isso porque boa parte dos rios brasileiros nasce nas áreas mais elevadas do Planalto Central e, depois, segue para as bacias do Prata, do São Francisco e da Amazônia. Ou seja, tudo o que acontece no Cerrado influi, mais cedo ou mais tarde, no resto do país. O desaparecimento das matas junto às nascentes diminui a vazão dos rios, provocando escassez de água. Outro efeito do desmatamento é o assoreamento – redução da profundidade do leito – dos rios, um problema já sentido gravemente no Pantanal. Além disso, a aplicação de fertilizantes e pesticidas está poluindo as águas que depois vão irrigar áreas naturais importantes ou servirão de consumo para as populações urbanas.
Na corda bamba .Revista  SuperInteressante. Edição 039, dez. 2001, p. 26 e 27.
a) Que aspectos naturais tornam o Cerrado um lugar atrativo para o desenvolvimento da pecuária
e da agricultura mecanizada?
b) Explique como o desaparecimento do Cerrado pode colocar em risco outros ecossistemas brasileiros:
c) Comente os danos ambientais sofridos pelos rios do Cerrado

6. Leia com atenção o texto sobre o turismo na Região Sul e responda as questões.
Bento Gonçalves (RS)
In vino veritas! Expressão grega, Vinho é verdad!. Ir a Bento Gonçalves é uma experiência fascinante. A região onde se encontra a cidade é o berço da imigração europeia no estado e cultiva todos os costumes de lá [da Europa], principalmente no que se refere aos vinhos. Mas isso é apenas uma das muitas atrações existentes na cidade...
Já no caminho é possível ter uma ideia do que se encontra por lá. Parreiras e muito verde, no ar bucólico e tranquilo da linda cidade. Com 105 mil habitantes, a cidade tem bons hotéis, grande quantidade de restaurantes e uma privilegiada natureza. Agências locais operam atividades de ecoturismo e esportes radicais, como rafting, vôo livre e off road.
http://www.turismobrasil.gov.br/promocional/destinos/B/Bento_Goncalves.html, acesso em 16/06/2010)
a) De acordo com o descrito no texto, quais atrações naturais e culturais a cidade de Bento Gonçalves oferece aos turistas?
b) De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre o turismo na Região Sul, os atrativos de Bento Gonçalves podem ser atribuídos a outras cidades da região? Justifique a sua resposta.
c) Para que tipo de leitor esse texto é destinado? Como você chegou a essa conclusão?



Nenhum comentário:

Postar um comentário