Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Artes


1ª) A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros. Com base nessas informações e nos seus estudos sobre a história da arte é INCORRETO afirmar:
a) A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.
b) Desde a pré-história, na pintura rupestre, verificamos a necessidade do homem em representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção.
c) A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo.
d) Cada expressão artística possui significado múltiplo e diferente.

2ª) A arte ______________ surgiu da mistura de outros estilos e se inicia desde o período da Pré-História há mais de 5 mil anos, até a arte primitiva. Ela também foi influenciada pelo estilo artístico de outras sociedades.
a) europeia
b) rupestre
c) brasileira
d) asiática

3ª) Sobre a história da arte brasileira é CORRETO afirmar:
a) Na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia cerca de 5 mil índios.
b) O Brasil transformou-se em colônia de Portugal, depois da chegada de Cabral e eram feitas construções simples, como as feitorias, várias vilas, engenhos de açúcar como representação da arte.
c) Na invasão dos holandeses que ficaram no nordeste do Brasil por quase 25 anos, no início de 1624, se instalou uma cultura vinda dos povos africanos.
d) Artistas e cientistas vieram para o Recife, trazendo a cultura Chinesa.

4ª) Outro estilo que surgiu foi o __________, ligado ao catolicismo. A influência da Missão Artística Francesa, no início do século XIX, quando a família real veio ao Brasil foi intensa. A população começou a imitar a cultura europeia. Eram pintados retratos da família real e algumas imagens dos índios brasileiros.
a) barroco
b) romantismo
c) realismo
d) impressionismo

5ª) Sobre a história da Arte pré-histórica é CORRETO afirmar que:
a) A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros hominídeos, entre 1.000.000 até 4000 d.C.
b) Existe muitos documentos escritos revelando algo sobre esse período.
c) Nos primórdios da humanidade, a formação da Terra, de acordo com os cientistas, é de cinco bilhões de anos. Já o início da vida na Terra começou a se formar depois de um bilhão de anos.
d) A Pré-História, conhecida também como Idade da Pedra ou Paleolítico Superior, foi o período mais curto da época, é dividido em três períodos.

6ª) De acordo com os períodos da pré-história, relacione corretamente:
(1) Paleolítico inferior
(2) Paleolítico superior
(3) Neolítico
(   ) por volta do ano 10.000 a.C. (objetos feitos de pedra polida, início da agricultura, artesanato, construção de pedra e a primeira arquitetura).
(   ) de 5.000 até 3.500 a.C. surge a idade dos metais, o final desse período, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, invenção da roda, da escrita e do arado de bois.
(   ) aproximadamente 30.000 a.C. (pinturas e esculturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira).
(   ) até 500.000 a.C. (caça e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, controle do fogo e surgimento dos primeiros hominídeos).
A sequência correta é:
a) 2 – 3 – 3 – 1
b) 3 – 3 – 1 – 2
c) 3 – 3 – 2 – 1
d) 1 – 2 – 3 – 2

7ª) O _____________ era a forma dos primeiros artistas da Pré- História registrarem aquilo que viam.
a) cubismo
b) naturalismo
c) impressionismo
d) realismo

8ª) O período da Idade Antiga se estende de 4000 a.C. 476 d.C. Já haviam vestígios de civilizações bastante avançadas, mostrando estruturas de sociedades escravistas e de servidão coletiva. Sobre esse período da história é CORRETO afirmar:
a) O povo era marcado por uma realidade mística.
b) Esse período iniciou com a escrita avançada e se estendeu até a queda do Império Romano do Oriente.
c) A arte brasileira foi marcada pela escrita avançada que consistia na criação de símbolos, os hieróglifos.
d) Sendo os gregos politeístas e crendo na vida após a morte, sua arte era voltada para a criação de túmulos para faraós, estátuas de deuses, vasos antigos e uma arquitetura baseada em suas crenças.

9ª) A arte ____________ representava o homem como centro da perfeição e das obras de arte. Eram realizadas pinturas, estátuas, edificações e outros monumentos que valorizavam o ser humano em todos os aspectos.
a) romana
b) egípcia
c) grega
d) brasileira

10ª) Influenciados pela cultura Etrusca, a arte __________ estava baseada na cultura greco-helenística. Foi uma arte fundamental que ajudou na preservação da arte grega. Ela se destacou, principalmente, na arquitetura com a construção de monumentos grandiosos, como teatros, templos, casas, etc.
a) romana
b) egípcia
c) grega
d) brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário