Competência
de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1
- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2
- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3
- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
históricos.
H4
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado
aspecto da cultura.
H5
- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio
cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência
de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto
das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6
- Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H7
- Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre
as nações
H8
- Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9
- Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10
- Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância
da participação da coletividade na transformação da realidade
histórico-geográfica.
Competência
de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições
sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos
e movimentos sociais.
H11
- Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12
- Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13
- Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14
- Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e
interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica
acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou
ambientais ao longo da história.
Competência
de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto
nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16
- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização
do trabalho e/ou da vida social.
H17
- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18
- Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações sócio-espaciais.
H19
- Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20
- Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência
de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar
os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente
do indivíduo na sociedade.
H21
- Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22
- Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças
nas legislações ou nas políticas públicas.
H23
- Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das
sociedades.
H24
- Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25
– Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência
de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações
no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
- Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as
relações da vida humana com a paisagem.
H27
- Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico,
levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28
- Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em
diferentes contextos histórico-geográficos.
H29
- Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30
- Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas
diferentes escalas.
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