Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 2 de março de 2016

Artes - Ilustração de textos

A diferença entre Ilustração e Desenho
ilustração geralmente é uma imagem figurativa podendo ser abstrata ou não, porém ela acompanha um caráter explicativo, com o objetivo de acrescentar informações, sintetizar, decorar ou representar visualmente um texto.
Em livros infantis, na maioria das vezes, a ilustração assume o papel mais importante, fazendo com que em uma só imagem o texto seja entendido, esse caso, em cada página. Claro que não diminuo nem excluo a grande importância do texto e do roteiro passado para o ilustrador, mas isto já é outro assunto.
A ilustração funciona como um material ligado a um objeto, no caso o texto. A ilustração é em sua maioria uma atividade profissional, pode ser encomendada por um cliente, seja ele quem for, gerando recursos financeiros ou não. Este é um trabalho conceitual que visa ilustrar qualquer assunto em qualquer método ou técnica.
desenho é uma ilustração descompromissada, é um suporte artístico para qualquer assunto ou ideia. O trabalho feito da mesma forma que a ilustração, porém, sem nenhum objetivo ou texto é apenas um desenho, sendo bonito ou feio, com detalhes ou sem, com acabamento ou não. As formas que surgem do ponto linha ou plano divagam no suporte escolhido para o trabalho.
O trabalho do desenhista, na maioria das vezes, é bidimensional e também uma imitação da realidade podendo ser modificado e transformado com suas próprias características e técnicas usadas. O desenho também pode ser um esboço para uma ilustração. Pode ser a marcação da ideia para um conceito, assim deixando de ser desenho e passando a ser ilustração depois de concluído.
 As ilustrações são formas de expressar várias coisas através de desenhos e imagens, você pode se deparar com uma ilustração em quase todas as coisas, como por exemplo, uma imagem ilustrando um texto, essa imagem irá com certeza tentar mostrar o que o texto está falando, como uma ilustração, como se tentasse explicar o que o texto irá falar sem que você precise ler o conteúdo.
Nos textos e livros infantis, é bem comum a presença de várias ilustrações, já que as crianças assimilam muito melhor as imagens do que as palavras, sem contar que isso estimula a imaginação.
DESENHO ILUSTRATIVO

As primeiras ilustrações surgiram nos manuscritos religiosos e documentais.

Tinham a função de explicar o texto, dar uma ideia do seu conteúdo às pessoas que não sabiam ler, que eram a maioria da população, ou de documentar uma imagem. Com o passar do tempo, o papel da ilustração se ampliou e o ilustrador ganhou autonomia como profissional e artista.

A ilustração pode ser de caráter explicativo, como nos textos técnicos e didáticos, em que sua função é colocar em imagens o que diz o texto, para facilitar a compreensão; mas pode ser também interpretativa, como na literatura. Nesse caso, o ilustrador tem um trabalho mais livre, criativo, dá uma interpretação ao texto e se coloca ao lado do escritor em termos de expressão artística, ampliando e enriquecendo o texto.

Sugestão de Atividade

1. Criação de texto: Escreva um texto de no máximo dez linhas, tem como tema: Uma competição esportiva, um show de música ao ar livre ou a criação de uma história.
2. Ilustre o texto com bastante criatividade.
3- levar textos curtos, infantis, ou de sua preferência.

Algumas dicas para a realização de uma boa ilustração: leia o texto atentamente, destaque os principais fatos ou personagens, estude a combinação de cores antes de aplicá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário