Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 2 de março de 2016

TD GEOGRAFIA 7º ANO MARÇO

1) “O Brasil é um país populoso e pouco povoado”. Interprete essa afirmação explicando as palavras em destaque.

2) Leia o texto abaixo e responda às questões.
Quando nasce uma criança, os pais devem se dirigir ao Cartório de Registro Civil e registrá-la, ou seja, comunicar o nascimento e obter a Certidão de Nascimento, que é o documento oficial da existência dessa criança (principais dados: nome, filiação, quando e onde nasceu). Da mesma forma, quando morre uma pessoa, familiares, de posse de um documento assinado pelo médico que a assistiu, devem se dirigir ao Cartório de Registro Civil e obter o Atestado de Óbito. Todo cartório deve informar ao IBGE o número de nascimentos e mortes ou óbitos ocorridos na área de sua atuação. Possuindo esses dados, funcionários do IBGE calculam as taxas de natalidade e de mortalidade do mês ou do ano.
a) A partir de quais informações o IBGE calcula as taxas mensais e anuais de natalidade e mortalidade?
b) Quais dados principais devem constar na Certidão de Nascimento?

3) Leia o texto e responda às questões.
“[…] Deve-se tomar o cuidado de não confundir fecundidade com fertilidade — esta se refere à capacidade de conceber uma criança. Nem toda mulher fértil é fecunda, pois, entre ser capaz de conceber e haver uma concepção que resulte efetivamente em nascido vivo, há muitos fatores que podem intervir, seja para impedir a gestão, seja durante seu curso, alterando a probabilidade de um nascimento vivo […]” DE PAULA, Sérgio Goes. Morrendo à toa, causas da mortalidade no Brasil. São Paulo: Ática, 2001. p. 63.
a) O que é fertilidade?
b) Fecundidade é o mesmo que fertilidade? Justifique com alguma frase extraída do texto.

4) A respeito da emigração de brasileiros, responda:
a) Na década de 1970, quais incentivos resultaram na emigração de brasileiros para o Paraguai? Como esses emigrantes ficaram conhecidos?
b) Que situação durante a década de 1980 levou a emigração de brasileiros? Aponte dois países de destino desses emigrantes.

5) Leia o trecho do poema abaixo e observe a reprodução do quadro. Em seguida, escreva um texto relacionando o poema, a pintura e seus conhecimentos sobre as migrações internas no Brasil. “E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte Severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte Severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). […]” MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. In: Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977. p. 145-146.

6) Leia o texto a seguir.
“Todos os domínios morfoclimáticos brasileiros abrigam Unidades de Conservação (UCs). Uma Unidade de Conservação é um espaço territorial com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com limites definidos, destinado à preservação e à manutenção da diversidade biológica. […] As Unidades de Conservação podem ser classificadas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.” Fonte: ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas 7. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 36.
Explique as principais diferenças entre Unidade de Proteção Integral e Unidade de Uso Sustentável

7) O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:
(a) Sudeste
(b) Centro-Oeste
(c) Sul
(d) Nordeste

8) A distribuição populacional no território brasileiro ocorre de forma irregular, sendo algumas regiões com muitos habitantes e outras com população pequena. A região brasileira mais populosa e povoada é o
(a) Nordeste.
(b) Sudeste.
(c) Sul.
(d) Norte.

9) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação da população x área, damos o nome de
(a) Taxa de crescimento.
(b) Índice de desenvolvimento.
(c) Densidade demográfica.
(d) Taxa de natalidade

10) “A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”.
Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 mar. 2016.
O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:
(a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.
(b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.
(c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.
(d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário