Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Simulado Spaece - Lingua Portuguesa - 5º ano

 

LEIA O TEXTO.

O disfarce dos bichos

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.

Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas.  E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.

O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993

QUESTÃO 01 (D1)

O bicho-pau se parece com:

(A)   florzinha seca.

(B)   folhinha verde.

(C)   galinho seco.

(D)   raminho de planta.

 

Leia o Texto:

A BAILARINA

Cecília Meireles

 

Esta menina tão pequenina

quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá

mas inclina com o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu e diz que caiu do céu.

Esta menina tão pequenina

quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,

e também quer dormir como as outras crianças.

Fonte: http://purapoesia-purapoesia.blogspot.com.br/2009/03/bailarina-

cecilia-meireles.html. Acesso em 03/09/2013

 

QUESTÃO 02 (D1)

Segundo o texto, quando a bailarina roda com os  bracinhos no ar, ela

(A)   inclina o corpo para cá e para lá.

(B)   fecha os olhos e sorri.

(C)   dorme como as outras crianças.

(D)   não fica tonta nem sai do lugar.

 

Leia o Texto:


QUESTÃO 03 (D4)

O passageiro vai iniciar a viagem

(A)   à noite.

(B)   à tarde.

(C)   de madrugada.

(D)   pela manhã.

 

Leia o Texto:

A Boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também.

Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira!  Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede.  Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo.

Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – vol. 8.

QUESTÃO 04 (D6)

O texto trata, PRINCIPALMENTE,

(A)   das aventuras de uma menina.

(B)   das brincadeiras de uma boneca.

(C)   de uma boneca muito especial.

(D)   do dia a dia de uma menina.

 

Leia o Texto:

ASA BRANCA

Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu  

Por que tamanha judiação.

Que brasileiro, que fornalha  

Nem um pé de plantação

Por falta d’água, perdi meu gado  

Morreu de sede meu alazão.

Inté mesmo a asa branca  

Bateu asas do sertão

Entonce eu disse: adeus,

Rosinha Guarda contigo meu coração.

Hoje longe, muitas léguas  

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim voltar, ah! Pro meu sertão.

Quando o verde dos teus olhos  

Se espalhar na plantação

Eu te asseguro, não chove não, viu  

Que eu voltarei, viu, meu coração.

Luis Gonzaga e Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga.

Vinil/CD, BMG. Brasil, 2001

 

QUESTÃO 05 (D6)

Qual é o tema do texto?

(A)   A solidão dos sertanejos.

(B)   A seca do sertão.

(C)   A fauna sertaneja.

(D)   A vegetação do sertão.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário