1) Correlacione:
1- Cuidavam
do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram
responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram
responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam
conta dos serviços públicos.
5- Faziam
a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da
prestação dos serviços públicos.
( ) Édis
( ) Censores
( ) Pretores
( ) Questores
( ) Cônsules
2) Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A )
Patrícios
( B )
Plebeus
( C )
Clientes
( D )
Escravos
( ) Eram utilizados em serviços
domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, etc. Eram considerados como objetos.
( ) Homens livres que prestavam
serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
( ) Classe constituída pelos grandes
proprietários de terra e de gado.
( ) Eram os
comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses,
conseguiram uma série de direitos e privilégios.
3) Os irmãos Graco:
(a) defenderam os camponeses sem terra contra a aristocracia
(b) foram os conquistadores de Cartago
(c) eram os principais líderes do partido aristocrático
(d) elaboraram a primeira lei
escrita de Roma
4) Leia o texto a seguir:
Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram
uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião
praticada na Grécia Antiga. Esta religião foi absorvida pelos romanos, graças
aos contatos culturais e conquistas na Península Balcânica.
Sobre os aspectos religiosos da Roma Antiga é CORRETO afirmar
que os romanos
(a) não acreditavam em mau-olhado e em adivinhações.
(b) condenavam a astrologia por a considerarem pecaminosa.
(c) possuíam santuários domésticos para cultuar deuses protetores
do lar e da família.
(d) podiam escolher a sua
religião, os rituais religiosos não eram controlados.
5) Observe a imagem:
Ela mostra um dos grandes símbolos da Roma antiga, que é
(a) a Torre de Pisa.
(b) o Coliseu.
(c) a cidade de Roma.
(d) a Basílica de São Pedro.
6) Observe a imagem e leia o texto:
Estes homens eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e
escravos e participavam de torneios de luta na Roma Antiga. Com o passar das
lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Eles eram
treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes
de Roma e das províncias.
A imagem e o texto se referem
(a) aos plebeus.
(b) aos irmãos Graco.
(c) aos patrícios.
(d) aos gladiadores.
7) Observe a imagem:
A imagem representa uma antiga
escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo.
Essa imagem nos revela que
(a) os romanos explicavam a origem
de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os
fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que
busquem explicar origem de Roma.
8) Observe a imagem:
A imagem retrata
(a) uma ponte.
(b) o Coliseu de Roma.
(c) um aqueduto que transportavam água a partir da nascente de um
rio ou de um poço.
(d) a muralha da cidade de
Roma.
9) Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.
FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR
Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5ª série. Belo Horizonte:
Editora Lê, 1998. 126 p.
Em suas lutas por direitos, os
plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus
através da:
(a) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
(b) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
(c) Lei Canuléia (445 a.C)
(d) Lei Licínia (367 a.C)
10) Observe a imagem de Asterix e Obelix:
A história de Asterix e
Obelix foi inspirada
(a) em fatos da história da conquista da Gália pelos romanos.
(b) nos heróis gregos que competiam nas olimpíadas.
(c) na expansão do cristianismo.
(d) nas lutas dos
gladiadores.
11) Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exercito, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
(a) Os plebeus
(b) Os patrícios
(c) Os clientes
(d) Os clãs
12) Sobre a Lei das Doze Tábuas, podemos dizer que
(a) foi mais uma forma dos patrícios dominarem os
plebeus
(b) não teve influencia na relação de plebeus e
patrícios.
(c) determinou o fim da
escravidão em Roma.
(d) foi um dos resultados da luta por igualdade conduzida pelos
plebeus em Roma.
priciso do gabarito pra corrigir e ensinar meu filho
ResponderExcluirque pena
Excluircade o gabarito
Excluirc a d e o g a b a r i t o ?
Excluirola eu gostei muito da sua atividade mas da prossima atividade por favor coloque o gabarito!!!!!!!!
Excluirgrata
Professor , por acaso o senhor tem o gabarito dessa atividades?
ResponderExcluirGabarito desse atividade
ExcluirProfessor irria facilitar muito se postasse as atividades com gabarito. Grata
Excluirachei excelente parabéns, ótimas questoes
ResponderExcluiramei..
ResponderExcluirCadê o gabarito??
ResponderExcluirCadê o gabarito
ResponderExcluirExcelente professor
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirCade o gabarito??
ResponderExcluirparabéns professor muito bem elaborada as questões.
ResponderExcluirTem gabarito?
ResponderExcluirgente procura a resposta nos livros.
ResponderExcluirISSO MESMO.
ExcluirGabarito
ResponderExcluir1-ordem:2-5-3-1-4
2-ordem:D-C-A-B
3-a
4-a
5-b
6-d
7-a
8-c
9-c
10-a
11-b
12-d
Se tiver algo errado me perdoem.
Discordo das respostas de algumas questões apenas:
Excluirvai se ferra rapa
ExcluirGABARITO:
Excluir1) 4/5/3/1/2
2) D/C/A/B
3) A
4) C
5) B
6) D
7) A
8) C
9) C
10) A
11) B
12) D
oxi o cara e o profesor e o dono doi site ????????
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGABARITO:
ResponderExcluir1) 4/5/3/1/2
2) D/C/A/B
3) A
4) C
5) B
6) D
7) A
8) C
9) C
10) A
11) B
12) B
Obrigada me ajudou bastante
ExcluirValeu
Excluirmuito bom. obrigada
ResponderExcluirmuito obrigado
ResponderExcluirMuito bom! Achei alguns com gabarito aqui:
ResponderExcluirhttps://historiofobia.blogspot.com/2019/08/exercicios-historia-de-roma-6-ano.html
muito bom!!mas pra a série 6 ano pq eu sou 6,e eu não aprendi isto ainda!e olha minha escola é muita avançada,a gente está aprendendo,as mulheres em Roma,localização,economia,religião,guerras pumicas....me desculpe mas da próxima coloque mas fácil por favor tá..ai ta apareçendo de 1 ano do ensino fundamental médio..como tá dizendo no titulo"história-6 ano-roma antiga"
ResponderExcluirpoiser
ExcluirObrigado!
ResponderExcluirGabarito errado
ResponderExcluir😍😍 muito bom
ResponderExcluirQue comentário
Excluir😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
ExcluirGABARITO:
ResponderExcluir1) 4/5/3/1/2
2) D/C/A/B
3) A
4) C
5) B
6) D
7) A
8) C
9) C
10) A
11) B
12) D
esse é o gabarito correto?
ExcluirEU SOU DO SEXTO ANO TAMBÉM E ELA É AVANÇADA TAMBÉM E EU ENTENDI E ACERTEI TODAS ENTÃO NÃO TÁ TÃO DIFÍCIL E EU VI ISSO NO 4 ANO HEHEHE
ResponderExcluirUiiii 🤪
ResponderExcluirOi, sabe o gabarito
ResponderExcluirGABARITO:
Excluir1) 4/5/3/1/2
2) D/C/A/B
3) A
4) C
5) B
6) D
7) A
8) C
9) C
10) A
11) B
12) D
Quero dizer cader o gabarito
ResponderExcluirAcho que tem um erro, a Lei das Doze Tábuas favoreceu e permitiu o casamento entre a plebe e os patrícios.
ResponderExcluirFoi a lei da Canuléia !!!
ResponderExcluir