Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 5 de setembro de 2017

História - 6º Ano - Roma Antiga

1) Correlacione:
1- Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam conta dos serviços públicos.
5- Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.
(      ) Édis
(      ) Censores
(      ) Pretores
(      ) Questores
(      ) Cônsules

2) Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios 
( B ) Plebeus 
( C ) Clientes
( D ) Escravos
(      ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes,  etc. Eram considerados como objetos.
(      ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
(      ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(      ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.

3) Os irmãos Graco:
(a) defenderam os camponeses sem terra contra a aristocracia
(b) foram os conquistadores de Cartago
(c) eram os principais líderes do partido aristocrático
(d) elaboraram a primeira lei escrita de Roma

4) Leia o texto a seguir:
Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião praticada na Grécia Antiga. Esta religião foi absorvida pelos romanos, graças aos contatos culturais e conquistas na Península Balcânica.
Sobre os aspectos religiosos da Roma Antiga é CORRETO afirmar que os romanos
(a) não acreditavam em mau-olhado e em adivinhações.
(b) condenavam a astrologia por a considerarem pecaminosa.
(c) possuíam santuários domésticos para cultuar deuses protetores do lar e da família.
(d) podiam escolher a sua religião, os rituais religiosos não eram controlados.

5) Observe a imagem:
Ela mostra um dos grandes símbolos da Roma antiga, que é
(a) a Torre de Pisa.
(b) o Coliseu.
(c) a cidade de Roma.
(d) a Basílica de São Pedro.

6) Observe a imagem e leia o texto:
Estes homens eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos e participavam de torneios de luta na Roma Antiga. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Eles eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.
A imagem e o texto se referem
(a) aos plebeus.
(b) aos irmãos Graco.
(c) aos patrícios.
(d) aos gladiadores.

7) Observe a imagem:
A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que
(a) os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que busquem explicar origem de Roma.

8) Observe a imagem:
A imagem retrata
(a) uma ponte.
(b) o Coliseu de Roma.
(c) um aqueduto que transportavam água a partir da nascente de um rio ou de um poço.
(d) a muralha da cidade de Roma.

9) Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.
FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5ª série. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998. 126 p.
Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
(a) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
(b) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
(c) Lei Canuléia (445 a.C)
(d) Lei Licínia (367 a.C)

10) Observe a imagem de Asterix e Obelix: 
A história de Asterix e Obelix foi inspirada
(a) em fatos da história da conquista da Gália pelos romanos.
(b) nos heróis gregos que competiam nas olimpíadas.
(c) na expansão do cristianismo.
(d) nas lutas dos gladiadores.

11) Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exercito, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
(a) Os plebeus
(b) Os patrícios
(c) Os clientes
(d) Os clãs

12) Sobre a Lei das Doze Tábuas, podemos dizer que
(a) foi mais uma forma dos patrícios dominarem os plebeus
(b) não teve influencia na relação de plebeus e patrícios.
(c) determinou o fim da escravidão em Roma.
(d) foi um dos resultados da luta por igualdade conduzida pelos plebeus em Roma.


47 comentários:

  1. priciso do gabarito pra corrigir e ensinar meu filho

    ResponderExcluir
  2. Professor , por acaso o senhor tem o gabarito dessa atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor irria facilitar muito se postasse as atividades com gabarito. Grata

      Excluir
  3. achei excelente parabéns, ótimas questoes

    ResponderExcluir
  4. parabéns professor muito bem elaborada as questões.

    ResponderExcluir
  5. Gabarito
    1-ordem:2-5-3-1-4
    2-ordem:D-C-A-B
    3-a
    4-a
    5-b
    6-d
    7-a
    8-c
    9-c
    10-a
    11-b
    12-d

    Se tiver algo errado me perdoem.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo das respostas de algumas questões apenas:

      Excluir
    2. GABARITO:
      1) 4/5/3/1/2
      2) D/C/A/B
      3) A
      4) C
      5) B
      6) D
      7) A
      8) C
      9) C
      10) A
      11) B
      12) D

      Excluir
    3. oxi o cara e o profesor e o dono doi site ????????

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. GABARITO:
    1) 4/5/3/1/2
    2) D/C/A/B
    3) A
    4) C
    5) B
    6) D
    7) A
    8) C
    9) C
    10) A
    11) B
    12) B

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Achei alguns com gabarito aqui:
    https://historiofobia.blogspot.com/2019/08/exercicios-historia-de-roma-6-ano.html

    ResponderExcluir
  9. muito bom!!mas pra a série 6 ano pq eu sou 6,e eu não aprendi isto ainda!e olha minha escola é muita avançada,a gente está aprendendo,as mulheres em Roma,localização,economia,religião,guerras pumicas....me desculpe mas da próxima coloque mas fácil por favor tá..ai ta apareçendo de 1 ano do ensino fundamental médio..como tá dizendo no titulo"história-6 ano-roma antiga"

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

      Excluir
  11. GABARITO:
    1) 4/5/3/1/2
    2) D/C/A/B
    3) A
    4) C
    5) B
    6) D
    7) A
    8) C
    9) C
    10) A
    11) B
    12) D

    ResponderExcluir
  12. EU SOU DO SEXTO ANO TAMBÉM E ELA É AVANÇADA TAMBÉM E EU ENTENDI E ACERTEI TODAS ENTÃO NÃO TÁ TÃO DIFÍCIL E EU VI ISSO NO 4 ANO HEHEHE

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. GABARITO:
      1) 4/5/3/1/2
      2) D/C/A/B
      3) A
      4) C
      5) B
      6) D
      7) A
      8) C
      9) C
      10) A
      11) B
      12) D

      Excluir
  14. Acho que tem um erro, a Lei das Doze Tábuas favoreceu e permitiu o casamento entre a plebe e os patrícios.

    ResponderExcluir