Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atividade de História - 9º ano

1. Explique o que foi o processo de descolonização da África e da Ásia.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: A descolonização afro-asiática foi um processo de luta pela independência das colônias localizadas nesses continentes. Esse processo teve início após a Segunda Guerra Mundial e resultou na criação de novos países, que, embora politicamente independentes, permaneceram dependentes dos países industrializados.

2. O apartheid foi:
a) Uma política de tolerância e respeito aos povos africanos aplicada pelo colonizador europeu.
b) Uma política segregacionista que excluía os negros do convívio com os brancos na África do Sul.*
c) Uma política de inclusão social que garantia acesso a todos os lugares para os negros sul-africanos.
d) Uma política de boa vizinhança entre brancos e negros na África do Sul.

3. A Índia resistiu ao colonizador inglês primeiro com a Revolta dos Cipaios, depois com um movimento de desobediência civil que se traduzia em boicote aos produtos ingleses e não pagamento de impostos. Segundo este movimento, não haveria uma só gota de sangue derramado. O líder deste movimento foi:
a) Madre Teresa de Calcutá.          
c) Mahatma Ghandi.*
b) Kailash Satyarthi.                        
d) Indira Ghandi.

4. Receoso de uma invasão militar estadunidense, Fidel Castro pediu apoio militar à União Soviética. Em outubro de 1962, navios militares soviéticos levaram para Cuba mísseis com bombas nucleares. Quando as ogivas nucleares chegaram na ilha, o governo cubano ficou assustado. O país tornara-se uma base militar soviética. Aviões de espionagem dos Estados Unidos descobriram todo o arsenal nuclear soviético. Em outubro de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, na televisão, denunciou o que seria a mais grave crise ocorrida durante a Guerra Fria. Muitos acreditaram que a guerra nuclear era inevitável. Esse episódio ficou conhecido como:
a) a quase Terceira Guerra Mundial.                             
b) a crise dos misseis cubanos.*
c) a crise da espionagem capitalista.                             
d) a crise bipolar.

5. Mao Tsé-Tung liderou na China, a partir da década de 1950, um movimento doutrinário socialista diferente do modelo soviético. Embora esse movimento tenha perseguido e assassinado artistas e intelectuais, recebeu o nome de:
a) Revolução Intelectual.
b) Revolução Cultural.*
c) Revolução Reflexiva.
d) Revolução do Pensamento.

6. A chamada “Crise dos Mísseis” de 1962, que levou as relações Washington-Moscou a um ponto crítico no contexto da Guerra Fria, foi resultante:
a) da aproximação entre o governo de Fidel Castro e a URSS.
b) do avanço do macarthismo no Congresso norte-americano.
c) do fim da política continental norte-americana da "Aliança Para o Progresso".
d) da afirmação do Stalinismo na política interna da URSS.

7. O principal lider africano que deu início à abolição do apartheid (termo para designar a separação racial imposta aos negros pela minoria branca na África do Sul) foi:
a) Bill Gates.
b) Thomas Edson.
c) Frederik de Klerk.
d) Nelson Mandela.*

8. “Para fazer triunfar a nossa causa, estamos dispostos a derramar o nosso sangue – não o vosso”. Esta frase, dita por Mahatma Gandhi, relaciona-se à independência da Índia. Qual a forma de luta defendida por Gandhi para enfrentar o colonizador?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Gandhi defendia a não violência e a desobediência civil, manifestada por meio de greves e boicotes aos produtos ingleses.

9. O Vietnã faz parte da península da Indochina, situada no Sudeste Asiático. Na década de 1960, o país foi devastado por uma guerra. Quais foram as consequências da Guerra do Vietnã?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Essa guerra resultou na morte de 3 milhões de vietnamitas e cerca de 58 mil norte-americanos. O Vietnã ficou arrasado, em consequência das bombas despejadas pelos Estados Unidos. O Vietnã do Norte, área de influência da União Soviética, venceu o conflito e dominou o Vietnã do Sul, que era apoiado pelos Estados Unidos.

10. A Guerra do Vietnã ultrapassa os limites da luta pela libertação do domínio estrangeiro e se insere nos quadros da Guerra Fria, quando:
a) A URSS oferece seu apoio irrestrito ao partido comunista de Ho-Chi-Minh.
b) Os EUA atuam no sentido de impedir o avanço do comunismo no sudeste asiático.*
c) O regime comunista do Vietnã do Norte se alia ao regime socialista de Mao-Tsé-Tung.

d) A aliança França-EUA se consolida na luta contra a libertação da Indochina.

Um comentário: