Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 17 de setembro de 2017

Atividade História. Geografia e Conhecimentos Gerais

1. Atualmente, conflitos em diversas regiões do mundo, como a guerra da Síria, têm gerado grande número de refugiados para outros países. De que maneira o Brasil está agindo diante desse contexto?


2. No início da colonização do Brasil, o governo português preocupou-se em organizar expedições denominadas entradas  e  bandeiras. Caracterize esses dois eventos.


3. Sobre a megaoperação da Polícia Federal chamada de “Carne Fraca” ocorrida em março de 2017 em 6 estados e no DF, é possível afirmar que há um impacto diretamente ligado a indústria brasileira de qual setor econômico?


4.  Os africanos e seus descendentes resistiam à escravidão e muitos fugiam para agrupamentos diversos. No Brasil, qual o maior e mais duradouro agrupamento de pessoas fugidas da escravidão?


5. Explique o que foi o processo de descolonização da África e da Ásia.


6. O início da Primeira Guerra (1914/1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada.
Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?
a) A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
b) O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX). 
c) A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
d) O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.

7. O Brasil participou da Primeira Guerra Mundial? Justifique sua resposta.


8. A Revolução Constitucionalista de 1932 ou “Guerra Paulista” foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932 visando a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional. O momento mais marcante nesse período foi
a) A saída de Getúlio Vargas do poder.
b) A entrada de um novo governo na presidência do Brasil.
c) A morte de Getúlio Vargas em 1932.
d) A morte de quatro estudantes paulistas, em maio de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

9. No período referente ao Estado Nono, Getúlio Vargas impôs ao país uma nova Constituição. Quais  garantias tinha Getúlio Vargas com a Constituição de 1937?


10. A “Grande Depressão” foi o nome pelo qual ficou conhecida uma das maiores crises da história do capitalismo entre 1929 – 1930. Qual o principal fator que ocasionou essa crise?


11. Sabemos que, assim como na charge da Mafalda, também durante as diversas fases da Revolução Francesa discutiu-se a questão dos direitos humanos. Foi na Era Napoleônica (1799-1815) que alguns desses direitos foram assegurados e vêm até os dias de hoje. Identifique alguns desses direitos previstos no Código Napoleônico.


12. Com o intuito de fortalecer o capitalismo e a hegemonia  dos Estados Unidos, o governo norte americano pôs em prática um plano idealizado pelo seu secretário de Estado. Que plano era esse e qual o principal objetivo?


13. Analise as informações abaixo sobre as características de países subdesenvolvidos e julgue-as verdadeiras(V) ou falsas(F).

(  ) As baixas taxas de mortalidade infantil e uma população com expectativa de vida alta cria uma demanda maior por recursos da previdência, fazendo com que os países não consigam acompanhar o ritmo de crescimento, criando assim rombos bilionários nas contas, o que gera o subdesenvolvimento da economia.
(  )  Países subdesenvolvidos se caracterizam pelas precárias condições de vida da maior parte da população.
(  ) O alto nível de escolaridade nesses países cria uma população apta a trabalhar mas que não encontra o vagas de emprego, criando assim um número muito grande de desempregados.
(  )  Uma das principais causas do subdesenvolvimento de uma população é o baixo investimento por parte do Estado na área da saúde e deficiência do sistema médico-hospitalar.
(  )  As altas taxas de mortalidade infantil nesses países revelam que grande parte da população não tem acesso a uma alimentação saudável, o que resulta em problemas como subnutrição e fome.
(  ) O território brasileiro é bastante privilegiado quanto à disponibilidade de recursos hídricos, cuja distribuição é inversamente proporcional à concentração populacional, com escassez em algumas áreas urbanizadas.

14. Analise os textos abaixo:
Texto I: ” Conjunto de pessoas que falam a mesma língua, possuem os mesmos costumes, as mesmas tradições adquiridas por meio de laços históricos em comum, compartilham de uma mesma identidade cultural.”
Texto I: ” No conceito tradicional de geografia, [...] é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
Os texto I e II descrevem, respectivamente, os conceitos de:
a) Cultura  e Estado.
b) Nação e Território.
c) Limite e Cultura.
d) Identidade Cultural e Território.

15. Sobre os continentes do mundo, assinale V ou F para cada afirmação abaixo:
(   ) A Ásia é o menor continente do mundo tem 43 milhões de Km², também tem a menor população do mundo com mais de 4 bilhões de habitantes e 49 países.
(   ) A África é um continente com 30.335.000 km², que explorou no passado os países da Europa; tem 54 países e pouco mais de 1 bilhão de habitantes.
(   ) O Brasil está localizado no continente americano, a América, que tem pouco mais de 42 milhões de Km², população de cerca de 902 milhões de habitantes (referência 2010) e 35 países.
(   ) A Oceania é o maior continente do mundo, com 8.293.000 Km², apenas 16 países e também possui a maior quantidade de habitantes do mundo, 32 milhões de pessoas.

16. Sobre o município de São Benedito, elabore uma pesquisa abordando os itens a seguir:
a) Data da Fundação: _________________________________________________
b) Origem do nome: __________________________________________________________________________________________________
c) População absoluta: _________________________________________________
d) Bioma: _________________________________________________
e) Economia: _________________________________________________
f) Rio que corta o município: _________________________________________________
g) Área da Unidade Territorial: _________________________________________________

17. O Oriente Médio é a região asiática com maior incidência de conflitos no mundo. Quais os fatores que fortalecem a existência desses conflitos?


18. O que é globalização? Quando surgiu esse processo?


19. Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização.
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) O ausência de empresas multinacionais. 
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas.

20. Assinale V ou F nos eventos abaixo sobre a relação direta com o processo de globalização:
(  ) O aumento das distâncias e o aumento da falta de comunicação entre as pessoas.
(  ) A formação de blocos econômicos regionais.
(  ) A propagação do inglês como idioma universal.
(   ) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.
(  ) A universalização de hábitos e costumes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário