Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 24 de setembro de 2023

Matemática

 



1.Uma colcha de retalhos, com formato retangular, é feita com quatro recortes triangulares de tecidos, conforme a figura. 

               Imagem associada a questão.

Considere que as costuras nos sentidos das diagonais dessa colcha são perfeitamente retilíneas. O retalho A da colcha, que tem o formato de um triângulo, pode ser classificado quanto a seus ângulos internos e lados, respectivamente, como:

a) acutângulo e equilátero.

b) obtusângulo e escaleno.

c) obtusângulo e escaleno.

d) retângulo e isósceles.

2. Observe o triângulo a seguir:    

             

A medida do ângulo x é:

a) 60°   b) 70°   c) 75°     d) 85°

3. Identifique o par de triângulos congruentes

a)A e B   b)B e D    c) A e C     d) B e C

4. Sabendo que os triângulos representados abaixo são congruentes, identifique o caso que garante essa congruência.

             

a)LLL       b)   LAL           c)ALA           d)LAAo

5. Das sentenças abaixo, assinale V para a sentença verdadeira e F para a falsa. Justifique sua resposta.

(    ) Um triângulo equilátero pode ser retângulo.

(    ) Todo triângulo equilátero é acutângulo.

(    ) Todo triângulo obtuso é isósceles.

a) F – V – V .     b) V – V -V

c) V – V - F       d) V – F - V 

6. Qual é a medida do ângulo x do triângulo a seguir?

a) 100°    b) 180°    c) 90°      d) 30°

7. Qual é o valor de x no triângulo a seguir?

a) 5        b) 6         c) 7      d) 12

8. Dados os triângulos abaixo, responda:

Semelhança de Triângulos

Qual é o ângulo que não aparece nas figuras?

a)76º      b) 73º     c) 80º   d) 180º 

9. Sobre o triângulo retângulo, julgue as afirmativas a seguir:

I → Um triângulo retângulo pode ser também isósceles.

II → Um triângulo retângulo pode ser equilátero.

III → Um triângulo retângulo pode ser escaleno.

Marque a alternativa correta:

A) Somente a I é verdadeira.

B) Somente a II é verdadeira.

C) Somente a III é verdadeira.

D) Somente I e III são verdadeiras.

10. A respeitos das propriedades dos triângulos julgue os itens em verdadeiro (V) ou falso (F): 

(     ) Os ângulos internos de um triângulo equilátero são congruentes e mede 60° cada. 

(     ) Os ângulos internos da base de um triângulo isósceles são congruentes. 

(     ) Os pontos notáveis no triângulo isósceles são coincidentes em relação a qualquer lado. 

(     ) Os pontos notáveis no triângulo equilátero são coincidentes em relação a base.

a) V – V – F - F

b) F – F – V - V

c)V – F – V - F

d) F – V – F -V

11. Relacione cada um dos pontos notáveis ao seu significado: 


(     ) segmento de reta, partindo do ponto médio da base e formando um ângulo reto com esta. 

(     ) segmento de reta a unir o ponto médio da base com o vértice oposto. 

(     ) Segmento de reta a unir a base com o vértice oposto formando um ângulo reto com esta. 

(     ) segmento de reta que divide o ângulo em duas partes congruentes. 

a) 4 – 1 – 3 – 2          b) 4 – 3 - 1 - 2     

c) 3 – 4 – 2 - 1           d) 1 – 2 - 3 - 4

12.Relacione cada um dos pontos notáveis ao seu ponto de intersecção: 

1) Altura                       (     ) Baricentro 

2) Bissetriz                  (     ) Incentro 

3) Mediana                  (     ) Circuncentro 

4) Mediatriz                 (     ) Ortocentro 

a) 4 – 3 – 2 - 1             b) 1 – 2 – 3 - 4     

c) 3 – 2 – 4 – 1            d) 4 -2 – 3 - 1 

13. O valor de x na figura é igual a:

a) 100º         b) 90º        c) 80º    d) 60º 

14. Em um triângulo isósceles ABC, em que AB AC, o ângulo A mede o dobro da soma dos outros dois ângulos. Então, a medida do ângulo A é: 

a) 90º      b) 30º         c) 60º        d) 120º 

15. Um triângulo possui dois lados de medidas 5 cm e 7 cm. Assinale a única medida possível para o terceiro lado.

a) 20 cm      b) 17 cm       c) 15 cm       d) 10 cm

16. Rafaela quer construir um  triângulo e está pensando nas medidas que utilizará para os ângulos internos de cada um. Quais as medidas possíveis ?

a) 30°, 50° e 80°          b) 42°, 65° e 93° 

c) 43°, 65° e 72°         d) 21°, 49° e 120°

17. A lição de casa de André era medir os ângulos internos do triângulo abaixo e marcar suas medidas.  André mediu dois destes ângulos e deixou o terceiro para medir no dia seguinte. Ao amanhecer, foi terminar sua lição, mas não encontrou seu transferidor. Ajude André a descobrir a medida do terceiro ângulo.

        

a)59º             b) 49º            c) 29º           d) 180º 

18. Observe o triângulo a seguir:

                    

Qual é a medida do ângulo x desse triângulo?

a) 120°    b) 90°      c) 60°          d) 30°

19. Analise o terreno que possui formato triangular a seguir:

Representação de terreno triangular com lados medindo 9 m, 12 m e 15 m.

O perímetro desse terreno é de:

A) 27 metros.        B) 36 metros.

C) 54 metros.         D) 60 metros.

20. Analise o triângulo a seguir:

Triângulo escaleno com valores de ângulos internos iguais a 25º, 120º e 35º.

Esse triângulo pode ser classificado como:

A) isósceles e retângulo.

B) escaleno e acutângulo.

C) equilátero e obtusângulo.

D) escaleno e obtusângulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário