1 - Leia com atenção o trecho a seguir:
“As transformações levadas a efeito pela Revolução Industrial inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se consubstancia a diferença crescente entre pobres e ricos”. Fonte: HOBSBAWN, Eric J. As origens da Revolução Industrial. São Paulo, Global, 1979.
Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar
a) uma intensificação da miséria e da pobreza com o surgimento de um grande número de indigentes.
b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser, também, uma instituição geradora de empregos.
2 - “A Revolução Industrial correspondeu à revolução do processo produtivo, pois deixou-se de produzir através da manufatura e passou-se para a mecanização ou, mais especificamente, para a maquinofatura.” (IANONE, Roberto Antonio. A Revolução Industrial. São Paulo: Moderna, 1995.)
O texto refere-se a profundas transformações ocorridas no século XVIII, século que reuniu as condições favoráveis para a 1a Revolução Industrial (1760-1850).
Foram inovações técnicas desse período a
a) máquina a vapor e o tear mecânico.
b) lançadeira volante e o telefone.
c) lâmpada elétrica e o fonógrafo.
d) locomotiva e a bússola.
3 - As condições de trabalho nas indústrias inglesas do século XVIII “eram precárias e punham em risco a vida e a saúde do trabalhador” (ARRUDA & PILETTI, p.322), o que produziu rebeliões e movimentos operários. Na década de 1830, ganhou importância o cartismo, que
a) se caracterizava pela destruição das máquinas industriais pelos trabalhadores.
b) reivindicava o voto universal masculino para todos os ingleses.
c) reivindicava a manutenção do trabalho infantil.
d) visava obter recursos para pagar o enterro de trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário