Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Ciencias


01. Entre os equipamentos abaixo qual funciona por ação de uma força de origem magnética?
(A) Pilha.
(B) Bússola.
(C) Fusível.
(D) Disjuntor

02. Tem-se um fio elétrico desencapado próximo aos seguintes materiais:
I. Madeira seca.
II. Vidro.
III. Cobre.
IV. Alumínio.
Se o fio estiver em contato com esses materiais, quais deles conduzirá energia elétrica com facilidade, provocando choque elétrico a quem manipulá-los sem segurança?
(A) O vidro e o cobre.
(B) O cobre e o alumínio.
(C) A madeira seca e o vidro.
(D) A madeira seca e o alumínio.

03. Entre os equipamentos abaixo qual funciona por ação de uma força de origem eletromagnética?
(A) Pilha.
(B) Bateria.
(C) Fusível.
(D) Guitarra Elétrica.

04. Soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito, desligamentos de redes de distribuição e acidentes com choques, caso ela enrosque na fiação.
Por que a prática de soltar pipa, principalmente com linha contendo cerol próxima à rede elétrica pode ser bastante perigoso?
(A) Porque a linha com cerol não oferece perigo de acidentes cortantes e possui materiais condutores que não causam choques elétricos.
(B) Porque a linha com cerol além de causar graves acidentes cortantes, pode possuir materiais condutores que podem ocasionar choques elétricos.
(C) Porque a linha com cerol não causa riscos e possui materiais isolantes que não causam choques elétricos.
(D) Porque a linha com cerol é benéfica à condução de eletricidade e não causa riscos, nem à fiação e nem às pessoas.

05. Saber o que deve ser feito no caso de um acidente com choque elétrico pode salvar uma vida. Dentre as ações necessárias diante dessa situação estão: desligar a fonte de eletricidade e afastar a pessoa da descarga elétrica. Caso a energia não tenha sido totalmente desligada, não toque na vítima nem com um instrumento que não conduz eletricidade. Após verificar que a eletricidade está de fato desativada, use uma vareta de madeira, borracha ou de qualquer material que não conduza eletricidade e retire a vítima de perto da fonte de energia.
A vareta para afastar a pessoa da fonte de energia tem que ter a composição dos materiais citados no texto, pois
(A) são todos materiais isolantes e vão possibilitar retirar a pessoa acidentada sem riscos às demais.
(B) são todos materiais bons condutores e vão possibilitar retirar a pessoa acidentada sem risco às demais.
(C) são todos materiais maus condutores e vão possibilitar retirar a pessoa sem risco às demais.
(D) a madeira é isolante, mas a borracha é um material condutor e só a madeira vai possibilitar retirar a pessoa sem risco às demais.

06. A orientação da bússola se deve ao:
(A) campo magnético terrestre.
(B) campo elétrico terrestre.
(C) campo gravitacional terrestre.
(D) movimento de rotação da terra.

07. A tabela a seguir mostra a potência elétrica de diversos aparelhos utilizados em uma residência.
Se os aparelhos listados permanecerem ligados durante 30 minutos, aquele que consumirá maior quantidade de energia elétrica é
(A) a televisão.
(B) o rádio.
(C) o aparelho de som.
(D) o chuveiro elétrico.

08. Considere o consumo de alguns dispositivos em uma residência familiar listados a seguir.
Para economizar a energia gasta mensalmente, sem perder o conforto proporcionado pelos equipamentos elétricos, uma alternativa a ser seguida por essa família é:
(A) deixar de usar a geladeira e o computador.
(B) trocar o ventilador de mesa por um ar condicionado.
(C) trocar o chuveiro elétrico por outro modelo de menor potência elétrica ou reduzir o tempo de utilização durante o dia.
(D) trocar o ferro elétrico por outro modelo de maior potência elétrica ou aumentar o tempo de utilização durante o dia.

09. Uma lâmpada ligada a uma fonte de energia, conforme a imagem.
Nesse circuito, são classificados como gerador e o resistor, respectivamente:
(A) a pilha e a lâmpada.
(B) a lâmpada e a pilha.
(C) somente a lâmpada.
(D) somente a pilha.

10.  Um liquidificador que funciona com 110V será ligado em uma tomada residencial com tensão de 220V.

Qual destas opções, melhor descreve o que vai acontecer com o liquidificador.
(A) Ele receberá o dobro de tensão elétrica e, provavelmente, irá queimar.
(B) Ele receberá o triplo da tensão, mas não irá queimar o aparelho.
(C) Nada acontecerá ao aparelho de imediato, mas em longo prazo ele poderá ser danificado.
(D) O aparelho funcionará normalmente.

11. Um estudante dispõe de um kit com quatro placas metálicas carregadas eletricamente. Ele observa que, quando aproximadas sem entrar em contato, as placas A e C se atraem, as placas A e B se repelem, e as placas C e D se repelem. Se a placa D possui carga elétrica negativa, ele conclui que as placas A e B são, respectivamente:
(A) positiva e positiva.
(B) positiva e negativa.
(C) negativa e positiva.
(D) negativa e negativa.

12.  Na figura a seguir, um bastão carregado positivamente é aproximado de uma pequena esfera metálica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do bastão. Nesta situação, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga elétrica total:

(A)Negativa
(B) Positiva
(C) Nula
(D)Positiva ou nula

13. Um isolante elétrico:
(A) não pode ser carregado eletricamente;
(B) tem de estar no estado sólido;
(C) tem, necessariamente, resistência elétrica pequena;
(D) não pode ser metálico.

14. (SARESP). Na atualidade, as usinas hidrelétricas constituem a mais importante fonte de energia elétrica no Brasil.
Embora essa fonte energética apresente diversas vantagens ambientais, também se caracteriza por algumas desvantagens, como por exemplo:
(A) É não renovável, por isso se esgotará em poucos anos e deve ser substituída.
(B) Causa impactos ambientais, principalmente devido ao alagamento de grandes áreas.
(C) As turbinas usadas para gerar energia a partir do movimento da água liberam dióxido de carbono.
(D) Só podem ser instaladas na região Norte, pois nas outras regiões há poucos cursos de água.

15. (SARESP). Mãe e filha morrem após choque elétrico.
A professora Ivonete Borges Rigo, 35, e a filha, de 4 meses, morreram após levar um choque elétrico com um secador de cabelos. O acidente aconteceu na terça-feira, em Tubarão (SC), no banheiro da casa da família. (...)
Familiares acreditam que o secador tenha caído na pia úmida e, ao pegá-lo, Ivonete recebeu a descarga elétrica que também atingiu a filha.
Fonte: O Tempo Online. 14/08/2008. Disponível em:
<http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1018&IdCanal=7&IdSubCanal=&IdNoticia=87677&IdTipoNoticia=
1>. Acesso em: 16 ago. 2008.

Este acidente poderia ter sido evitado se:
(A)o secador de cabelos fosse a pilha.
(B) o secador de cabelos tivesse voltagem menor.
(C) a pia estivesse cheia de água para desligar o aparelho.
(D)o aparelho tivesse sido tirado da tomada antes de tentar recuperá-lo.

16. (SARESP). Eletricidade é o fluxo de elétrons através de um condutor, a designação dada a qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente. Pelo que você observa no seu dia a dia podem ser considerados bons condutores de eletricidade:
(A) o ferro e o cobre.
(B) a borracha e o cobre.
(C) o ferro e o isopor.
(D) o isopor e o alumínio.

17. (SARESP). Um circuito bastante simples é o composto por fios condutores, um resistor (que pode ser uma lâmpada) e uma fonte de energia elétrica. Outro circuito elétrico simples, porém, mais usual em nossas residências, possui um elemento a mais: um interruptor. Usamos o interruptor sempre que vamos acender ou apagar uma lâmpada. A função do interruptor no circuito é:
(A) isolar o circuito elétrico.
(B) apenas abrir o circuito elétrico.
(C) abrir e fechar o circuito elétrico.
(D) apenas fechar o circuito elétrico.

18. (SARESP). Recomendou-se a uma cozinheira que preparasse a carne utilizando as radiações eletromagnéticas.
Isto significa que a cozinheira deve utilizar:
(A) a chama da boca do fogão a gás.
(B) a churrasqueira de carvão.
(C) o forno a gás.
(D) o forno de micro-ondas.

19. (SARESP). A seguir estão representados os esquemas de usinas termelétricas que utilizam diferentes fontes energéticas:
A produção de energia nessas usinas são idênticas a partir da etapa correspondente:
(A) ao calor
(B) à combustão
(C) à energia química
(D) às fontes energéticas

20. (SARESP). O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente. Alguns materiais como o cobre, o ferro, e o alumínio são bons condutores. Por outro lado, o vidro, o plástico, e a borracha não permitem que a eletricidade passe através deles e por isso são chamados de isolantes.
Com base no texto acima, é correto afirmar que:
(A) os fios devem ser feitos de borracha, pois é um material que não causa choque elétrico.
(B) bons isolantes não podem ter em sua constituição átomos, elétrons ou moléculas.
(C) o cobre permite que a corrente elétrica passe através dele, podendo causar choque elétrico.
(D) o plástico não é condutor de eletricidade, mas permite que os elétrons passem através dele e sejam descarregados.




quarta-feira, 4 de abril de 2018

Atividade de Educação Musical


1 – Ouça analise a música: "TREM-BALA", composta e interpretada por Ana Vilela:
a) Como a compositora retrata a felicidade?

b) Qual é o significado da expressão "trem-bala"?

c) Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.

d) Qual é a mensagem que a música nos traz? Comente:

2 – O que é música?

3 – A Música é dividida em três partes: Melodia, Harmonia e Ritmo. Explique cada uma das partes da música.

4 – No dia 23 de abril, comemoramos o dia do chorinho, no dia de aniversário de Pixinguinha. O choro apareceu nas últimas décadas do século XIX e tem como precursores algumas músicas de salão europeias vindas com a corte, como: a polca, valsa, schottisch, mazurca, dentre outras, ricas em instrumentalidade, misturada com o lundu e outros motivos rítmicos afro-brasileiro bastante sincopados. Tem como instrumental básico flauta, cavaquinho e violão. Foi batizado de acordo com o seu caráter sentimental. Faça uma pequena pesquisa, e destaque alguns chorinhos famosos. Ouça alguns deles.

5 – Enumere corretamente:
( 1 ) Altura 
( 2 ) Duração 
( 3 ) intensidade 
( 4 ) Timbre 

(    ) é a cor do som de cada instrumento ou voz, a combinação de vibrações determinada pelo agente que as produz. Cada instrumento musical tem uma qualidade de som que lhe é própria. 
(    ) é a dimensão do som, sendo determinado pelo tempo de emissão das vibrações, podendo o som ser longo ou curto.
(    )é a característica da música relacionada a força ou energia da vibração da fonte sonora, sendo representada pelos sinais da dinâmica, podendo variar ao longo da música se tornando forte ou fraco.
(    ) é a característica do som que faz distinguir o som grave ou o som agudo.

6 – Você gosta desse estilo de música? Ou qual é seu estilo preferido? Comente?

7 – Qual é a música que você mais gosta? Quem é o intérprete?

8 – Escreva o trecho que você mais gosta da sua música preferida. Comente porque esse trecho é interessante


Artes


1ª) A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros. Com base nessas informações e nos seus estudos sobre a história da arte é INCORRETO afirmar:
a) A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.
b) Desde a pré-história, na pintura rupestre, verificamos a necessidade do homem em representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção.
c) A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo.
d) Cada expressão artística possui significado múltiplo e diferente.

2ª) A arte ______________ surgiu da mistura de outros estilos e se inicia desde o período da Pré-História há mais de 5 mil anos, até a arte primitiva. Ela também foi influenciada pelo estilo artístico de outras sociedades.
a) europeia
b) rupestre
c) brasileira
d) asiática

3ª) Sobre a história da arte brasileira é CORRETO afirmar:
a) Na época do descobrimento do Brasil, quando no início, havia cerca de 5 mil índios.
b) O Brasil transformou-se em colônia de Portugal, depois da chegada de Cabral e eram feitas construções simples, como as feitorias, várias vilas, engenhos de açúcar como representação da arte.
c) Na invasão dos holandeses que ficaram no nordeste do Brasil por quase 25 anos, no início de 1624, se instalou uma cultura vinda dos povos africanos.
d) Artistas e cientistas vieram para o Recife, trazendo a cultura Chinesa.

4ª) Outro estilo que surgiu foi o __________, ligado ao catolicismo. A influência da Missão Artística Francesa, no início do século XIX, quando a família real veio ao Brasil foi intensa. A população começou a imitar a cultura europeia. Eram pintados retratos da família real e algumas imagens dos índios brasileiros.
a) barroco
b) romantismo
c) realismo
d) impressionismo

5ª) Sobre a história da Arte pré-histórica é CORRETO afirmar que:
a) A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros hominídeos, entre 1.000.000 até 4000 d.C.
b) Existe muitos documentos escritos revelando algo sobre esse período.
c) Nos primórdios da humanidade, a formação da Terra, de acordo com os cientistas, é de cinco bilhões de anos. Já o início da vida na Terra começou a se formar depois de um bilhão de anos.
d) A Pré-História, conhecida também como Idade da Pedra ou Paleolítico Superior, foi o período mais curto da época, é dividido em três períodos.

6ª) De acordo com os períodos da pré-história, relacione corretamente:
(1) Paleolítico inferior
(2) Paleolítico superior
(3) Neolítico
(   ) por volta do ano 10.000 a.C. (objetos feitos de pedra polida, início da agricultura, artesanato, construção de pedra e a primeira arquitetura).
(   ) de 5.000 até 3.500 a.C. surge a idade dos metais, o final desse período, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, invenção da roda, da escrita e do arado de bois.
(   ) aproximadamente 30.000 a.C. (pinturas e esculturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira).
(   ) até 500.000 a.C. (caça e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, controle do fogo e surgimento dos primeiros hominídeos).
A sequência correta é:
a) 2 – 3 – 3 – 1
b) 3 – 3 – 1 – 2
c) 3 – 3 – 2 – 1
d) 1 – 2 – 3 – 2

7ª) O _____________ era a forma dos primeiros artistas da Pré- História registrarem aquilo que viam.
a) cubismo
b) naturalismo
c) impressionismo
d) realismo

8ª) O período da Idade Antiga se estende de 4000 a.C. 476 d.C. Já haviam vestígios de civilizações bastante avançadas, mostrando estruturas de sociedades escravistas e de servidão coletiva. Sobre esse período da história é CORRETO afirmar:
a) O povo era marcado por uma realidade mística.
b) Esse período iniciou com a escrita avançada e se estendeu até a queda do Império Romano do Oriente.
c) A arte brasileira foi marcada pela escrita avançada que consistia na criação de símbolos, os hieróglifos.
d) Sendo os gregos politeístas e crendo na vida após a morte, sua arte era voltada para a criação de túmulos para faraós, estátuas de deuses, vasos antigos e uma arquitetura baseada em suas crenças.

9ª) A arte ____________ representava o homem como centro da perfeição e das obras de arte. Eram realizadas pinturas, estátuas, edificações e outros monumentos que valorizavam o ser humano em todos os aspectos.
a) romana
b) egípcia
c) grega
d) brasileira

10ª) Influenciados pela cultura Etrusca, a arte __________ estava baseada na cultura greco-helenística. Foi uma arte fundamental que ajudou na preservação da arte grega. Ela se destacou, principalmente, na arquitetura com a construção de monumentos grandiosos, como teatros, templos, casas, etc.
a) romana
b) egípcia
c) grega
d) brasileira



Português - 6º ano


O conto da mentira
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
(a) 1, 2, 3, 4.
(b) 4, 2, 3, 1.
(c) 4, 3, 1, 2.
(d) 2, 1, 4, 3.

2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
 ______________________________________________________________________________________________

3 – Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
 ______________________________________________


4 –Leia a tira a seguir, de Ziraldo, e responda.
 Resultado de imagem para No 3º quadrinho da tira acima, a expressão “compartilhar” indica

No 3º quadrinho da tira acima, a expressão “compartilhar” indica
(a) disputa.        
(b) competição.
(c) dividir. 
(d) trocar.

A CAUSA DA CHUVA
Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
  Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
  Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
  Como assim? – disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
Nesse momento começou a chover.
– Viram? – gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
– Mas, como assim? – tornava a lebre. Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?
(Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.)
              
5 – No trecho “Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.”, a palavra em destaque tem sentido de
(a) desgastados.
(b) sedentos.
(c) agitados.
(d) comovidos.

6 – Os animais começaram a discutir sobre a chuva por que
(a) estavam preocupados com a possível falta de água.
(b) achavam que não mais iria chover.
(c) todos queriam explicar de onde vem a chuva.
(d) nenhum deles entendia de chuva

PNEU FURADO

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha. Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
­–  Você tem macaco? – perguntou o homem.
  Não – respondeu a moça.
  Tudo bem, eu tenho – disse o homem. – Você tem estepe?
  Não – disse a moça.
  Vamos usar o meu – disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
  Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
  É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
  Coisa estranha.
  É uma compulsão. Sei lá.
(Luis Fernando Verissimo. Pai não entende nada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 23.)

7 – O homem trocou o pneu do carro por que
(a) quis ser simpático com a moça.
(b) tinha compulsão por trocar pneus.
(c) era seu dever ajudar o próximo.
(d) não tinha estepe e macaco.

8 – “De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.”
A palavra em destaque no trecho aqui reproduzido expressa ideia de
(a) afirmação.
(b) negação.
(c) modo.
(d) tempo

9 – A reação do homem quando o dono do carro agradeceu por ele ter trocado o pneu foi de
(a) gratidão.                                 
(b) vergonha.
(c) medo.  
(d) timidez.

10 – Leia os versos iniciais do cordel “OS ANIMAIS TÊM RAZÃO”

Quem já passou no sertão
E viu o solo rachado,
A caatinga cor de cinza,
Duvido não ter parado
Pra ficar olhando o verde
Do juazeiro copado.

E sair dali pensando:
Como pode a natureza
Num clima tão quente e seco,
Numa terra indefesa
Com tanta adversidade
Criar tamanha beleza.

Essas duas estrofes do cordel buscam nos mostrar:
(a) a beleza do solo seco do sertão.
(b) a beleza do juazeiro se destacando na paisagem.
(c) o cinza do juazeiro.
(d) a umidade da caatinga.

11 – leia atentamente os versos do cordel “AS SEIS MOEDAS DE OURO”:

As cinco tribos viviam
Numa aldeia grande e bela
Os bairros iguais ao Centro
Sem resquícios de favela
E a terra dividida
Pra quem trabalhava nela

Viviam como as abelhas
Na mais completa união
Nenhum índio conhecia
O vírus da ingratidão
A peçonha da preguiça
Nem o veneno ambição

Os versos retratam que as tribos:
(a) viviam em guerras constantes
(b) viviam separadas.
(c) não eram ambiciosos.
(d) eram ingratas umas com as outras.


WWW.INACIOALCANTARA.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 20 de março de 2018

sexta-feira, 9 de março de 2018

Atividade - Ciências - 7º ano - março


01. O Brasil é considerado o país com maior número de seres vivos diferentes no mundo. Segundo os cientistas, isso acontece porque o nosso país tem muitos ambientes naturais, com grandes e diferentes ecossistemas. Sendo assim, podemos afirmar que o nosso país tem:

(A) Uma pequena Biodiversidade.
(B) Uma razoável Biodiversidade.
(C) A maior Biodiversidade do mundo.
(D) A menor Biodiversidade do mundo.  

02. Patrícia e Leonardo conversavam para relembrar qual era a proposta da professora quando fez duas oficinas para a turma. A primeira oficina foi de papel artesanal – na qual fizeram o uso de papeis velhos e usados para fazer papeis novos e coloridos; a segunda oficina foi de velas decorativas – usou-se velas quebradas e restos de velas para fazer velas novas, coloridas e cheirosas. Eles prontamente entenderam que a proposta fazia parte de um projeto de uso responsável dos recursos naturais; faltava apenas saber qual era a principal ação das atividades:
(A) Reciclagem de material.
(B) Reaproveitamento objetos.
(C) Reutilização de objetos.
(D) Redução de consumo.

03. O fóssil do terceiro maior dinossauro do mundo, de 32 metros de altura e cerca de 80 toneladas, o Futalognkosaurus dukei foi encontrado quase completo por pesquisadores brasileiros e argentinos e, junto com a carcaça do animal, encontraram restos fossilizados de folhas e peixes de 80 milhões de anos atrás, quando ele viveu. A partir destas características, como seria, provavelmente, o lugar em que ele viveu?
(A) Uma região com um ambiente seco, coberta por poucas plantas rasteiras.
(B) Uma região com um ambiente seco, coberta por grande vegetação.
(C) Uma região alagada, coberta por grande vegetação.
(D) Uma região alagada e sem vegetação.

04. Os primeiros seres vivos da Terra viviam em um ambiente bem diferente do atual, quentíssimo e sem oxigênio. Os primeiros seres vivos do planeta eram
(A) Unicelulares e pluricelulares.
(B) Unicelulares e heterótrofos.
(C) Pluricelulares e autótrofos.
(D) Pluricelulares e heterótrofos

05. Na atual transformação do nosso Planeta Terra, dois grandes fatores vêm provocando ameaça às espécies. Algumas vezes, essas ameaças são causadas pelo ser humano, mas, em alguns casos, a própria natureza promove a extinção das espécies. Pesquisando essas ações de extinção, João Pedro e Jéssica foram capazes de diferenciar essas duas vertentes. Vamos acompanhá-los nessa aventura, marcando apenas as alternativas que caracterizam as ações humanas:
I – Grande terremoto.
II – O aumento das áreas agrícolas.
III – O crescimento demográfico da população.
IV – Queimadas criminosas.
V – Desmatamento.
(A) II, III e IV
(B) I, II e IV
(C) II, III, IV e V
(D) I e IV

06. A diversidade de seres vivos que habitam o planeta Terra é imensa, e isso gerou a necessidade de classifica-los. Dentro da chave de classificação, o Reino é o grupo que reúne a maior quantidade de indivíduos que, embora apresentem muitas diferenças apresentam também algumas características comuns. A imagem abaixo mostra dois exemplares que pertencem ao reino animal. Uma característica comum a esses animais é a:

(A) Classificação como seres autótrofos.
(B) Constituição por células eucarióticas.
(C) Ocupação do mesmo habitat.
(D) Respiração através de brânquias

07. Um professor de ciências começou uma aula com as seguintes perguntas:
Como o morcego enxerga na escuridão? Os morcegos têm olhos? Eles enxergam no escuro? Como fazem para enxergarem no escuro das cavernas? Como será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam? Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade. Utilizam um processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na escuridão, por meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies do ambiente.
A esse processo desenvolvido pelo animal denominamos:
(A) Especiação seletiva.
(B) Adaptação.
(C) Seleção irradiativa.
(D) Interação.

08. O Coaxar de um sapo, a dança de um tangará e alguns dos movimentos corporais de um pinguim são formas de exibição que fazem parte do comportamento de corte desses animais. Esse tipo de comportamento tem como finalidade
(A) Atrair a fêmea. 
(B) Espantar predadores.
(C) Localizar alimentos.
(D) Marcar território

09. Um estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou a conclusão que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características:
· Eucariontes, porém não sintetiza pigmento fotossintetizante.
· É pluricelular, muito embora suas células não constituam tecidos diferenciados.
· Apresenta quitina como um dos componentes de sua membrana celular. Pelas características expostas conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence ao reino
(A) Protista
(B) Fungi
(C) Monera
(D) Plantae

10.  “Eles são operários quase sempre anônimos da natureza, ao mesmo tempo criadores e destruidores da vida (...)”. Há os que fazem o pão crescer (...). Alguns escurecem os azulejos do banheiro, outros causam e curam doenças, enriquecem o solo, apodrecem a madeira. Gostam de umidade, calor e pouca luz, transformam e degradam alimentos.”
 O texto refere-se aos
(A) Protozoários.
(B) Artrópodes.
(C) Fungos.
(D) Anelídeos





segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Os animais tem razão

Filme produzido e encenado por alunos do 6º ano da EMEB Alípio Rodrigues Nepomuceno, através do Projeto "Nas Ondas da Leitura". Os alunos fizeram uma adaptação do cordel de Antonio Francisco, "Os Animais tem razão",  lançado pela Editora Imeph.