1. Leitura e reflexão:
Leia o trecho a seguir:
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.”
(José de Alencar – Iracema)
Pergunta 1:
Com base nesse trecho, como a personagem Iracema é representada pelo autor? Qual a intenção dessa idealização?
2. Estabelecendo um paralelo com a História:
A personagem Iracema foi inspirada nos povos indígenas que habitavam a região da Serra da Ibiapaba e do litoral do Ceará, como os Tabajaras. Na História real, esses povos viveram conflitos e alianças com os colonizadores portugueses.
Pergunta 2:
Sabemos que durante a colonização, os povos indígenas sofreram com doenças, guerras e perda de suas terras. Por que você acha que José de Alencar preferiu representar esse encontro como um romance amoroso e poético?
3. Comparando Ficção e História:
Leia os dois trechos abaixo:
Trecho A – Ficção (Iracema):
“Martim tomara de Iracema como quem recebe um dom dos céus. Ela o seguiu sem que sua alma estremecesse.”
Trecho B – Fato Histórico:
“Pero Coelho de Sousa chegou à região do Ceará no século XVII, fundando feitorias e tentando dominar os indígenas, enfrentando resistências, fugas e confrontos com os povos nativos.”
Pergunta 3:
Qual a diferença de abordagem entre os dois textos? O que está presente no texto histórico que foi omitido ou suavizado na ficção?
4. Atividade de Escrita Criativa – "Cartas de Iracema para o Futuro”
Imagine que Iracema pudesse escrever uma carta para os jovens de hoje, contando a história real de seu povo após a chegada dos europeus. Escreva essa carta como se você fosse ela, mostrando sentimentos, resistência e a luta por sobrevivência.
Dica: Fale sobre o modo de vida indígena, a chegada dos portugueses, os conflitos, as perdas e o legado cultural deixado por seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário