Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Relações Humanas 9º ano set/2011


1 Leia este trecho da música “É Preciso Saber Viver”
“Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou viver na solidão
É preciso ter cuidado
Prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver... (...)”
a) O que você entende sobre esse trecho? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que mensagem podemos tirar desta música? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 Observe este trecho de “Epitáfio”:
“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer... (...)”
O que podemos fazer para que possamos ter uma vida de felicidade? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar...(...)”
Este trecho da música “Não Vou me Adaptar” dos Titãs fala das mudanças ocorridas durante a vida de uma pessoa, e a adolescência é uma fase de muitas descobertas e por consequência, de adaptações. Em relação as mudanças em sua adolescência, descreva o que você acha mais difícil, e o que se torna mais fácil de adaptar-se. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 Observe a charge a seguir:

Em sua opinião, como é o pensamento a respeito da relação homem e mulher? Escreva um pequeno texto se referindo a este tema. Destaque como você vê uma relação ideal entre um casal. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 O que você acha do envolvimento de pessoas do mesmo sexo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário