Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Atividade História - 2º ano - Ensino Médio - MAC

1) Na segunda metade do século XVIII, basicamente, alguns dos grandes países da Europa eram governados pelos seguintes reis: Carlos III (Espanha), Catarina II (Rússia), Frederico II (Prússia), José I (Portugal) e José II (Áustria). Existe um ponto em comum entre eles. Assinale a frase que melhor expressa esse ponto.
(a) “O Estado sou Eu”.
(b) “NãoRei sem Bispo”.
(c) “Tudo pelo povo, sem o povo”.
(d) “O Rei reina, o Parlamento governa”.

2) Leia com atenção o trecho a seguir:
“As transformações levadas a efeito pela Revolução Industrial inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se consubstancia a diferença crescente entre pobres e ricos”.
Fonte: HOBSBAWN, Eric J. As origens da Revolução Industrial. São Paulo, Global, 1979.
Dentre as conseqüências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar
(a) uma intensificação da miséria e da pobreza com o surgimento de um grande número de indigentes.
(b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
(c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
(d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser, também, uma instituição geradora de empregos.

3) O bispo Jacques Bossuet, grande teórico do absolutismo monárquico, afirmou: "Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém." (In: Coletânea de Documentos Históricos para o 1º grau. São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79).
Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA o regime absolutista de poder:
(a) A justificativa do poder real pela teoria do direito divino.
(b) A personificação do Estado na figura do rei.
(c) A junção, na figura do rei, dos poderes de legislar, executar e julgar.
(d) A noção de representatividade, por delegação através do voto.

4) O expansionismo marítimo comercial e colonial da Europa relaciona-se diretamente com o Estado Absolutista. Essa relação pode ser descrita da seguinte maneira:
(a) A expansão marítima européia foi um dos fatores de origem do aparecimento de governos centralizados e, portanto, responsável pela formação das primeiras monarquias nacionais.
(b) O Estado centralizado foi um pré-requisito para a expansão marítima européia e esta, por sua vez, agiu como fator de fortalecimento do poder do Estado.
(c) A expansão marítima européia foi a forma encontrada pela burguesia em crescimento para colocar suas atividades econômicas fora do Estado Absolutista.
(d) O Estado Moderno teve condições de iniciar a expansão marítima, quando a burguesia se tornou a classe hegemônica política e economicamente.

5) "Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se se puder ser uma delas(...)."
MAQUIAVEL, N., O Príncipe. 2a ed., Trad., Mira-Sintra -- Mem Martins, Ed. Europa-América, 1976, p.89.
A respeito do pensamento político de Maquiavel, é correto afirmar:
(a) Mantinha uma nítida vinculação entre a política e os princípios morais do cristianismo.
(b) Apresentava uma clara defesa da representação popular e dos ideais democráticos.
(c) Servia de base para a ofensiva da Igreja em confronto com os poderes civis na Itália.
(d) Sustentava que o objetivo de um governante era a conquista e a manutenção do poder.

6) Os principais filósofos iluministas foram:
(a) Bacon, Montesquieu, Comte, Diderot
(b) Marat, Bacon, Montesquieu
(c) Voltarie, Rousseau, Montesquieu, Diderot
(d) Rousseau, Marat, Robespierre, Bacon

7) A respeito da Revolução Industrial Inglesa, assinale a alternativa incorreta.
(a) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa.
(b) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar.
(c) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa.
(d) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na Idade Média e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média.

8) Para compreender as sociedades do presente é necessário conhecer o passado. Assim, para entender as sociedades ocidentais da atualidade é importante conhecermos como viviam, por exemplo, as sociedades na época do Absolutismo. Leia, atentamente, o texto abaixo, que se refere às sociedades atuais e, em seguida, faça o que se pede.
Em muitas sociedades do século XX, verificamos a coexistência de pessoas muito ricas com pessoas muito pobres. Mesmo que boa parte das Constituições dos países ocidentais determine que todos os indivíduos são iguais perante a lei, a realidade nem sempre é o reflexo da lei. Há ainda muita injustiça social. De todo modo, há importantes avanços, como a aplicação do chamado “imposto progressivo”. Nesse sistema, quem ganha mais, paga um percentual maior de imposto de renda, ao passo que quem ganha menos não contribui ou contribui com um percentual menor. O sufrágio universal, através do qual quase todos os cidadãos maiores de idade escolhem seus governantes, é outro importante avanço dessas sociedades. Por outro lado, as sociedades ocidentais passaram por transformações “comportamentais”. Hoje as mulheres podem exercer quase todas as funções que antes eram consideradas masculinas e, portanto, proibidas às mulheres. Além disso, funções consideradas tipicamente femininas, como cuidar dos filhos e do lar, têm sido cada vez mais divididas entre homens e mulheres.

a) Identifique, no texto, uma característica que também pode ser atribuída às sociedades absolutistas.

b) Transcreva dois trechos que falam de aspectos que não se encaixam nas sociedades absolutistas e explique o porquê.

9) Leia o trecho do jurista e filósofo Jean Bodin (1530-1596) a respeito do poder real:
Nada havendo de maior sobre a terra, depois de Deus, que os príncipes soberanos, e sendo por Ele estabelecidos como seus representantes para governarem os outros homens, é necessário lembrar-se de sua qualidade, a fim de respeitar-lhes e reverenciar-lhes a majestade com toda a obediência (...)
Com base no texto acima, podemos afirmar que o autor:
(a) defende a separação entre o poder da Igreja e o poder do Estado.
(b) lembra que o Rei deve governar sem temer a Deus, a quem representa na Terra.
(c) aproxima a autoridade do Rei à autoridade de Deus, justificando o Absolutismo.
(d) colabora para o enfraquecimento das monarquias na Europa ao defender o poder da Igreja.

10) As práticas mercantilistas fortaleceram, evidentemente, a ação do Estado em todos os níveis das atividades econômicas. A articulação entre o Mercantilismo e o Estado Absolutista torna-se, ao longo da época de transição, cada vez mais estreita. (...)
(FARIA et al., p. 43)
A partir da informação do texto, identifique e explique uma forma de política mercantilista praticada

por um dos Estados absolutistas no período da transição do feudalismo para o capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário