Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Atividade História - 9º ano

1 Considere a charge:


Ela retrata uma crítica a política adotada no governo Médici. Descreva como era essa política.

2 Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em sua opinião, como isso influenciou na democracia do Brasil?

3 “Com o slogan ‘50 anos em 5’, o Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como Plano de Metas, estimula o crescimento e diversificação da economia. O Presidente investe na indústria de base, na agricultura, nos transportes, no fornecimento de energia, e no ensino técnico. Para o Presidente e os ideólogos do desenvolvimentismo as profundas desigualdades do país só serão superadas com o predomínio da indústria sobre a agricultura.”
Fonte: http://cafehistoria.ning.com (com alterações) acesso em: 28/09/2011
O texto acima destaca o pensamento imposto durante o governo de Juscelino Kubitschek. Qual a importância deste pensamento para o crescimento econômico brasileiro?

4 Enumere corretamente:
( 1 ) Getúlio Vargas
( 2 ) Juscelino Kubitschek
( 3 ) Jânio Quadros
( 4 ) João Goulart
(     ) Mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília.
(     ) Tornou-se pela segunda vez presidente da república, mas, pressionado por vários setores da sociedade, cometeu suicídio.
(     ) Sem apoio do Congresso e da população, renunciou após sete meses de governo.
(     ) Tendo como base o desenvolvimento, investiu na construção de rodovias e ferrovias e na produção industrial e facilitou a entrada de capitais estrangeiros.
(     ) Lançou propostas de reformas de base e de reforma agrária, mas foi deposto por setores conservadores.

5 Observe a charge e em seguida, explique o que ela pretendeu retratar, dentro do contexto da Ditadura Militar:



6 O final da Ditadura Militar no Brasil (1964/1985) foi marcado por um movimento popular e político-partidário que aglutinou diversas forças políticas durante o seu processo. Foi um movimento que levou milhares de pessoas às ruas conclamando a redemocratização do Brasil. Esse movimento ficou conhecido como Movimento pelas Diretas-Já. Que reivindicação era feita nesse movimento?

7 Leia e explique o trecho da música Pra não dizer que não falei das flores”:
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos construções

Caminhando e cantando e seguindo a canção (...)

Um comentário: