Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Atividade Geografia 7º ano

1- Destaque aspectos da Região Centro-Oeste do Brasil: clima, vegetação, economia e principais cidades.

2- Quais os estados que compõem a região Centro-Oeste?

3- O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

4-As grandes áreas desmatadas para a criação extensiva de gado, além da agricultura, principalmente a soja, são os principais fatores responsáveis pela desertificação do cerrado, causando o desgaste dos solos e provocando grandes problemas ambientais. Determinadas práticas econômicas agravam o avanço de desertificação em áreas brasileiras como o cerrado. Além das causas naturais envolvidas, que ações humanas fazem o processo de desertificação ser acelerado?
* Leia o trecho da reportagem a seguir e responda as questões 05,06 e 07
SOB FOGO CERRADO
O Cerrado é a vegetação típica do Planalto Central brasileiro. Do ponto de vista do relevo, o Planalto é uma espécie de tablado que se eleva a altitudes entre 800 e 1 200 metros acima do nível do mar. Por ser plano, é ideal para a agricultura mecanizada e para a pecuária extensiva. Nos últimos 30 anos, grandes áreas de Cerrado foram queimadas para dar lugar a plantações de grãos e para a formação de pastagens. Como a região tem uma estação de seca muito longa, que atinge o ponto máximo em agosto, basta uma fagulha para que imensas áreas de floresta se transformem em cinzas em questão de horas. O resultado é  que restam, hoje, apenas 20% da sua cobertura original.
O contínuo desaparecimento do Cerrado coloca em risco outros ecossistemas. Isso porque boa parte dos rios brasileiros nasce nas áreas mais elevadas do Planalto Central e, depois, segue para as bacias do Prata, do São Francisco e da Amazônia. Ou seja, tudo o que acontece no Cerrado influi, mais cedo ou mais tarde, no resto do país. O desaparecimento das matas junto às nascentes diminui a vazão dos rios, provocando escassez de água. Outro efeito do desmatamento é  o assoreamento – redução da profundidade do leito – dos rios, um problema já sentido gravemente no Pantanal. Além disso, a aplicação de fertilizantes e pesticidas está poluindo as águas que depois vão irrigar áreas naturais importantes ou servirão de consumo para as populações urbanas.  Na corda bamba.                                                                         Revista SuperInteressante . Edição 039, dez. 2001, p. 26 e 27.

5-Que aspectos naturais tornam o Cerrado um lugar atrativo para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura mecanizada?

6-Explique como o desaparecimento do Cerrado pode colocar em risco outros ecossistemas brasileiros.

7-Comente os danos ambientais sofridos pelos rios do Cerrado.

8- Caracterize os seguintes aspectos da região Sul do Brasil:
a) Clima
b) Vegetação
c) Relevo
d) estados que a compõem.

9- O Sul do Brasil, apesar de ocupar a menor extensão territorial entre as regiões brasileiras, é segunda região economicamente mais rica do país, mostrando-se inferior apenas ao Sudeste. Apresenta uma economia dinâmica e com o uso de tecnologia nos diferentes setores. Caracterize as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Sul.

10- Relacione a predominância da população de origem europeia na região Sul do Brasil com o processo de povoamento do território brasileiro.

11- Grande parte da vegetação natural que cobria a região Sul foi devastada. Quais os fatores que contribuíram de forma significativa para que isso ocorresse?

12- por que a região Sul apresenta grande número de descendentes de imigrantes europeus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário