Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Atividade de História - 8º ano - agosto

1. Na época, a independência não foi aceita no Brasil todo. Em várias províncias, como Bahia, Piauí, Pará, Maranhão e Província Cisplatina, o povo pegou em armas para combater os portugueses que aqui moravam. Explique por que isso aconteceu.

2. No Piauí também ocorreu uma guerra pela independência, que se iniciou quando a Câmara de Parnaíba, cidade do norte da província, declarou-se favorável à independência. O general português Cunha Fidié e suas tropas partiram de Oeiras, então capital do Piauí, a fim de sufocar o movimento pela independência. Que nome recebeu esse movimento?
(a) Batalha de Jenipapo
(b) Guerra do Piauí
(c) Batalha dos Portugueses
(d) Guerra de Parnaíba

3. Como Portugal acabou por reconhecer a emancipação política do Brasil?

4. E os ingleses?

5. Independente de Portugal, o Brasil podia fazer suas próprias leis. Comente.

6. Poder estabelecido pela Constituição de 1824 que dava muitos poderes ao imperador:
(a) Poder Legislativo
(b) Poder Moderador
(c) Poder Judiciário
(d) Poder Geral

7. Como você analisa o Quarto Poder criado pela Constituição de 1822?

8. Explique o que motivou a criação do movimento conhecido por Confederação do Equador.

9. Comente a Questão Cisplatina.

10. Faça uma análise da economia brasileira durante o Primeiro Reinado.

Gabarito  1 Porque os portugueses não queriam perder seus privilégios aqui no Brasil.  2 A   3 Quando o Brasil pagou a quantia em dinheiro pedida pelo governo português.  4 Os ingleses reconheceram logo, pois tinham interesses comerciais no Brasil.  5. Prova disso foi a elaboração da Constituição de 1824.  6 B   7 Era o Poder exclusivo do Imperador, ou seja, na prática ele mandava sozinho.   8 Foi devido a criação de uma Constituição excludente, um imperador autoritário e os altos impostos.
9 Relaciona-se a uma província brasileira que ao conseguir sua emancipação passou a chamar-se Uruguai. Os brasileiros fizeram severas críticas ao imperador quando souberam que o mesmo havia concordado com a emancipação da província.   10 Era uma economia frágil e dependente do capital inglês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário