Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 4 de junho de 2017

Atividade de História - 6º ano - junho

1. Como se caracterizava a religião persa?

Resposta: A religião persa tinha duas divindades principais. Uma representava o bem e outra, o mal. Ambas viveriam em eterno confronto. Os persas também acreditavam na vida após a morte.

2. Relacione a principal atividade econômica realizada pelos fenícios com as condições naturais da região por eles habitadas.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: As terras em que os fenícios viviam eram muito áridas. Assim, havia dificuldades para a realização de atividades agrícolas. Existiam, contudo, muitas árvores com madeira excelente para a fabricação de embarcações, e o litoral de suas terras era propício para a navegação. Dessa forma, os fenícios acabaram por se tornar ativos comerciantes, fazendo circular mercadorias pelo Mar Mediterrâneo.

3) Preencha as lacunas do texto abaixo com os termos do quadro a seguir:
A economia de muitos dos povos da Antiguidade Oriental era voltada para a agricultura. Nesse sentido, os ___fenícios___ se diferenciaram, porque tinham uma economia mais voltada para o comércio e a navegação.
Em termos políticos, os  __egípcios___  e os ___babilônios___ foram governados, na maior parte de sua história, por monarcas que concentravam fortes poderes em suas mãos, e que eram considerados ou uma divindade ou o representante de uma divindade. Os governantes ___hebreus___, por sua vez, não eram considerados deuses, pois esse povo acreditava na existência de apenas um Deus.

4) Em 1948, uma resolução da ONU estabeleceu um Estado judaico na região da Palestina. Era o fim vitorioso da luta de um movimento conhecido como sionismo. Um dos argumentos dos sionistas para que esse Estado fosse instituído era a Diáspora. Responda:

a) Qual o nome desse Estado?
Israel.

b) O que foi a Diáspora?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: No século I, os hebreus deixaram a região da Palestina, por causa da opressão do Império Romano, que dominava a região, e se dispersaram por outros lugares. Esse fato ficou conhecido como Diáspora. Nesse momento, deixou de existir um Estado hebreu. 

c) Por que o estabelecimento do Estado judaico na região da Palestina gera conflitos até hoje?

SUGESTÃO DE RESPOSTA: Porque naquela região já havia os palestinos, com religião, língua e costumes completamente
diferentes dos judeus e que também pleiteavam um Estado para seu povo. No plano da ONU, havia a proposta de que
esse Estado palestino também fosse constituído, mas na prática isso não aconteceu até hoje. Além disso, os países árabes veem com desconfiança o estabelecimento de um poderoso Estado judeu na região.

5) A Muralha é o mais famoso testemunho legado pela China Antiga. Em relação à construção da Muralha da China, assinale a alternativa incorreta:
a) A muralha possui a largura de 6 metros em toda a sua extensão e foi construída para impedir a fuga dos escravos.* 
b) Como a China era divida em vários domínios, inicialmente existiam várias muralhas dividindo esses domínios.
c) As divisões internas foram demolidas e as partes externas foram aproveitadas para se construir uma barreira única.
d) A Muralha procurava defender a China da invasão de inimigos externos, principalmente os mongóis.

6) Explique os princípios básicos do confucionismo.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Segundo o confucionismo, o ser humano não é mau por natureza; foi o uso indevido do poder que o perverteu. É por isso que o soberano deve ter um papel moral.

7. Segundo o taoísmo, conjunto de ensinamentos religiosos e filosóficos originário da China, o ser humano deve buscar a harmonia com a natureza, pois tudo possui uma identidade oriunda de uma única fonte, o Tao. Que relação podemos estabelecer entre esse ensinamento e a atual situação do meio ambiente na Terra?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: O ensinamento taoísta sobre a necessidade de harmonia entre o ser humano e a natureza alerta para o atual desequilíbrio ambiental provocado pela ação humana, com consequências desastrosas para as condições de vida no planeta – por exemplo, a elevação da temperatura da Terra.

8. O que diferencia a religião hebraica da maioria das religiões da Antiguidade oriental?
O monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus.

9. Os fenícios controlavam boa parte do comércio realizado no mar Mediterrâneo.
Assinale a alternativa que indica os conhecimentos desenvolvidos pelos fenícios que foram favorecidos por essa prática comercial:
a) a navegação, a construção naval, a produção têxtil, a metalurgia e a fabricação de armas e artefatos de vidro. O principal foi o desenvolvimento do alfabeto.*
b) a construção de aviões de guerra que favoreceram durante muito tempo os fenícios em suas conquistas territoriais.
c) desenvolveram a arte de tingir tecidos e comercializavam esses produtos nas regiões vizinhas.
d) os fenícios praticavam apenas a agricultura, atividade que garantia o sustento desse povo.

10. Livro do Êxodo: 9: 13; 10: 9  
9:13 Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;  
   10:9 Moisés respondeu: "Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, porque vamos celebrar uma festa ao Senhor".

Segundo a narrativa bíblica, quem conduziu o povo hebreu do Egito à Terra Santa?
a)    Abraão
b)    Noé
c)    Davi

d)    Moisés*



Nenhum comentário:

Postar um comentário