Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 10 de abril de 2018

História 9º ano


1. Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos viveram um período de superprodução industrial e agrícola e isso gerou uma grande especulação na Bolsa de Valores. A falta de mercados consumidores para os produtos americanos ocasionou uma brusca queda no valor das ações, provocando falências, desemprego e inflação, esse período ficou conhecido como:
a) New Deal                                    c) Crise de 1929*    
b) Crise dos Fundos                      d) A queda de 1897

2. Passada mais de uma década do fim da Primeira Guerra Mundial, os países europeus continuavam enfrentando problemas econômicos, agravados pela crise de 1929. A burguesia, a classe média e vários setores sociais não acreditavam que governos democráticos pudessem retomar a produção e os níveis de emprego. Considerando esse quadro da sociedade europeia, explique como ocorreu a ascensão de regimes autoritários como o nazismo e o fascismo.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Ganhava espaço a ideia de que governos fortes, autoritários e intervencionistas eram a melhor solução para enfrentar a crise.

3. Sobre New Deal criado presidente Franklin Roosevelt, após a Crise de 1929, podemos afirmar que:
a) O New Deal  foi um conjunto de medidas econômicas e sociais tomadas pelo governo Roosevelt, entre os anos de 1933 e 1937, com o objetivo de recuperar a economia dos Estados Unidos da crise de 1929. Teve como princípio básico a forte intervenção do Estado na economia.*
b) O New Deal foi um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.
c) O New Deal foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
d) O New Deal foi um conselho de assistência econômica mútua.

4. Aponte os fatores que favoreceram o surgimento do nazismo na Alemanha:
 

I. A desastrosa derrota alemã na Primeira Guerra Mundial e os efeitos humilhantes do Tratado de Versalhes;
II. A crescente ameaça da expansão comunista organizada pela Rússia;
III. O apoio dos nazistas a grupos étnicos e minoritários, como os ciganos, os negros e os judeus;
IV. A instabilidade e as dificuldades políticas que causaram imenso descontrole financeiro.
Estão corretas:
a) I, II e III         b) II, III e IV         c) II, III e IV           d) I, II e IV *    

5. Entre os fatores que caracterizaram o nazismo e outros governos totalitários na Europa estão, exceto:
a) concentração de poder nas mãos de uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas, organizadas em um partido único.
b) extinção das liberdades e dos direitos individuais e coletivos, repressão sem limites com controle da vida pública e privada das pessoas.
c) uso da comunicação de massa para exaltar o governo e a figura do líder e difundir a ideologia do partido, perseguição implacável aos opositores do regime.
d) tratamento tolerante e respeitoso dispensado contra as minorias como homossexuais, imigrantes, ciganos e judeus.*


6. Durante a década de 1930, desrespeitando abertamente os tratados firmados após a Primeira Guerra Mundial, os governos totalitários da _______________, da ________________ e do ______________________, começaram ampliar seus domínios,  formando a aliança militar conhecida como  _________________.
-> A alternativa que preenche as lacunas corretamente é:
a) China, a França, a Grã-Bretanha, a União Soviética, Estados Unidos, Aliados .
b) Itália, Alemanha, Japão, Eixo.*
c) Inglaterra, Rússia, Brasil, Tríplice Aliança.
d) Rússia e França, Tríplice Entente.
7.  O que foi o holocausto judeu? Qual a real finalidade dos campos de concentração nazistas? Na sua opinião poderia haver outro genocídio como o holocausto, envolvendo grupos étnicos ou religiosos?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Página 131.
(Resposta pessoal. O holocausto foi um genocídio judeu provocado pelos alemães nazistas e os campos de concentração eram, na verdade, campos de extermínio. Onde houver guerras poderá haver genocídio).

8. Um dos grandes desafios dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial era enfrentar os alemães na França ocupada. Para isso, os Aliados elaboraram um audacioso plano que seria colocado em prática no chamado “Dia D”. O que previa esse plano?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: O plano previa o desembarque de milhares de soldados das tropas aliadas na região da Normandia, localizada no norte da França, com o objetivo de surpreender o exército alemão.

9. A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial se deu pela formação de um destacamento militar que obteve vitórias significativas contra os alemães na Itália. Esse destacamento militar composto de cerca de 25 mil soldados recebeu o nome de:
a) Força Expedicionária Brasileira (FEB).*
b)Força Militar de Coalizão (FMC).
c) Força Expedicionária de Coalizão (FEC).
d)Força Militar Brasileira (FMB).

10. O Japão insistia em permanecer na guerra, no final de 1945, mesmo com a derrota de seus aliados. Embora especialistas argumentem que foi desnecessário, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas obrigando o Japão a se render quase imediatamente. As cidades atingidas pelos artefatos nucleares foram praticamente varridas do mapa. Quais eram elas?
Hiroshima e Nagasaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário