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segunda-feira, 13 de abril de 2020

Atividade de História - 8º Ano


Questão 01
Entre o final do século XV e o século XVII, a organização social e política de vários reinos da Europa se caracterizaram principalmente por essa forma de governo. Seus governantes definiam as leis, julgavam os indivíduos, controlavam as atividades econômicas e comandavam o exercito.
A forma de governo que o enunciado se refere trata-se da:
a) República Representativa
b) Monarquia Absolutista
c) Monarquia Parlamentarista
c) República Democrática

Questão 02
Defendiam a ideia de que era possível reorganizar a sociedade em outras bases, de modo que a posição social de cada indivíduo não fosse tão rigidamente definida por sua origem e que a Igreja não tivesse tanto poder.
O enunciado acima refere-se aos:
a) Teóricos Absolutistas
b) Teóricos Romancistas
c) Teóricos Iluministas
d) Teóricos Socialistas

Questão 03
Acreditavam que os homens eram livres por natureza e iguais em direitos, por isso deveriam organizar-se socialmente segundo seus talentos e seu trabalho, e não por privilégios de nascimento.
O trecho acima refere-se aos:
a) Anarquistas
b) Capitalistas
c) Socialistas
d) Iluministas

Questão 04
Preenchas os parênteses segundo o autor e suas respectivas características
___) Descartes
___) Voltaire
___)Lock
___) Montesquieu
___)Rousseau
___)Adam Smith
1 – Filósofo Francês, entendia que o poder do Estado deveria ser dividido em Três – Executivo, Legislativo e Judiciário – e não se concentrar em uma única pessoa o que para ele facilitava os abusos e a tirania.
2 – Pensador Francês, defensor de um Estado laico em que todos tivessem o direito de manifestar a própria fé, sem a imposição de outra pessoa. Defendia a liberdade de expressão, ou seja, a possibilidade de todas as pessoas
expressarem suas ideias sem serem reprimidas por governantes ou religiosos.
3 – Pensador Suíço, era a favor da participação popular irrestrita no poder. Afirmava que um bom governo era resultado de um pacto, um contrato social baseado em leis feitas por representantes de todos os segmentos sociais. Todos teriam direito de voto, e o governo deveria atender aos interesses da maioria. Assim seria formada a democracia.
4 – Pensador Francês, criador do método cartesiano, que se baseia na realização de quatro tarefas – verificar, analisar, sintetizar, enumerar – a fim de provar a existência de alguma coisa, fenômeno ou fato. É sua a célebre frase: “Penso, logo existo”.
5 – Escocês – um dos mais importantes teóricos do liberalismo econômico. Seu principal livro foi “A riqueza das nações” onde critica as teses mercantilistas que defendiam o acúmulo de metais como indicador de riqueza de uma nação.
6 – Filósofo Inglês, é considerado um precursor do iluminismo. Defendia a liberdade e a tolerância religiosa e condenava o absolutismo. Concebeu a teoria política de que o Estado deve assegurar os direitos naturais do povo, como a proteção a vida, o direito a liberdade e a garantia da propriedade. Acreditava que o poder dos governantes só era legítimo se atendesse aos interesses da sociedade como um todo.
Marque a alternativa correta.
a) 5, 2, 6, 3,  4,  1.
b) 4, 2, 6, 1, 3,  5.
c) 6, 3,  4, 1, 2, 5.
d) 3, 5, 6, 2, 4, 1.

Questão 05
Para esse pensador, a riqueza de um país era gerada pelo trabalho, devia-se buscar então, tornar o trabalho mais produtivo, o que seria possível com a divisão e a especialização do trabalho.
O pensado mencionado no enunciado acima trata-se de:
a) Rousseau                                       
b) Montesquieu
c) Voltaire                                          
d) Adam Smith

Questão 06
A partir da segunda metade do século XVIII, o racionalismo, que se tornara notório entre os filósofos iluministas, foi adotado por alguns governantes absolutistas. Aqueles que conciliaram tanto as práticas do racionalismo quanto as do absolutismo passaram a ser conhecidos como:
a) Monarcas Absolutistas
b) Monarcas Republicanos
c) Déspotas Esclarecidos
d) Reis Absolutistas

Questão 07
Era como era chamado o território dominado pelos ingleses na América do Norte, havia uma distinção clara entre a organização social e econômica das colônias do sul e das colônias do norte.
As colônias Inglesas na América do norte eram chamadas de:
a) Treze Colonias                              
b) Doze Colonias
c) Dez colônias                                  
d) Quatorze Colonias

Questão 08
As colônias Inglesas do norte vendiam madeira, cereais e tecidos para as colônias do sul e das Antilhas. As colônias Inglesas do sul e das Antilhas vendiam algodão, açúcar e melaço de cana para as colônias do norte. O rum, produzido do melaço da cana era trocado por cativos no continente Africano. O escravizados comprados na África eram vendidos para as colônias do sul.
O tipo de comercio realizado pelas colônias britânicas na América do norte ficou conhecido como:
a) Comercio Circular                           
b) Comercio Triangular
c) Comercio Marítimo                        
d) Comercio Continental

Questão 09
O conflito envolveu principalmente a França e a Inglaterra, que disputavam territórios coloniais na América do Norte. Ao final da guerra, a coroa Inglesa afirmava que a guerra tinha sido realizada para proteger os colonos Ingleses dos avanços dos Franceses e que por isso, as colônias deveriam ajudar a recuperar as finanças da coroa pagando novos impostos.
De acordo com o enunciado acima:
a) Os ingleses ganharam a guerra contra os Franceses mas despertaram a rivalidade contra os colonos da América do norte
b) Os colonos foram vitoriosos e conquistaram sua independência ao final dessa guerra
c) Os Franceses ganharam a guerra e com isso a colônia que corresponde ao Canadá
d) Os Ingleses ganharam a guerra e com troca pela ajuda dos colonos os declararam independentes

Questão 10
Essa lei impunha novas taxas aos carregamentos de produtos que fossem comprados em colonias não Inglesas das Antilhas, o que encareceu vários produtos e obrigou os colonos a adquirir o melaço apenas das Antilhas Inglesas.
A lei que o enunciado se refere trata-se da:
a) Lei do Selo                                    
b) Lei do Açúcar
c) Lei do Chá                                     
d) Leis Intoleráveis

Questão 11
Essa lei determinava que qualquer material impresso só poderia circular entre as colônias inglesas da América do norte se tivesse um selo de autorização da coroa inglesa. Esse selo era vendido por um preço alto, o que aumentava a carga de impostos sobre os colonos.
A lei que o enunciado se refere trata-se da:
a) Lei do Selo                                            
b) Lei do Açúcar
c) Lei do Chá                                             
d) Leis Intoleráveis

Questão 12
Essa lei obrigava os colonos a comprar chá apenas da Companhia Britânica das Índias Orientais. Essa medida prejudicava os colonos, pois eles produziam e comercializavam chá no mercado interno.
a) Lei do Selo                                
b) Lei do Açúcar
c) Lei do Chá                                 
d) Leis Intoleráveis

Questão 13
Essa lei determinava o fechamento do porto de Boston, a ocupação da colônia de Masschsetts, a restrição ao direito de reuniões, o controle militar da terras localizadas a oeste das Colonias e a prisão e o julgamento dos colonos que participaram do protesto da festa do cha de Boston
O enunciado acima trata-se da:
a) Lei do Selo                              
b) Lei do Açúcar
c) Lei do Chá                               
d) Leis Intoleráveis

Questão 14
Nesse congresso realizado pelos colonos da América do norte, eles decidiram boicotar o comercio de todos os produtos vindos da Inglaterra enquanto a coroa não revogasse as chamadas leis intoleráveis.
O Congresso que o enunciado se refere trata-se do:
a) Congresso de Viena
b) Congresso metropolitano
c) Congresso Continental da Filadélfia
d) Congresso de Massachusetts

Questão 15
Esse documento foi aprovado pelos representantes das colonias da América do norte em 4 de julho de 1776. Teve forte inspiração nos ideais de liberdade e igualdade defendidos pelos iluministas, especialmente os do filósofo Inglês John Locke, que defendia a igualdade entre os homens e o direito a vida, a liberdade e a propriedade.
O documento que o enunciado se refere trata-se da:
a) Carta Magna dos Estados Unidos da América
b) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América
c) Declaração de Direitos e Deveres dos Estados Unidos da América
d) Carta Constitucional de Independência dos Estados Unidos da América

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