Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atividade de História - 8º ano

1. Defina Revolução Inglesa e Revolução Gloriosa e  identifique o impacto desses acontecimentos na sociedade inglesa.
_______________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________

2 . Por que a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra?
________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________

3.  A Revolução Industrial provocou grandes mudanças na vida das pessoas e deu origem a uma nova forma de organização social, chamada sociedade industrial. Nessa sociedade, surgiram dois grupos muito diferentes entre si. São eles:
a) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e de fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e os camponeses, grupo que trabalhava sob o regime de servidão nas terras dos burgueses.
b) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e o proletariado, formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas pertencentes aos burgueses e dependiam dos salários pagos por eles para sobreviver.
c) a nobreza, formada pelos grandes proprietários de terras e pelos exércitos, que eram aliados ao rei e detinham o poder político; e o proletariado, formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas pertencentes aos nobres e dependiam dos salários pagos por eles para sobreviver.
d) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e de fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e os escravizados, grupo formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas e nas terras dos burgueses e eram considerados mercadoria.

4. No século XVIII, pessoas de diversas áreas contestaram, por meio de cartas e livros, os princípios da sociedade absolutista. Esse conjunto de críticas constituiu a base do que ficou conhecido como Iluminismo. Descreva as principais ideias defendidas pelos pensadores do Iluminismo.

5. No século XVIII, a Inglaterra se envolveu em diversos conflitos com a França, principalmente na disputa por territórios no continente americano. Um desses conflitos foi a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), da qual a Inglaterra saiu vitoriosa. Os ingleses alegaram que o conflito havia ocorrido para proteger os habitantes das Treze Colônias na América do Norte, e que estes deveriam contribuir com impostos para ajudar a recuperar os cofres da Coroa britânica. Assim, a Inglaterra decidiu intervir em suas colônias no norte da América, controlando as relações econômicas. Os novos impostos cobrados pelos ingleses, que geraram grande rejeição por parte dos colonos da América, foram:
a) Lei do Açúcar, Lei do Chá e Lei do Café.
b) Lei do Selo, Lei do Café e Lei do Chá.
c) Lei do Açúcar, Lei do Selo e Lei do Tabaco.
d) Lei do Açúcar, Lei do Selo e Lei do Chá.

6. Leia o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, escrita em 1776, e responda à questão.
Consideramos estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, assentando sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar a segurança e a felicidade. […]
Stephanie Schwartz Driver. A Declaração de Independência dos Estados
Unidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. p. 53 (Coleção Série Manifesto).

Quais ideias defendidas pelos pensadores iluministas estão presentes na Declaração de Independência dos colonos americanos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. A sociedade francesa era governada por um rei absolutista e estava organizada em uma rígida estrutura social, dividida em três estamentos: clero, nobreza e povo. A Revolução Francesa, iniciada em 1789, marca a transformação dessa sociedade por meio da tomada do poder pelo Terceiro        
Estado, o povo. Entretanto, esse grupo não era coeso. Identifique a alternativa que apresenta corretamente os grupos que disputaram o poder durante a Revolução Francesa.
a) Os grupos políticos eram os girondinos e os jacobinos. Os girondinos eram os grandes comerciantes e proprietários de terras; desejavam a formação de um governo liberal, mas exerciam pouca participação popular. Os jacobinos eram pequenos proprietários, profissionais liberais e trabalhadores urbanos. Defendiam as medidas mais radicais, como o voto universal, a reforma agrária e o controle dos preços dos alimentos.
b) Os grupos políticos eram os girondinos e os nobres. Os girondinos eram os grandes comerciantes e proprietários de terras; desejavam a formação de um governo liberal, mas exerciam pouca participação popular. Os nobres eram fiéis ao rei Luís XVI e desejavam o retorno do absolutismo.
c) Os grupos políticos eram os nobres e os jacobinos. Os nobres eram fiéis ao rei Luís XVI e desejavam o retorno do absolutismo. Os jacobinos eram pequenos proprietários, profissionais liberais e trabalhadores urbanos. Defendiam as medidas mais radicais, como o voto universal, a reforma agrária e o controle dos preços dos alimentos.
d) Os grupos políticos eram os nobres e o clero. Os nobres eram fiéis ao rei Luís XVI e desejavam o retorno do absolutismo. O clero era formado por membros da Igreja que desejavam que o governo francês voltasse para o comando do rei, sob a liderança do papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário