Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 16 de junho de 2020

Atividade de História - 6º ano

1. Leia o trecho e responda: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. [...]”. A visão da origem da vida contida no trecho é criacionista ou evolucionista? Justifique. 
Sua resposta
2. "Os ________ deram origem aos hominídeos, que sofreram uma lenta evolução: o _______ tornou-se maior e a habilidade manual desenvolvida. Os mais antigos dos hominídeos foram os _______." As palavras que completam a frase, respectivamente, são:
3. "A nossa espécie, chamada de ________, existe há cerca de 100 mil anos. Os diversos grupos humanos formados se adaptaram de formas diferentes para sobreviver. Alguns se tornaram ________ com o desenvolvimento da _________, enquanto outros permaneceram ________, vivendo da ________, da pesca e da coleta.". As palavras que completam a frase, respectivamente, são:
4. Por mais que existem diferenças entre Judeus, Cristãos e Mulçumanos, eles têm em comum o fato de acreditarem num único Deus. Segundo a narrativa Bíblica, Deus teria criado o que?
Sua resposta
5. O cultivo das primeiras espécies de plantas (trigo, sevada, lentilha e ervilha) se desenvolveu na parte central do Oriente próximo (veja no mapa as áreas verdes). Por qual motivo ocorreu esse desenvolvimento?
Imagem sem legenda
6. Os grupos humanos aprimoraram o uso do osso, da madeira e marfim para fabricar arpões, lanças, pontas e etc. e começaram a produzir enxadas, foices, pilões e machados com pedra polida. Esse período marcou a saída do Período Paleolítico para o Período:
7. Ao estudar o passado primitivo da história humana, os pesquisadores deram o nome de Paleolítico ou idade da pedra lascada. Por qual motivo foi chamado assim? 
Sua resposta
8. Leia a imagem e responda. Qual nome damos a esse tipo de arte feita pelos homens primitivos? Quais significados elas podem ter?
Imagem sem legenda
Sua resposta
9. A partir de que momento os grupos humanos começaram a adotar um modo de vida sedentário? 
Sua resposta
10. Com base no que foi estudado, como se iniciaram as diferenças sociais? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário