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terça-feira, 16 de março de 2021

Atividade de História - Brasil Colônia e Escravidão

1. Leia o texto abaixo:

Do século XVI ao século XIX, o tráfico transatlântico trouxe para o Brasil 4 a 5 milhões de falantes africanos extraídos de duas regiões subsaarianas: a região banto, situada ao longo da extensão sul da linha do equador, e a região oeste-africana ou sudanesa, que abrange territórios que vão do Senegal à Nigéria. [...] 

CASTRO, Yeda Pessoa de. Das línguas africanas ao português brasileiro. In: IILP. 2013. Disponível em: http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=214. Acesso em: 16 mar. 2021. Fragmento.

Esse texto, ao retratar o tráfico transatlântico para o Brasil, remete

(A) à diversidade cultural da população negra. 

(B) à negociação para manter a escravidão. 

(C) ao conflito local estimulado pela metrópole. 

(D) ao desenvolvimento do consumo colonial.


2. Leia o texto abaixo:

Companhias de Comércio 

 [...] a primeira a ser criada foi a Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649) e seu objetivo era referente às primeiras necessidades dos colonizadores [...]. Fornecia escravos e garantia a locomoção do açúcar no território europeu, mantinha o auxílio à resistência de Pernambuco contra os invasores da Holanda e apoiava a recuperação da agricultura de cana-de-açúcar na região nordeste após os tumultos com os holandeses.

Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/companhias-de-comercio/. Acesso em:  16 mar. 2021. Fragmento.

Com base nesse texto, a instituição retratada foi responsável por 

(A) criar uma relação financeira igualitária entre as nações europeias. 

(B) desenvolver a economia da sociedade colonial portuguesa da época. 

(C) estabelecer a tranquilidade política entre colonos e africanos. 

(D) garantir a continuidade dos negócios com os povos indígenas.


3. Observe a imagem abaixo:

Mineração de ouro entre os séculos XVIII e XIX 

Disponivel em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/brasil/mineracao_capa_widexl.jpg acesso em 16 de mar. de 2021

Essa imagem demonstra que a atividade de mineração na colônia foi realizada por meio da 

(A) escravidão. 

(B) indústria. 

(C) manufatura. 

(D) servidão.


4. Leia a narrativa abaixo:

[...] Ao desembarcarem na costa da Etiópia, no leste da África, em meados do século 16, os portugueses foram surpreendidos com o que viram. [...] os navegadores encontraram ali igrejas cuja arquitetura rivalizava com as europeias tanto em escala quanto em nível de sofisticação. Em vez dos selvagens e hereges que ocupavam o imaginário popular da época, os europeus foram apresentados a um país [...] que praticava o cristianismo havia mais de um milênio [...]. 

BRETANHA, Bárbara. Cristianismo na África: portugueses confundiram a Etiópia com um reino lendário no século XVI. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-preste-joao-etiopia.phtml. Acesso em: 16 mar. 2021. Fragmento. 

Essa narrativa mostra que a relação inicial entre europeus e africanos na Etiópia ocorreu 

(A) pelo conflito. 

(B) pelo comércio. 

(C) pela religião. 

(D) pela lei.


5. Leia o texto abaixo:

A chamada Guerra Guaranítica foi mais um dos conflitos que ocorreram no Brasil entre os portugueses e indígenas por conta de diversos fatores, [...] como a escravização que os europeus impunham aos nativos. A Guerra Guaranítica, em específico, foi uma guerra que envolveu não só os portugueses e os indígenas, mas também os espanhóis. Iniciou-se no século XVIII, logo após a assinatura do chamado Tratado de Madri no ano de 1750 [...]. 

BRITO, Karine Ferreira. Guerra Guaranítica. In: InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/guerra-guaranitica/. Acesso em: 16 mar. 2021. Fragmento. 

Esse texto retrata uma relação dos europeus sobre os indígenas, conhecida como 

(A) diálogo. 

(B) dominação. 

(C) emancipação. 

(D) resistência.


6. Observe o mapa abaixo:

Disponível em: http://historianailhadomiriti.blogspot.com.br/2011/03/diaspora-africana_23.html. Acesso em: 16 mar. 2021.
Esse mapa histórico destaca qual característica do processo da Diáspora Africana? 

(A) Deslocamento de escravizados. 

(B) Processo migratório espontâneo dos escravizados. 

(C) Substituição dos escravizados pelos imigrantes. 

(D) Uniformidade étnica dos escravizados. 


7. No período colonial, os habitantes do Brasil eram obrigados a consumir os produtos manufaturados da metrópole portuguesa, e não podiam comercializar com outros Estados sem a permissão de Portugal. Essa relação entre Colônia e Metrópole é conhecida como 

(A) economia de subsistência. 

(B) economia feudal. 

(C) liberdade comercial. 

(D) pacto colonial.


8. Leia a narrativa abaixo:

As sociedades africanas – As formas de organização 

Algumas sociedades africanas formaram grandes reinos, [...] Outras eram agrupamentos muito pequenos de pessoas que caçavam e coletavam o que a natureza oferecia ou plantavam o suficiente para o sustento da família e do grupo. [...] Nas aldeias, que eram a forma mais comum de os grupos se organizarem, havia algumas famílias, cada uma com seu chefe, sendo todos subordinados ao chefe da aldeia [...]. O chefe era o responsável pelo bem-estar de todos os que viviam na sua aldeia [...]. As suas decisões eram tomadas em colaboração com outros líderes da aldeia, chefes das várias famílias que dela faziam parte. 

 Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/82520203/africa-e-brasil-africano. Acesso em: 16 mar. 2021. Fragmento. 

De acordo com essa narrativa, nas sociedades africanas antigas, as aldeias eram governadas por um 

(A) chefe, auxiliado por outros líderes daquela comunidade. 

(B) conselho de chefes, formado pela união das aldeias. 

(C) líder, representante do conjunto das aldeias. 

(D) rei, auxiliado por seus funcionários e soldados. 


9. Leia o texto abaixo: 

Economia colonial – Cana e trabalho escravo sustentaram o Brasil colônia 

[...] O plantio da cana-de-açúcar foi realizado em grandes propriedades rurais denominadas de latifúndio monocultor [...]. Essas propriedades também ficaram conhecidas como engenhos, porque, além das plantações, abrigavam as instalações apropriadas e os equipamentos necessários para o refino do açúcar: a moenda, a caldeira e a casa de purgar. Para o processo de produção e comercialização do açúcar ser lucrativo ao empreendimento colonial, os engenhos introduziram a forma mais aviltante de exploração do trabalho humano [...]. 

CANCIAN, Renato. Economia colonial – Cana e trabalho escravo sustentaram o Brasil colônia. UOL Educação, s.d. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/economia-colonial-cana-e-trabalho-escravo-sustentaram-o-brasil-colonia.htm. Acesso em: 16 mar. 2021. Fragmento. 

Com base nesse texto, parte significativa do trabalho no Brasil Colônia foi estabelecida por meio da 

(A) aceitação da diversidade religiosa no território. 

(B) mão de obra escrava vinda de outro continente. 

(C) implantação da variedade de alimentos que eram produzidos. 

(D) ampliação da cidadania dos recém-chegados de outros continentes.


10. Leia o texto abaixo: 

[...], a descoberta de metais preciosos pela administração colonial portuguesa só aconteceu no fim do século XVII. O anúncio dessa nova atividade de exploração inaugurou uma nova fase da história do Brasil colonial. Desde então, a chegada dos portugueses [...] motivou um processo de povoamento das regiões interioranas no país. Essa ocupação do interior se fez presente desde o período da União Ibérica (1580-1640), quando o domínio espanhol e a falta de escravos impulsionaram os bandeirantes a desbravarem os sertões. Foi por meio dessas empreitadas que as primeiras regiões auríferas foram descobertas na região de Minas Gerais [...]. 

SOUSA, Rainer. Economia Mineradora. In: Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/economia-mineradora.htm . Acesso em: 16 mar. 2021. Fragmento. 

Esse texto trata de um processo econômico da história do Brasil que teve como elemento fundamental 

(A) a cana-de-açúcar. 

(B) a madeira. 

(C) o café. 

( D) o ouro.

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