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terça-feira, 30 de março de 2021

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Século XVIII

• Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial

• Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador Industrial

• Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.

Revolução= Grande mudança

Onde aconteceu?

Primeiro na Inglaterra, depois os outros países foram copiando.

O que foi? Mudanças ocorridas na forma de produzir mercadorias e que geraram consequências na forma como as pessoas viviam e se relacionavam.

 

Como era antes? Produção artesanal:

·      O trabalho era geralmente feito pela mesma pessoa e em casa

·      O artesão era dono da matéria prima e das ferramentas

·      O artesão conhecia todo processo de produção

·      Produção pequena

 

Como ficou depois? Produção mecanizada (máquinas):

·      As máquinas substituíram os trabalhadores (máquinas a vapor)

·      Surgem as fábricas

·      Divisão do trabalho: cada trabalhador faz uma parte (o trabalhador deixa de conhecer o processo de produção)

·      Aumento da Produção: consequência da divisão do trabalho e das maquinas. Se produzia muito mais e em menos tempo.

 

Principais consequências:

·      Consolidação do Capitalismo (modo de produzir mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na busca por lucro)

·      Migração do capitalismo comercial ($ está no comércio) para o capitalismo industrial ($ está na produção)

·      Novas classes sociais:

Ø  burguesia industrial: donos das fábricas;

Ø  operariado / proletariado: vende a mão de obra em troca de salário.

 

A vida dos trabalhadores:

·      Fábricas sujas, escuras e sem ventilação;

·      Longas jornadas de trabalho (14 a 18 horas por dia);

·      Trabalho infantil: crianças a partir dos seis anos já trabalhavam nas fábricas (mulheres e crianças eram preferidas porque recebiam menos);

·      Salários muito, muito, muito, muito, baixos;

·      Acidentes e mortes eram comuns nas fábricas;

·      Não existiam leis trabalhistas;

·      Fora das fábricas a vida não era melhor: casas pequenas, sem água, esgoto a céu aberto, etc..

·      Resumindo: a vida dos trabalhadores era difícil L

 

As lutas dos trabalhadores:

·      Os trabalhadores começaram a se organizar para melhorar as condições de trabalho: início dos sindicatos;

·      Greves, manifestações e passeatas: eram sempre reprimidos com violência pelos donos das fábricas, pela polícia e pelos governos (até porque o governo estava nas mãos dos donos das fabricas);

·      Essas lutas foram fundamentais para melhorar as condições de vida e trabalho. Sem elas não existiriam direitos trabalhistas.

 

Responda:

  1. O que é necessário para que um acontecimento seja chamado de “Revolução”?
  2. O que foi a Revolução Industrial?
  3. Como era a produção antes da revolução industrial?
  4. Como a produção ficou depois da revolução industrial?
  5. Explique o que é a divisão do trabalho.
  6. Por que a produção aumentou depois da revolução industrial?
  7. Onde e quando começou a revolução industrial?
  8. Qual a diferença entre capitalismo comercial e capitalismo industrial?
  9. Durante a revolução surgiram duas novas classes sociais (dois novos grupos de pessoas), a burguesia industrial e o operariado (ou proletariado).  Quem fazia parte dessas classes?
  10. Como era a vida dos trabalhadores na época da Revolução Industrial?
  11. O que os trabalhadores fizeram para melhorar suas condições de trabalho?
  12. Qual a importância das lutas dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho?

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