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segunda-feira, 3 de maio de 2021

Geografia - 6º ano

 QUESTÃO 01

Em sua opinião, os elementos da hidrosfera, da litosfera, da atmosfera e da biosfera se inter-relacionam? Há interdependência entre eles, ou seja, de alguma forma um depende do outro para existir? Dê um exemplo.

Os elementos das esferas terrestres se inter-relacionam à medida que têm ciclos complementares. Animais dependem do ar, da água, de plantas ou de outros animais para se alimentar.


QUESTÃO 02

Observe a figura 1 sobre as “esferas terrestres”.

A que se refere a biosfera?

Espera-se que os estudantes compreendam que a biosfera reúne elementos da hidrosfera, da atmosfera e da litosfera, que possibilitam a existência de vida no planeta.


QUESTÃO 03

Identifique a qual camada interior da Terra as características abaixo estão relacionadas:


  1. É a primeira camada, a parte superficial ou externa já consolidada do planeta sobre a qual vivemos: Crosta terrestre


  1. É a segunda camada, ou seja, a camada intermediária, composta predominantemente de magma: Manto


  1. É a terceira camada, também conhecida pelo nome de nife. Nela predominam dois minerais — o níquel e o ferro: Núcleo


QUESTÃO 04

Um grupo de alunos do 6º ano apresentaram a seguinte imagem da “Formação da cordilheira meso-oceânica do Atlântico” na aula de Geografia.

Que tipo de limite tectônico gerou essa cordilheira? Como é esse movimento?

Espera-se que os estudantes compreendam o limite divergente na formação da cordilheira meso-atlântica: as placas se afastam e o magma do interior do planeta aflora e preenche o espaço vazio, o que significa que surge um novo pedaço da litosfera.


QUESTÃO 05

Observe o corte vertical da zona de contato entre a placa de Nazca e a placa Sul-americana.

  1. Que tipo de limite de placas a ilustração apresenta?

Limite convergente.

  1. Que cordilheira formou-se na América do Sul com o choque entre essas placas tectônicas?

A Cordilheira dos Andes.


QUESTÃO 06

Faça a associação de acordo com os tipos de rochas:

  1. Rochas sedimentares

  2. Rochas magmáticas

  3. Rochas metamórficas


(2) é resultado do resfriamento e da consolidação do magma, que provém do interior da Terra.


(1) formam-se pela acumulação (deposição) de sedimentos provenientes de diferentes origens: da fragmentação de outras rochas.


(3) são o resultado da transformação de rochas sedimentares ou magmáticas, submetidas a grandes pressões (peso) e elevadas temperaturas (calor).


(3) O gnaisse é um exemplo dessa rocha.


(1) O calcário é um tipo dessa rocha.


(2)  O granito é um exemplo dessa rocha.


QUESTÃO 07

Observe o fenômeno apresentado na imagem abaixo.

  1. Que fenômeno é esse?

Terremoto.

  1. Quando ocorre no fundo do mar, o que ele gera?

Gera maremoto ou tsunami.

  1. Que aparelho mede a intensidade desse fenômeno?

O sismógrafo.


QUESTÃO 08

Observe a ilustração da formação dos solos.

Fonte: https://marianaplorenzo.wordpress.com/2010/10/15/pedologia-perfil-e-camadashorizontes-dos-solos/ Acesso: 28 fev. 2021.


Explique a diferença entre solos jovens e solos maduros.

São chamados de jovens ou imaturos quando ainda correspondem a uma fina camada, formada em meio a fragmentos de rochas que se desagregaram com a ação do intemperismo. Ao se tornarem mais espessos, sustentando muitas vezes plantas de grande porte, e apresentando seres vivos maiores, como minhocas e tatus, passam a ser chamados de maduros.


QUESTÃO 09

No Brasil há muitos tipos de solo, dois deles de grande fertilidade. Leia as informações contidas em cada bloco e indique que tipo de solo cada um se refere.

É resultante da decomposição do basalto, uma rocha magmática vulcânica. Esse tipo de solo é encontrado em maiores extensões nos estados do Paraná e de São Paulo. Desde o século XIX, cultiva-se café nesse tipo de solo, mas essa cultura vem sendo gradativamente substituída pela cana-de-açúcar (no Paraná e em São Paulo), pela soja e pelo trigo (no Paraná). 

É proveniente da decomposição de rochas como o granito e o calcário. Esse tipo de solo cobre uma extensa faixa do Nordeste brasileiro. Logo depois da chegada dos portugueses ao Brasil, o massapê passou a ser bastante utilizado para o cultivo da cana-de-açúcar.


Terra roxa

Massapê


QUESTÃO 10

Observe o edifício vulcânico e explique o que é o vulcanismo

Vulcanismo é o conjunto de processos que provocam a subida do magma, localizado abaixo da litosfera, até a superfície. O magma é um material viscoso, com mobilidade e temperatura muito elevada. Quando é expelido pelo vulcão, esse material passa a ser chamado de lava.


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