Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 11 de maio de 2021

Saneamento Básico

 1. Um grupo de estudantes precisa realizar um trabalho sobre o saneamento básico de seu município. Durante a pesquisa eles encontraram em um material do Ministério da Saúde a seguinte informação: 

"Grande parte dos problemas sanitários que afetam a população mundial está intrinsecamente relacionada com o meio ambiente. Um exemplo disso é a diarreia, que com mais de 4 bilhões de casos por ano, é a doença que mais aflige a humanidade

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saneamento.pdf

É possível relacionar essa informação ao saneamento básico? Justifique.


2. Observe os seguintes trechos, retirados dos sites da Agência Nacional de Água (ANA) e do Senado Federal, respectivamente. 

“Isso confirma a percepção de que muitos problemas de qualidade de água, especialmente relacionados à matéria orgânica e nutrientes, estão concentrados próximos aos maiores aglomerados urbanos e indicam poluição por esgotos lançados sem o tratamento adequado”, explica a diretora da área de Planejamento da ANA, Gisela Forattini. 

Fonte: www.ana.gov.br

Cerca de 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas algo em torno de 17% dos municípios brasileiros ainda não dispõem de fornecimento de água encanada. Na comparação campo/cidade, é possível constatar que 99% da população urbana tem acesso a água potável, enquanto na área rural o índice é de 84%. 

Fonte: www12.senado.leg.br

Quando observamos nos dois trechos o que é dito sobre áreas urbanas, o que se pode destacar a respeito do saneamento básico nessas áreas? 


3. Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

a) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.

b) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.

c) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.

d) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato.


4. Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

(a) difteria.

(b) botulismo.

(c) tuberculose.

(d) leptospirose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário