Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atividade Ciências

 1 - O que é desmatamento?


2 - O que é reflorestamento?


3 - Qual a importância de se plantar árvores nativas no reflorestamento?


4 - Como o uso dos agrotóxicos podem afetar a saúde dos consumidores e agricultores?


5 - O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo no planeta?


Leia o texto abaixo, e responda as questões 6, 7 e 8:

O meio ambiente é tudo o que nos rodeia e que nos pertence, por isso sendo nosso, temos que ter todos os cuidados com ele, assim como se fosse nosso lar. Então podemos levar os metais, os materiais que são feitos de plásticos, de papéis e de vidro para o destino da reciclagem; esta é uma das maneiras de não jogar lixo nas ruas, porque isso poderá causar enchentes. Outro causador de destruição no ambiente são as queimadas, o desmatamento, que podem causar vários danos na natureza, porque, se as árvores não mais existirem, os pequenos animais ficarão sem onde viver, indo à procura de moradia nos centros urbanos e de comida para sobreviver. Além de tirar a moradia e a vida dos animais, causa destruição no solo acabando com a sua fertilidade e a vida na terra. 

Nesse sentido, podemos mudar esse quadro, tendo consciência do que estamos fazendo e conscientizando aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude e não joguem mais lixo em qualquer lugar, nem façamos queimadas entre outros males que seja prejudicial ao meio ambiente porque, além de estarmos prejudicando a natureza em geral, estamos fazendo mal a nós mesmos. 

Portanto, a preservação do meio ambiente depende de cada um de nós e da nossa força de vontade, não há mais tempo para a destruição, e sim para a colaboração. Assim, como dizem os ditados populares “Família unida jamais será vencida” e “A união faz a força”. Certamente a nossa atitude fará a diferença e a mãe natureza é merecedora.


6 - Ao se utilizar no final do texto os ditados populares “Família unida jamais será vencida” e “A união faz a força”, reforça-se a noção de que o compromisso com o meio ambiente é uma: 

(A) tarefa individual, na qual cada um deve se responsabilizar pela sua parte 

(B) missão cotidiana, na qual apenas os grupos familiares têm tarefas a desempenhar 

(C) responsabilidade coletiva, que exige comprometimento de todos os seres humanos 

(D) função exigida apenas dos profissionais das áreas ligadas aos estudos do meio ambiente. 


7 - Ao comparar o meio ambiente com o nosso lar, o texto nos orienta a: 

(A) construir cada vez mais prédios, para que a natureza se assemelhe à ideia de uma grande habitação. 

(B) assumir a responsabilidade pela natureza considerando-a como algo que nos pertence e como nossa única moradia. 

(C) nos descomprometermos com o planeta, já que, por ser algo de nossa propriedade, podemos tratá-lo como quisermos. 

(D) atribuir o cuidado com o meio ambiente às autoridades políticas, que são os responsáveis pela administração desse “lar”. 


8 - De acordo com o Texto, ao prejudicar a natureza, o ser humano estaria: 

(A) prejudicando a si mesmo, uma vez que dependemos do planeta e dos recursos naturais para viver. 

(B) comprometendo apenas o mundo exterior, já que o ser humano possui habilidades de conduzir sua vida independentemente da natureza. 

(C) atrapalhando apenas a qualidade de vida de animais e plantas, pois o ser humano é uma espécie que possui independência e autonomia em relação às outras. 

(D) causando problemas somente às gerações futuras, pois no presente o homem não sofre as consequências dos prejuízos ambientais que está causando atualmente. 


9 - Qual a importância de preservarmos nossos rios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário