Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Ciências - 7º ano

 QUESTÃO 01. O território brasileiro ocupa uma vasta área da América do Sul. Nele, encontram-se vários biomas diferentes, o que explica a enorme biodiversidade existente no Brasil. Qual bioma só existe no Brasil e se distribui de forma contínua por todos os estados do Nordeste e em parte do norte de Minas Gerais?

(A) Cerrado

(B) Floresta Amazônica

(C) Caatinga

(D) Pantanal


QUESTÃO 02. A vegetação da Caatinga apresenta características adaptativas aos longos períodos de seca. Por exemplo, os cactos apresentam enorme capacidade de armazenamento de água e tem suas folhas modificadas em espinhos com a finalidade de:

(A) apresentar coloração mais escura.

(B) evitar perder água por transpiração.

(C) captar maior quantidade de luz solar.

(D) servir de alimento para os animais.


QUESTÃO 03. É um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos espinhosos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas além de apresentar muitas cactáceas. Ao caírem as primeiras chuvas no fim do ano, ela perde seu aspecto rude e torna-se rapidamente verde e florida. O texto acima refere-se à vegetação típica do(a):

(A) caatinga

(B) cerrado

(C) manguezal

(D) mata atlântica


QUESTÃO 04. Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:

(A) Cerrado.

(B) Mata Atlântica.

(C) Pampa.

(D) Amazônico.


QUESTÃO 05. Nas regiões litorâneas, onde as águas dos mares se encontram com o continente, ocorrem os ecossistemas costeiros ou aquáticos. Eles costumam ser classificados em quatro tipos. Em qual deles a vegetação varia conforme a disponibilidade de nutrientes, a luminosidade, a umidade e as condições de fixação, e à medida que avança para o continente surgem arbustos e algumas árvores:

(A) Restinga

(B) Manguezal

(C) Praias arenosas

(D) Costões rochosos


QUESTÃO 06. Em qual ecossistema aquático as árvores apresentam adaptações para sobreviver no solo lodoso e com pouco oxigênio, e é muito importante para muitos peixes, pois se reproduzem e depositam seus ovos, além de ser constituído principalmente por crustáceos, como o caranguejo.

(A) Restinga

(B) Manguezal

(C) Praias arenosas

(D) Costões rochosos


QUESTÃO 07. Observe o mapa do Brasil e marque a alternativa que se refere ao principal ecossistema presente na região sul do Brasil, caracterizada por apresentar relevo plano, formado por campos extensos, com vegetação composta principalmente de capim, grama e pequenos arbustos.

(A) Cerrado

(B) Caatinga

(C) Pampa

(D) Mata Atlântica


QUESTÃO 08. A Mata Atlântica é um bioma que vem sofrendo constante desmatamento desde a colonização do Brasil. Sua vegetação, por exemplo, apresenta apenas 7% da mata original. Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta sobre a Mata Atlântica.

(A) É uma floresta tropical com vegetação muito variada e árvores com galhos retorcidos e cascas grossas.

(B) Desde a colonização do país a Mata Atlântica passa por um processo de devastação e extrativismo, chegando a desaparecer em vários locais do país.

(C) O clima e a baixa altitude de onde se localiza faz com que não haja grande diversidade no bioma.

(D) Apresenta diversos ecossistemas, como Floresta Ombrófila Densa e Savana.


QUESTÃO 09. Observe as frases a seguir e assinale a única que é verdadeira.

(A) A Amazônia e a Mata Atlântica são exemplos de ecossistemas brasileiros.

(B) Chamamos de bioma o conjunto de seres vivos que vive num local.

(C) Nicho ecológico é o papel que uma espécie desempenha em seu habitat, ou seja, é o conjunto de hábitos dessa espécie.

(D) Biosfera é todo o planeta Terra, inclusive seu interior, onde não há vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário