Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Ed. Física - Práticas Corporais de Aventuras

 Práticas corporais de aventuras se caracterizam, pelas expressões e formas de experimentação

corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos. Podemos diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas: Natureza ou Urbana.

As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc. As práticas de aventura urbana exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado) durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc. E, o Slackline, pode ser praticado nas paisagens urbanas ou na natureza.  Vamos abordar o esporte de aventura: Arvorismo ou Arborismo, os dois termos estão corretos Para entendermos o que é arvorismo é preciso conhecer o significado do nome em inglês desta atividade.

 Na língua inglesa, o arvorismo é chamado de canopy, que traduzido ao pé da letra, quer dizer cobertura/toldo. E ai está a essência da atividade de arvorismo: percorrer um caminho no toldo da floresta, ou seja, uma plataforma suspensa na altura das copas das árvores. O arvorismo pode ter uma função tanto contemplativa como esportiva.

Na sua modalidade contemplativa, plataformas são instaladas nas copas das árvores para que se possa observar plantas e animais. As plataformas são utilizadas também em atividades científicas, por facilitar a pesquisa de certos ecossistemas. Na sua modalidade esportiva, é claro, a que mais nos interessa, o arvorismo é montado com obstáculos e para vencê-los o “arvorista” precisa utilizar conceitos básicos de escalada, rapel, highline e vencer o medo da altura, se for o caso.
 O arvorismo como atividade de aventura é algo relativamente recente. Foi no ano de 1997, especificamente na França e na Nova Zelândia, dois países referência em esportes de aventura, que o arvorismo virou parte da indústria do turismo de aventura. No Brasil, a atividade chegou em 2001 e as primeiras plataformas de arvorismo foram instaladas em cidades de forte potencial de ecoturismo, como Brotas, Analândia e Dourados. Existem circuitos com diferentes graus de dificuldade. Os mais simples são formados apenas por trilhas onde os suportes para os pés são móveis e por isso exigem a sua concentração. Alguns, são maidesafiadores e além das trilhas, englobam paredes de escalada para chegar até as plataformas e paredões de rapel para descer novamente ao solo. Uma coisa é fato, concentre-se ao dar cada passo e mantenha o equilíbrio!

Atividade 1 – Responda as questões abaixo, caso necessite, use o verso da folha.

a) Quais são as características das práticas corporais de aventura?

b) Cite, no mínimo, 5 exemplos de práticas corporais de aventuras
­­­­­­­­­­­

c) O que é Arvorismo?

d) O Arvorismo pode ter duas funções, a Contemplativa e a Esportiva, explique cada uma dessas funções.

­­­­­­­­­­­­­­­

e) O Arvorismo como atividade de aventura é algo relativamente recente, em que ano e qual o lugar,que essa modalidade foi criada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário