Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 30 de junho de 2019

Atividade Educação Musical - CPACO junho de 2019


Vamos analisar a música “No meu Pé de Serra”: de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Lá no meu pé de serra deixei ficar meu coração / ai que saudade tenho eu vou voltar pro meu sertão / No meu roçado eu trabalhava todo dia / mas no meu rancho tinha tudo que eu queria lá se dançava quase toda quinta-feira / sanfona não faltava e tome xote a noite inteira / O xote é bom de se dançar / a gente gruda na cabocla sem soltar / um passo lá, um outro cá / enquanto o fole tá tocando, tá gemendo / tá chorando, tá sugando, reclamando sem parar

1) Agora responda:
a) Como Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira descrevem a dança do xote? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) De acordo com a letra da música, podemos dizer que ele morava na cidade ou no campo? Descreva a parte da composição que justifique sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Sabemos que o forró tem vários estilos. A composição “No meu pé de serra” caracteriza qual estilo de forró?
(a) Forró Estilizado.
(b) Forró Universitário.
(c) Forró Pé-de-Serra
(d) Forró Eletrônico.

3) Considere os versos de Asa Branca:
Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João, /Eu perguntei a Deus do céu, ai! por que tamanha judiação. /Que braseiro! Que fornalha! Nenhum pé de plantação. /Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão. /Até mesmo a asa-branca bateu asas do sertão. /Então, eu disse: Adeus, Rosinha! Guarda contigo meu coração. /Hoje longe, muitas léguas, numa triste solidão, /Espero a chuva cair de novo pra eu voltar pro meu sertão. /Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação, /Eu te asseguro, não chores não, viu? Eu voltarei pro meu sertão. (Luiz Gonzaga)
Asa Branca é um baião composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, que representa muito bem o tradicional forró Pé de Serra, por agregar aspectos do cotidiano do Sertão Nordestino. Analisando a letra, responda:
a) O contexto da música Asa Branca é o que ocorre durante a seca no Nordeste. Segundo o texto, qual é a opção feita por algumas pessoas durante esse período?  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O texto mostra a realidade de alguns locais do sertão. de acordo com a música as pessoas gostam de morar no Nordeste? justifique sua resposta. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Em sua opinião, o que os moradores dessa região deviam fazer para melhorar suas condições de vida? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Observe um trecho das músicas “Pau de Arara” de Luiz Gonzaga e “Uber” da Banda Aviões do Forró:
Quando eu vim do sertão/ seu môço, do meu Bodocó/ A malota era um saco/ e o cadeado era um nó/ Só trazia a coragem e a cara/ Viajando num pau-de-arara/ Eu penei, mas aqui cheguei (...)
(...) Amanheceu, pode ir embora/Já tem um Uber te esperando lá fora/ Foi um prazer, já pode ir/ Se der saudade eu ligo pra ti (...)
As características que podemos destacar em relação a essas duas canções, que representam respectivamente o Forró Pé-de-Serra e o Forró Eletrônico, são porque
(a) as duas composições utilizam exclusivamente os instrumentos tradicionais do forró, que são triângulo, zabumba e sanfona
(b) a primeira composição retrata basicamente um ambiente urbano, característica do Forró Universitário.
(c) a composição “Pau-de-Arara” retrata questões do homem do sertão, uma das características do Forró Pé-de-Serra, enquanto a música “Uber” retrata um ambiente urbano, característica do Forró Eletrônico.
(d) a segunda composição retrata o ambiente rural, característica única do Forró Eletrônico.

5) O Forró Universitário foi um movimento que conquistou o coração da juventude mais moderna e antenada do Brasil. Formada por integrantes jovens, o Forró Universitário reflete uma modernização do forró, preservando suas características principais. Sobre o forró universitário, assinale a alternativa INCORRETA:
(a) É resultado da união do forró com o rock.
(b) É chamado assim principalmente porque surgiu no meio universitário.
(c) Wésley Safadão é um grande ícone do forró universitário.
(d) Utiliza os instrumentos do pé-de-serra acrescidos de outros instrumentos.

6) O Forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil. O seu auge acontece durante as festas juninas. As cidades que reivindicam o “Maior São João do Mundo” são:
(a) Sobral, no Ceará, e Petrolina, em Pernambuco.
(b) Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Campina Grande, na Paraíba.
(c) Barreiras, na Bahia, e Caruaru, em Pernambuco.
(d) Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba.

7) A Web Rádio Sinfonia Jovem, que você pode ouvir através do aplicativo RadiosNet, tem um programa que toca somente músicas de Luis Gonzaga, Dominguinhos, Waldonis, dentre outros. Nesse sentido, podemos dizer que o programa prioriza
(a) o forró eletrônico.
(b) o forró pé-de-serra.
(c) o forró sertanejo.
(d) o forró universitário.

8) Existem várias versões para a origem do nome forró, porém, a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele,
(a) a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.
(b) a palavra forró deriva de uma expressão em espanhol denominada “for all” que significa “para todos”.
(c) a palavra forró surgiu pelo fato de as pessoas dançarem em casas que tinham forro de madeira.
(d) a palavra forró teria sido criada na década de 90, com o surgimento da banda Mastruz com Leite.

9) Jorge Nobre, grande ícone da música na região da Ibiapaba, é um saxofonista da cidade de Ipu, que atualmente é maestro da Banda de Música daquela localidade. Durante muitos anos atuou em muitas Bandas de Forró, com destaque para as bandas “Som Maior”, “Mel com Terra” e “Mastruz com Leite”. Além de um exímio instrumentista, Jorge também é um talentoso compositor, onde podemos destacar o sucesso “Trem do Forró”, muito executada nas festas juninas. Conheça mais sobre esse artista e seu trabalho acessando: www.jorgenobredosax.blogspot.com
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Podemos dizer que Jorge Nobre, juntamente com essas bandas, fizeram parte da modernização do forró. Essa modernização de deu pelo fato
(a) de as bandas utilizarem apenas os instrumentos tradicionais do forró pé-de-serra: zabumba, sanfona e triângulo.
(b) de as bandas utilizarem, por exemplo, órgão eletrônico que muitas vezes substitui a tradicional sanfona, bateria, guitarra, instrumentos de metais e vários tipos de percussão.
(c) que o forró precisava se adequar aos avanços da tecnologia, porém, em pouco tempo, esse movimento não evoluiu, e o forró voltou a ser apenas o tradicional.
(d) de não serem mais fabricados zabumbas e triângulos, fato que causou a substituição desses instrumentos.

10) Observe a imagem:
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Essa foto mostra Solange Almeida e Xand Avião. Ganharam notoriedade com a Banda
(a) Falamansa.
(b) Mastruz com Leite.
(c) Calango Aceso.
(d) Aviões do Forró

11) Segundo algumas informações, o Forró Universitário foi um movimento que nasceu em São Paulo e conquistou o coração da juventude mais moderna e antenada do Brasil. Das bandas abaixo, as que representam esse estilo são:
(a) Mastruz com Leite e Falamansa.
(b) Aviões do Forró e Rastapé.
(c) Falamansa e Rastapé.
(d) Aviões do Forró e Mastruz com Leite.

12) O Forró tem como principal característica o ato de arrastar os pés durante a dança, que é realizada por casais. Essa dança é
(a) marcada por dois passos, “um para um lado e outro para o outro”.
(b) praticada por um passista e uma porta bandeira.
(c) conhecida por ser lenta.
(d) de origem indígena.

13) Observe a imagem abaixo:
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Na imagem, os tradicionais instrumentos do forró pé de serra, que são
(a) triângulo, sanfona e zabumba.
(b) guitarra, bateria e contrabaixo.
(c) violão, saxofone e pandeiro.
(d) teclado, escaleta e flauta.

14) Existem várias versões para a origem do nome forró, porém, a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva
(a) da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.
(b) da expressão espanhola “for all”, que significa “para alguns”.
(c) do tipo de roupas que os dançantes usavam, que tinham um forro por baixo.
(d) da invenção do cantor Wesley Safadão.

15) O Forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil. Mas que se espalhou pelo Brasil e pelo Mundo. Sobre o forró, podemos destacar que
(a) o seu auge acontece durante as festas de fim de ano.
(b) o seu auge acontece durante as festas juninas.
(c) seu auge acontece durante as festas de carnaval.
(d) seu auge acontece durante a Páscoa.



segunda-feira, 24 de junho de 2019

Avaliação Ciências - Alto Lindo - maio de 2019


1. Analise estas figuras:
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que a variabilidade genética observada
a) em I decorre da troca de material genético.
b) em II se explica por mutação e recombinação.
c) em I resulta de um processo de mutação.
d) em II possibilita a sobrevivência em vários ambientes.

2. Na reprodução sexuada:
a) ocorre a união de duas células do mesmo indivíduo, formando um novo ser.
b) ocorre a divisão de uma única célula, que dá origem a outros indivíduos.
c) ocorre a união do gameta masculino e do gameta feminino, dando origem à célula-ovo, formando-se um novo ser.
d) ocorre a divisão do corpo de um indivíduo, em que cada parte dá origem a um novo ser.

3. Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade. Utilizam um processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na escuridão, por meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies do ambiente.
A esse processo desenvolvido pelo animal denominamos:
a) adaptação.
b) especiação seletiva.
c) interação
d) seleção irradiativa.

4. Os peixes são animais aquáticos e ectotérmicos divididos em dois grandes grupos: condríctios e osteíctios.
Qual o tipo de sustentação do corpo dos condríctios?
a) Quitinoso.
b) Ósseo.
c) Cartilaginoso.
d) Calcário.

5. Os peixes possuem estruturas localizadas lateralmente que captam os movimentos que ocorrem na água.
Essa importante função, que protege esses animais contra predadores, é desempenhada pela:
a) nadadeira.
b) bexiga natatória.
c) brânquia.
d) linha lateral.



6. O papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies é, dentre outros fatores,
a) garantir a transmissão das características genéticas de um indivíduo para seus filhos.
b) inibir a transmissão das características genéticas de um indivíduo para seus filhos.
c) garantir a diminuição da variabilidade genética da espécie, tendo, assim, melhores condições de adaptação ao ambiente.
d) garantir o aumento da variabilidade genética da espécie, tendo, assim, melhores condições de adaptação ao ambiente.

7. Um grupo de estudantes, ao excursionar pela Amazônia, deparou com um peixe (piramboia) praticamente imobilizado numa área lamacenta. Curiosos, aproximaram-se e perceberam que, embora as condições fossem bastante adversas, o animal, mesmo que muito lentamente, continuava a respirar.
Tal possibilidade, eles investigaram posteriormente, deve-se nesses animais (dipnoicos) à presença de:
a) pulmões.
b) bexiga natatória.
c) pele.
d) linha lateral.

8. Existem dois tipos mais comuns de esqueleto nos animais, o exoesqueleto e o endoesqueleto. Os dois tipos de esqueleto exercem diversas funções.
Duas dessas funções são:
a) locomoção e nutrição
b) proteção e comunicação..
c) nutrição e sustentação.
d) sustentação e proteção

9. A maioria dos peixes ósseos possui um desenvolvimento indireto com a presença de larvas. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa larva.
a) Lampreia
b) Alevino.
c) Trocófora.
d) Girino.

10. Sobre vertebrados, assinale a única frase correta:
a) todo vertebrado é homeotérmico
b) todo vertebrado respira por pulmões
c) todo vertebrado apresenta esqueleto ósseo.
d) todo vertebrado apresenta tubo digestivo completo

MUSEU VAN GOGH LIBERA CENTENAS DE PINTURAS, ESBOÇOS E CARTAS DO ARTISTA PARA BAIXAR EM ALTA RESOLUÇÃO

Amendoeira em Flor, 1890;
Van Gogh (1853-1890) é considerado um dos maiores artistas do mundo – e um gênio– tanto por ser um pintor incrível, quanto por aplicar algumas teorias científicas em seus trabalhos, o que mostra que realmente ele sempre esteve à frente de seu tempo. Por isso, diversos museus, galerias e instituições em diferentes países tem no acervoalguma de suas obras famosas.
É o caso de ‘Noite Estrelada’ que fica no MOMA em NY; o Musée D’Orsay em Paris, que criou um espaço exclusivo dedicado ao pós-impressionista (contendo 24 peças, incluindo alguns dos famosos auto-retratos); e o que leva seu nome, o Museu Van Gogh em Amsterdã (Holanda), que possui a maior coleção do pintor do mundo – e que inclusive está disponibilizando agora, digitalmente, pinturas, esboços e cartas em alta resolução e para qualquer pessoa baixar gratuitamente!
Autorretrato como pintor, 1888;
Um pouco da história de Van Gogh
Durante o breve período de 10 anos em que Van Gogh perseguiu a sua paixão pela arte, ele foi tão dedicado que produziu cerca de 900 telas e mais de 1.100 trabalhos em papel, alterando a maneira como vemos o mundo. Ao mesmo tempo, sofria de depressão, crises de ansiedade, histerias, dúvidas, além de ter se mudado de cidade, de casa e acabar em uma instituição psiquiátrica/asilo.
Infelizmente, Van Gogh sempre se sentia medíocre, um fracasso, avaliando modestamente seu legado artístico como de importância “muito secundária“. Com uma paleta de cores vibrantes, que variava do amarelo ao azul, do vermelho ao verde, Van Gogh sublinhava o papel com pinceladas fortes, expressivas e brilhantes como ninguém.
Foi somente próximo de sua morte em 1890 (suicídio) que o trabalho de Vincent começou a atrair atenção de críticos. Suas pinturas foram apresentadas no Salon des Indépendants em Paris entre 1888 e 1890 e em Les XX em Bruxelas em 1890.
Ficou famoso somente depois do suicídio. Sua reputação começou a crescer no início do século XX enquanto elementos de seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos fauvistas e expressionistas alemães.
Nas décadas seguintes, Van Gogh começou a ser lembrado como um pintor importante, porém louco, psicótico e trágico, apesar de suas obras serem analisadas por muitos artistas como “a mais notável “. Hoje, é considerado uma figura de vanguarda e genialidade na história da arte moderna.
Quarto em Arles, 1888;
A coleção digital do Museu Van Gogh de Amsterdã
Ao entrar na coleção digital do Museu Van Gogh , você poderá ver, por exemplo, autorretratospinturas, cartas, estudos, rabiscos, escritos e até esboços. 
No site, você pode pesquisar ou navegar na sua coleção preferida, além de visualizar e baixar essas imagens gratuitamente – tudo em alta resolução – o suficiente para ampliar cada pincelada, ver de perto suas cores e se inspirar com o fantástico mestre. Incrível!
Confira algumas obras disponíveis:
Capa de uma revista francesa satírica de 1891 chamada Les hommes D’Aujourd’hui;
Pequena garrafa com peônia e delfino azul, 1886;
Carta de 1882 para Theo (seu irmão);
Girassóis, 1889;
Gostou? Você também pode baixar mais de 400 mil imagens em alta resolução das obras do MET (Museu Metropolitano de Arte de Nova York), mais de 200 livros de arte moderna do Guggenheim, o acervo de imagens, vídeos, gifs e áudios da NASA e 2.500 impressões de desenhos de gravuras japonesas da Biblioteca do Congresso Americano.
Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Anexo de Educação Musical CPACO



Forró
O Forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil. O seu auge acontece durante as festas juninas, cujas maiores expressões acontecem na cidade de Caruaru, em Pernambuco, e em Campina Grande, na Paraíba, cidades que reivindicam o “maior São João do mundo”.
Entretanto, é possível escutar e dançar forró em qualquer época do ano nessa região. O ritmo se caracteriza pela presença tradicional de sanfona, triangulo e zabumba, mas já existem outras variações que conheceremos abaixo. O Forró tem como principal característica o ato de arrastar os pés durante a dança marcada por dois passos, “um para um lado e outro para o outro”. É realizada por casais.
De acordo com o blog de ‘Feliciano do Acordeom’, o forró está associado a outros ritmos nordestinos como baião, xaxado e com o xote, que tem origem na Europa. O artigo explica que “o forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente “forró”, xote e variedades de polcas europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias”.
  
Os tipos do Forró
O forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil, mas o restante do país (e até mesmo o mundo) já o adotou. Por isso mesmo surgiram alguns estilos diferenciados de aproveitar esse ritmo. Cada qual se encaixa em um determinado grupo de pessoas que tiram dele o melhor proveito e garantem diversão. Vamos conhecê-los?

- Forró Pé-de-Serra: Esse é o principal e mais tradicional estilo do forró. Geralmente, ele é formado por três músicos que tocam triângulo, sanfona e zabumba. Podemos dizer que assim nascem o forró com grandes representantes nordestinos onde podemos destacar Luiz Gonzaga e Dominguinhos, dentre outros. O forró pé-de-serra tradicionalmente trata de assuntos relacionados ao homem do campo, o “sertanejo” nordestino, contando sua história, com suas lutas, conquistas e sofrimento.

Na imagem, os tradicionais instrumentos do forró pé de serra: triângulo, sanfona e zabumba.











- Forró Universitário: Esse movimento nasceu em São Paulo e conquistou o coração da juventude mais moderna e antenada do Brasil. Formada por integrantes jovens, o Forró Universitário reflete uma modernização do forró, preservando suas características principais. É chamado assim principalmente porque surgiu no meio universitário. É resultado da união do forró com o rock. Nomes como Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Nando Cordel podem ser considerados representantes desse estilo. Utiliza os instrumentos do pé-de-serra acrescidos de instrumentos como a guitarra, saxofone e órgão eletrônico, além do violão e contrabaixo. violão e o contrabaixo. Nos últimos tempos, os maiores representantes desse estilo são as bandas Falamansa, Rastapé, Flor de Mandacaru entre outras lançadas mais recentemente.


- Forró eletrônico: também conhecido como forró estilizado, com uma linguagem moderna, urbana, empregando recursos tecnológicos avançados, tanto que o órgão eletrônico muitas vezes substitui a tradicional sanfona, além de utilizar também bateria, guitarra, instrumentos de metais e percussão diversos, o que tornou esse estilo o mais polêmico entre todos. Inspira-se na música sertaneja romântica, destacando-se principalmente as bandas, como por exemplo: Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Calcinha Preta e Caviar com Rapadura, e cantores como Wesley Safadão, Xand Avião, dentre outros. Essa modernização do forró fez surgir os “megaeventos”, que popularizou rapidamente muitos cantores e bandas, através de um intenso trabalho de marketing

Na foto: Solange Almeida e Xand Avião. Ganharam notoriedade com a Banda Aviões do Forró


Curiosidades:
Existem várias versões para a origem do nome forró, porém, a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.
Na etimologia popular é frequente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi inventada uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir uma ferrovia, promoviam bailes abertos ao público, ou seja, “for all”. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Parnamirim (Rio Grande do Norte) do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade

ROTEIRO DE ESTUDOS

1 – Quais cidades reivindicam o maior São João do Mundo?
2 – Segundo as informações, quais as características da dança?
3 – De acordo com o blog de ‘Feliciano do Acordeom’, a quais ritmos o forró está associado?
4 – Quais os três tipos de forró destacados no texto?
5 – Qual o principal e mais tradicional estilo de forró?
6 – Quais os instrumentos do tradicional forró pé-de-serra?
7 – De acordo com as informações, quais nomes se destacam no forró p=e-de-serra?
8 – Geralmente, de que assuntos tratam as letras do forró pé-de-serra?
9 – Em que estado brasileiro surgiu o forró universitário?
10 – Quais as semelhanças e diferenças do forró pé-de-serra e o forró universitário?
11 – Por que o forró universitário recebeu esse nome?
12 – Quais instrumentos musicais, segundo as informações, são utilizados no forró universitário?
13 – Quais os representantes do forró universitário?
14 – Qual o motivo das críticas ao forró eletrônico?
15 – Que outro nome recebe o forró eletrônico?
16 – Qual as bandas, de acordo com as informações, surgiram com esse estilo?
17 – De que banda fazia parte a Solange Almeida?
18 – Qual a origem mais aceita da palavra forró?




quarta-feira, 20 de março de 2019

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (de acordo com a BNCC)


1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

4. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.