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quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atividade de Geografia - 7º ano


1. O que são regiões? Quais regiões brasileiras?



2. A atual divisão regional brasileira foi realizada em 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme essa regionalização, elabore uma ficha identificando a área, a população e os respectivos estados de cada região do Brasil.

REGIÃO
ÁREA
POPULAÇÃO
ESTADOS





















3. Faça uma pesquisa em um  dicionário e escreva o significado das palavras abaixo:
a) Migração


b) Imigrante


c) Emigrante


4. A população brasileira está distribuída de maneira irregular no território. A Região do Brasil que apresenta o maior número de habitantes é:
(a) Norte.
(b) Sudeste.
(c) Centro-Oeste.
(d) Nordeste.

5. Explique o que é crescimento vegetativo da população.


6. Pirâmides etárias são gráficos quantitativos que representam:
(a) a densidade demográfica de acordo com as faixas etárias.
(b) a distribuição da população economicamente ativa por setores econômicos.
(c) a natalidade e a mortalidade.
(d) a população de acordo com as idades e os sexos.

7. A participação feminina no mercado de trabalho brasileiro está se tornando cada vez mais expressiva. Conforme observamos no gráfico abaixo, de cada 100 pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, 43 delas são mulheres.
Um dos fatores que intensificam a participação das mulheres no mercado de trabalho é:
(a) a alta expectativa de vida feminina.
(b) o aumento da escolaridade.
(c) a diminuição do número de filhos.
(d) a grande quantidade de vagas de empregos no Brasil.

8. A População Economicamente Ativa de um país distribui-se em três grandes setores de atividades. Assinale a alternativa que nomeia corretamente esses setores de acordo com suas características.
________________: abrange a indústria, a construção civil e o extrativismo animal, vegetal e mineral, desde que nessa atividade sejam utilizados máquinas e equipamentos tecnologicamente avançados e a quantidade extraída seja grande.
________________: compreende a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal, vegetal e mineral, desde que a quantidade

extraída seja pequena e os equipamentos utilizados para a extração sejam simples.
________________: compreende as atividades que não produzem mercadorias, mas são fundamentais à organização da vida em sociedade e da economia, como o comércio e os serviços.
(a) setor terciário – setor primário – setor secundário.
(b) setor primário – setor secundário – setor terciário.
(c) setor secundário – setor primário – setor terciário.
(d) setor terciário – setor secundário – setor primário.

9. Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:
(a) metropolização.
(b) área metropolitana.
(c) rede urbana.
(d) megalópole.

10. O Brasil é um país de dimensões continentais, o que eleva a importância de uma articulada rede de transporte que integre de maneira eficaz e pouco onerosa todas as áreas habitadas e de uso do espaço geográfico no país. Nesse sentido, o sistema de transporte mais utilizado para deslocamento de cargas e serviços é o:
(a) rodoviário              
(b) ferroviário           
(c) hidroviário            
(d) aeroviário.




Atividade de História - 8º ano

1. Defina Revolução Inglesa e Revolução Gloriosa e  identifique o impacto desses acontecimentos na sociedade inglesa.
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2 . Por que a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra?
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3.  A Revolução Industrial provocou grandes mudanças na vida das pessoas e deu origem a uma nova forma de organização social, chamada sociedade industrial. Nessa sociedade, surgiram dois grupos muito diferentes entre si. São eles:
a) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e de fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e os camponeses, grupo que trabalhava sob o regime de servidão nas terras dos burgueses.
b) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e o proletariado, formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas pertencentes aos burgueses e dependiam dos salários pagos por eles para sobreviver.
c) a nobreza, formada pelos grandes proprietários de terras e pelos exércitos, que eram aliados ao rei e detinham o poder político; e o proletariado, formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas pertencentes aos nobres e dependiam dos salários pagos por eles para sobreviver.
d) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e de fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e os escravizados, grupo formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas e nas terras dos burgueses e eram considerados mercadoria.

4. No século XVIII, pessoas de diversas áreas contestaram, por meio de cartas e livros, os princípios da sociedade absolutista. Esse conjunto de críticas constituiu a base do que ficou conhecido como Iluminismo. Descreva as principais ideias defendidas pelos pensadores do Iluminismo.

5. No século XVIII, a Inglaterra se envolveu em diversos conflitos com a França, principalmente na disputa por territórios no continente americano. Um desses conflitos foi a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), da qual a Inglaterra saiu vitoriosa. Os ingleses alegaram que o conflito havia ocorrido para proteger os habitantes das Treze Colônias na América do Norte, e que estes deveriam contribuir com impostos para ajudar a recuperar os cofres da Coroa britânica. Assim, a Inglaterra decidiu intervir em suas colônias no norte da América, controlando as relações econômicas. Os novos impostos cobrados pelos ingleses, que geraram grande rejeição por parte dos colonos da América, foram:
a) Lei do Açúcar, Lei do Chá e Lei do Café.
b) Lei do Selo, Lei do Café e Lei do Chá.
c) Lei do Açúcar, Lei do Selo e Lei do Tabaco.
d) Lei do Açúcar, Lei do Selo e Lei do Chá.

6. Leia o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, escrita em 1776, e responda à questão.
Consideramos estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, assentando sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar a segurança e a felicidade. […]
Stephanie Schwartz Driver. A Declaração de Independência dos Estados
Unidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. p. 53 (Coleção Série Manifesto).

Quais ideias defendidas pelos pensadores iluministas estão presentes na Declaração de Independência dos colonos americanos?
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7. A sociedade francesa era governada por um rei absolutista e estava organizada em uma rígida estrutura social, dividida em três estamentos: clero, nobreza e povo. A Revolução Francesa, iniciada em 1789, marca a transformação dessa sociedade por meio da tomada do poder pelo Terceiro        
Estado, o povo. Entretanto, esse grupo não era coeso. Identifique a alternativa que apresenta corretamente os grupos que disputaram o poder durante a Revolução Francesa.
a) Os grupos políticos eram os girondinos e os jacobinos. Os girondinos eram os grandes comerciantes e proprietários de terras; desejavam a formação de um governo liberal, mas exerciam pouca participação popular. Os jacobinos eram pequenos proprietários, profissionais liberais e trabalhadores urbanos. Defendiam as medidas mais radicais, como o voto universal, a reforma agrária e o controle dos preços dos alimentos.
b) Os grupos políticos eram os girondinos e os nobres. Os girondinos eram os grandes comerciantes e proprietários de terras; desejavam a formação de um governo liberal, mas exerciam pouca participação popular. Os nobres eram fiéis ao rei Luís XVI e desejavam o retorno do absolutismo.
c) Os grupos políticos eram os nobres e os jacobinos. Os nobres eram fiéis ao rei Luís XVI e desejavam o retorno do absolutismo. Os jacobinos eram pequenos proprietários, profissionais liberais e trabalhadores urbanos. Defendiam as medidas mais radicais, como o voto universal, a reforma agrária e o controle dos preços dos alimentos.
d) Os grupos políticos eram os nobres e o clero. Os nobres eram fiéis ao rei Luís XVI e desejavam o retorno do absolutismo. O clero era formado por membros da Igreja que desejavam que o governo francês voltasse para o comando do rei, sob a liderança do papa.

Atividade de História - 6º ano


1. Ciência que estuda as culturas dos seres humanos em seus vários aspectos, englobando sua origem e seu desenvolvimento, por exemplo: costumes, crenças e outras características presentes nas diversas sociedades:
(a) historiador                  
(b) arqueologia     
(c) antropologia              
(d) meteorologia

2. Analise os itens a seguir e relacione-os às informações corretas:
(1) Fontes Históricas      
(2) Cultura Imaterial
(3) Cultura Material       
(4) Cultura

(   ) É o conjunto de objetos produzidos pelos seres humanos de uma determinada sociedade.
(   ) É tudo aquilo produzido pelos homens.
(   ) São vestígios escritos, visuais, orais e materiais.
(   ) É tudo aquilo produzido pelo homem, mas não é palpável.

3. Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I. A História ajuda a entender, nos dias de hoje, a diferença entre as pessoas, os comportamentos, os gostos e as preferências de cada indivíduo ou de cada grupo. Assim, ela nos ajuda a compreender os outros e a respeitar as diferenças.
II. Estudar História, portanto, é essencial para a formação cidadã. O conhecimento histórico está comprometido com a realidade e está a serviço da justiça e da liberdade.
III. Como nos mitos e nas lendas, a exemplo da Guerra de Troia estudada no início do capítulo, a História se utiliza de narrativas fantasiosas.
As afirmativas corretas são:
(a) I e III                    
(b) I e II       
(c) II e III                 
(d) I, II e III.                     

4. A palavra cronologia é originada do nome do antigo deus Cronos. Significa uma sequência de fatos históricos organizados em:
(a) uma tabela                           
(b) um gráfico                                                    
(c) um organograma                   
(d) uma linha do tempo

5. Sobre os estudos relacionados à disciplina de História, responda:
a) O conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Sabendo disso, explique o que a História estuda.

b) É correto afirmar que a história estuda apenas os acontecimentos passados? Por quê?

c) Apresente o conceito de HISTORIADOR.

6. O que são fontes históricas? Apresente exemplos.

7. Os arqueólogos dividem a Pré-História humana em vários períodos, de acordo com as características tecnológicas e com as formas de exploração da natureza. Com relação a um desses períodos, o Paleolítico, é correto afirmar:
(a)  Os sítios arqueológicos do Paleolítico caracterizam-se pela existência de grandes casas de madeira, às vezes, acompanhadas de pequenos “altares” de pedra, demonstrando, assim, a presença de um pensamento religioso.
(b)  Os homens iniciaram a domesticação de cabras e ovelhas, fazendo uso da lã e do leite, e confeccionando roupas de couro para enfrentarem o rigoroso clima glacial.
(c)  Os homens viviam da caça e da coleta, utilizando instrumentos de pedra lascada, madeira e osso, vestindo peles de animais nas regiões mais frias, e elaborando belíssimas pinturas nas paredes das cavernas.
(d)  O homem começou, de forma ainda rudimentar, a trabalhar com metais, como o ferro e o ouro, deixando alguns belos ornamentos pessoais e iniciando a fabricação de armas e instrumentos mais eficientes.

8. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?
a) O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.
b) A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia.
c) Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais.
d) Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem. 

9. No Paleolítico destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?
a) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
b) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
c) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
d) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

10. "Os ________ deram origem aos hominídeos, que sofreram uma lenta evolução: o _______ tornou-se maior e a habilidade manual desenvolvida. Os mais antigos dos hominídeos foram os _______."
As palavras que completam a frase, respectivamente, são:

a) cérebro, australopithecos e sedentários.
b) Homo sapiens, Homo neanderthalensis e nômades.
c) Primatas, cérebro e australopithecos.
d) Primatas, Homo sapiens e  nômades

 11. "A nossa espécie, chamada de ________, existe há cerca de 100 mil anos. Os diversos grupos humanos formados se adaptaram de formas diferentes para sobreviver. Alguns se tornaram ________ com o desenvolvimento da _________, enquanto outros permaneceram ________, vivendo da ________, da pesca e da coleta."
As palavras que completam a frase, respectivamente, são:
a) Australopithecus, sedentários, caça, nômades, agricultura.
b) Homo sapiens, sedentários, agricultura, nômades, caça.
c) Primatas, nômades, cerâmica, primatas, agricultura
d) Homo neanderthalensis, sedentários, agricultura, nômades, cerâmica

Atividade História - 7º ano


1. Qual foi a importância do comércio para o Reino de Gana e os impérios do Mali e de Songai?

2. Os povos iorubás se desenvolveram na região onde atualmente se localizam os países Nigéria e Benin. Nessa sociedade, as mulheres desenvolviam diversas funções. Sobre o papel da mulher na sociedade iorubá, é correto afirmar:
a) As mulheres estavam destinadas a seguir o papel de mães e esposas.
b) Pelo fato de possuírem a capacidade de gerar a vida, as mulheres desempenhavam papel de destaque na administração, na política e no comércio.
c) As mulheres iorubás cumpriam as principais funções políticas, sendo as governantes das cidades, com o título de yabás.
d) As mulheres eram consideradas inferiores, como pessoas de segunda classe, submissas a seus maridos e filhos.


3. Por que o rei do Congo se converteu ao cristianismo?

4. Durante os séculos XV e XVI, algumas regiões da Europa passaram por transformações importantes. Na área cultural, as mudanças nas artes e nas formas de pensamento foram chamadas de Renascimento e humanismo. O humanismo e o Renascimento se caracterizam:
a) pela defesa do pensamento tradicional católico, que dominava a Europa desde a Idade Média.
b) pelo rompimento total com a Igreja católica, já que os humanistas defendiam que Deus não existia.
c) por copiar o pensamento e a arte que existiu durante a Grécia clássica e o Império Romano, por isso o nome Renascimento.
d) por considerar o homem o centro do universo (antropocentrismo), atribuindo suas ações à expressão da vontade divina.

5. Relacione a vida urbana ao Renascimento.

6. O domínio exercido pela Igreja católica sobre assuntos não religiosos gerou diversas críticas ao longo dos séculos XV e XVI. Os que criticaram a Igreja, porém, eram duramente perseguidos e muitos deles foram condenados à morte. O clérigo Martinho Lutero fez diversos apontamentos e propôs mudanças nos dogmas e práticas da Igreja católica. Sua ação, entretanto, não foi bem recebida pelo clero católico, e Lutero acabou se tornando o símbolo de uma nova religião, o protestantismo. Entre as propostas defendidas por Lutero, podemos destacar:
a) a crença de que os sacerdotes poderiam perdoar os pecados dos fiéis mediante doações em dinheiro.
b) a defesa da existência de santos e ídolos, representados em imagens, como a de Nossa Senhora.
c) a defesa da tradução da Bíblia para os idiomas locais, permitindo o acesso a um número maior de pessoas.
d) a reafirmação da autoridade incontestável do papa.


7. Explique o surgimento do calvinismo e do anglicanismo.

8. Para frear o avanço do reformismo protestante, entre 1545 e 1563 os representantes máximos da Igreja católica se reuniram na cidade de Trento, na Itália, para discutir a disciplina religiosa e os dogmas do catolicismo. Entre as inúmeras determinações, o Concílio de Trento incentivou o fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício. Qual era o objetivo desse tribunal?




Filme: Central do Brasil



Ø  Atividade de Compreensão Sobre o Filme
01. O filme retrata a sociedade de que época?

02. Quais papéis desenvolveram os atores principais?

03. Quais os pontos principais do filme?

04. Qual a relação entre o filme e a realidade?

05. Que ensinamentos que podemos tirar do filme?

06. Os relatos das pessoas são considerados fiéis? Justifique.

07. Qual é a mensagem do filme “Central do Brasil”?

Fonte: www.armazemdetexto

Filme: A volta ao mundo em 80 dias



Ø  Atividade de Compreensão Sobre o Filme:
1.Cite o país de origem do personagem Phileas Fogg.

2. Mencione o nome de ao menos três lugares (países) por onde passou o personagem da obra

3. Caracterize classe social a que Phileas Fogg se insere.

4. Qual o tipo de vida que as pessoas pertencentes à mesma classe social de Fogg costumava ter?

5. Qual a relação do filme com a atualidade? Você acha que existem pessoas na sociedade atual com as mesmas idéias de Phileas Fogg? Justifique.

Alfredo Boulos Jr. disponibiliza conteúdos gratuitos em seu site

Alfredo Boulos Jr., autor de História Sociedade & Cidadania, da FTD Educação, é um dos maiores autores de História do nosso país. Suas obras são adotadas por escolas do Brasil inteiro, e reconhecidas pela atualização historiográfica e a comunicação real com os estudantes.
Em seu site oficialBoulos disponibiliza uma série de conteúdos gratuitos para auxiliar o trabalho do professor no ensino de História e contribuir com a aprendizagem do aluno. 
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BNCC

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VÍDEOS

Nesta seção, uma série de videoaulas sobre diversos temas de História ajudam a complementar os estudos. Assuntos diversos, como Grandes Navegações, Iluminismo, Renascimento, entre outros, são apresentados de forma leve e dinâmica.

ATIVIDADES

A página oferece vários blocos de atividades focadas nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os exercícios podem, ainda, ser editados para atender melhor aos objetivos de cada professor e de cada turma.
Aproveite mais estes materiais, para os que alunos continuem os estudos a distância 🙂