Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 2 de março de 2016

Arte Indígena Brasileira

Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
A arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra.
Eles usam elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palhas, cipós, sementes, cocos, couros, ossos, dentes, conchas e plumas.
 As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas.
Na fase antes da chegada dos colonizadores destacam-se os marajoaras e os santarenos. Nas peças de Santarém, apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já nas peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contém pinturas de deuses ou animais, sempre contendo cores avermelhadas.
As máscaras indígenas são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas. São usadas geralmente em danças cerimoniais.
As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo e o branco da tabatinga.
A influência indígena em nossos hábitos e costumes cotidianos
Os povos indígenas nos deixaram diversas práticas culturais. A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas.
O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre os índios dormem em redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas habitações nas aldeias). Também o costume de tomar banho todos os dias é uma herança indígena.
A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade. A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”).
Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.

Atividade
1)  Em que se destaca a arte indígena brasileira?
2)  A arte indígena é mais representativa das tradições da _________________ em que está inserida do que da personalidade do _________________________ que a faz.
3)  Cite alguns elementos naturais usados pelos indígenas para realizar seus objetos.
4)   Quais dois grupos se destacaram antes da chegada dos colonizadores?
5)   De que são feitas as máscaras indígenas e quando são usadas?
6)   Cite as cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos.
7)   Cite um hábito indígena em relação ao nosso comportamento em casa.
8)   Cite um hábito de higiene de herança indígena que faz parte da nossa cultura.
9)   Cite um hábito herdado dos indígenas usado para dormir ou descansar.
10) Cite os hábitos alimentares herdado dos indígenas.

11)  Qual é a influência indígena sobre a cura?

3 comentários: